Pular para o conteúdo principal

Festival Jazz & Blues e Funarte prestam homenagem a Alberto Nepomuceno em recitais nas igrejas de Guaramiranga

 


Nesta temporada o 22º Festival Jazz & Blues terá, além dos shows na Cidade Jazz & Blues, recitais em dois espaços históricos e turísticos de Guaramiranga, que são as igrejas Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz) e Nossa Senhora de Lourdes (Igreja da Gruta). Esta programação, realizada pelo Festival e a FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020, tem como tema “Homenagem a Alberto Nepomuceno” e destaca a importância da música do compositor cearense no contexto nacional. 


Compositor, pianista, organista e regente cearense, Alberto Nepomuceno é considerado o pai do nacionalismo na música erudita brasileira. É autor de óperas, música orquestral, música de câmara, música instrumental, música vocal e música sacra. Em 2020, completou-se 100 anos de sua morte. 


São seis apresentações de grupos formados por instrumentistas e cantores que atuam na cena musical cearense, que vão reinterpretar a obra de Nepomuceno e de outros autores, unindo gêneros musicais e proporcionando a diversidade em arranjos únicos pensados para a ocasião. Com a curadoria do maestro e compositor Alfredo Barros, as apresentações nas igrejas vão acontecer nos dias 17 e 18 em três horários: às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h na Igreja da Gruta.


O Hermano Faltz e Pedro Façanha, em dois recitais diferenciados, interpretam obras originais de Nepomuceno adaptadas para guitarra e contrabaixo e completam o repertório com obras tradicionais do jazz com arranjos próprios, como “Ask Me Now” (Thelonious Monk), “Milestone Old” (Miles Davis) e “Turn Out the Stars” (Bill Evans). No segundo dia têm a participação especial de William Madeiro (rabeca) e Mário Nogueira (flauta e sax). 


Pedro Madeira e Tiago Nogueira, também em duas apresentações distintas, interpretam obras de Nepomuceno arranjadas para bandolim, acordeom e outros instrumentos, além de obras de compositores cearenses como Evaldo Nogueira, Tarcísio Sardinha, Carlinhos Patriolino e do próprio Pedro Madeira. No segundo dia recebem como convidado o percussionista Igor Ribeiro.


Os cantores líricos Giorgi Gelashvili (tenor) e Liana Fonteles (soprano), com o pianista Alvany Silva, completam a programação em dois recitais, respectivamente nos dias 17 e 18, apresentando canções originais para piano e voz de Alberto Nepomuceno e obras populares arranjadas para piano e voz lírica.  No dia 17, Giorgi Gelashvili e Alvany Silva interpretam entre outras peças “Trovas” e “Jangada” (Nepomuceno) e Besame Mucho” (Consuelo Velásquez) e “Smile” (Charlie Chaplin). No repertório de Liana Fonteles e Alvany Silva, no dia 18, “Coração triste”, “Anoitece” (Nepomuceno), “Luiza” (Tom Jobim), “Summertime” (George Gershwin), entre outras peças.

 

O acesso às igrejas para esta programação será para a população de Guaramiranga credenciada pela Secretaria de Cultura do município. Logo após as apresentações, cada recital estará disponível no canal do Festival no YouTube.


O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE / Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.


SERVIÇO

22º Festival Jazz & Blues - Ceará – Segunda Temporada: Programação "Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020) - Dias 17 e 18 de setembro de 2021 nas igrejas de Guaramiranga. Informações: producaojazzeblues@gmail.com. Site:  www.jazzeblues.com.br



22º Festival Jazz & Blues 

Programação "Homenagem a Alberto Nepomuceno" 

(Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)


DIA 17/09


10h - Igreja Matriz

"Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Hermano Faltz e Pedro Façanha  


16h - Igreja da Gruta

"Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Giorgi Gelashvili e Alvany Silva


17h - Igreja da Gruta

"Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Pedro Madeira e Tiago Nogueira (convidado Igor Ribeiro)


DIA 18/09


10h - Igreja Matriz

"Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Hermano Faltz e Pedro Façanha (convidados William Madeiro e Mário Nogueira)


16h - Igreja da Gruta

"Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Liana Fonteles e Alvany Silva


17h - Igreja da Gruta

"Homenagem a Alberto Nepomuceno" (Prêmio Funarte Festivais de Música 2020)

Pedro Madeira e Tiago Nogueira

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!