Pular para o conteúdo principal

Forças de Segurança e órgãos parceiros atuam em Operação “Eleições Suplementares 2021” no Interior do Ceará

 Neste domingo (01), os eleitores das cidades de Martinópole, Missão Velha e Pedra Branca – Áreas Integradas de Segurança 14, 19 e 20 do Estado, retornaram às urnas para a realização de novas eleições visando eleger prefeitos e vice-prefeitos. Com o intuito de coibir ocorrências criminosas nesses municípios, as Forças de Segurança e orgãos parceiros atuaram em conjunto na Operação “Eleições Suplementares 2021”. As ações policiais foram coordenadas pela Coordenadoria Integrada de Planejamento Operacional (Copol) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS/CE). O pleito eleitoral foi considerado tranquilo pelas forças de segurança.

O objetivo dos trabalhos policiais nas regiões Norte e Sul foi apoiar as ações da Justiça Eleitoral, por ocasião das eleições suplementares deste ano. Na ocasião, foram realizadas ações de patrulhamento ostensivo em pontos críticos e locais de votação dos municípios, barreiras policiais e blitzes em locais estratégicos, saturações que visaram o desarmamento da população, ações de combate à apreensão de material irregular de propaganda que estivessem em desconformidade com a legislação eleitoral.

Fórum Eleitoral de Pedra Branca

A operação conjunta focou também em verificar ocorrências de pessoas sob efeitos de bebida alcoólica, tumultos em pleitos eleitorais e ações como “compra de votos” e “boca de urna”. As equipes também realizaram abordagens educativas para garantir o cumprimento das normas do decreto estadual de combate à Covid-19.

A ofensiva contou com equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), além de profissionais e duas aeronaves da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). Já pelos órgãos parceiros, atuaram profissionais do Poder Judiciário Eleitoral, Ministério Público Eleitoral (MPE), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF) e guardas civis municipais.

Efetivo Empregado

Pela PMCE, os militares lotados no Batalhão Especializado de Policiamento do Interior (Bepi), Policiamento Ostensivo Geral (POG), Comando de Policiamento de Choque (CPChoque) e do Comando de Policiamento de Rondas e Ações Intensivas e Ostensivas (CPRaio) atuaram no combate às praticas ilícitas. As composições realizaram policiamento a pé e motorizado nas proximidades dos locais de votação e apuração. Cerca de 200 PMs participaram da operação.

Já pela PC-CE, as delegacias municipais atuaram no âmbito da Polícia Judiciária Estadual agindo de forma supletiva aos trabalhos da Polícia Federal, na apuração de crimes eleitorais e outros delitos. Na região Sul, as Delegacias Municipais funcionaram em regime de plantão para atender ocorrências em Pedra Branca e Missão Velha. Já para atender a região norte, a Delegacia Municipal de Uruoca também funcionou como plantonista.

O CBMCE disponibilizou viaturas que realizaram saturações nos Fóruns Regionais Eleitorais das cidades. O intuito foi agir para coibir princípios de incêndio, situações que envolvessem emergências pré-hospitalares, situações de tumultos ou atendimentos a qualquer vitima de queda, agressão ou outro tipo de lesão. A operação contou ainda com duas aeronaves da Ciopaer e 10 profissionais que trabalharam para garantir a ordem pública e proporcionar tranquilidade e segurança aos cidadãos durante o pleito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!