Pular para o conteúdo principal

Fortaleza apresenta redução de 35,8% nos crimes provocados por mortes violentas no acumulado de 2021

 

Todas as regiões do Estado apresentaram retração no acumulado dos sete primeiros meses do ano. Um dos balanços positivos foi registrado na RMF, com redução de 30,5%

Contabilizando mais um mês de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), Fortaleza apresentou uma redução de 35,8% nos dados de homicídios dolosos/feminicídios, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. A queda é referente ao período de janeiro a julho deste ano. No balanço, foram 805 crimes contra 517. Outro número de destaque foi registrado na Região Metropolitana da Capital, com retração de 30,5%, indo de 800 crimes para 556. Os dados foram consolidados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), vinculada à Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS).

O recuo também foi registrado nos outros dois territórios do Ceará: Interior Sul e Norte. A retração no Interior Sul foi de 22,5%, indo de 525 para 407. A melhoria nos índices também ocorreu no Interior Norte, com redução de 7,3%, com 412 crimes em 2020 contra 382 neste ano. Quando se trata só do Ceará, houve uma queda de 26,8%. Ao todo, foram 2.542 crimes contra 1.862.

Ações permanentes em locais estratégicos, trabalhos investigativos que transcendem as divisas do Estado, fortalecimento da inteligência e gestão eficiente das Forças de Segurança. Todas essas ações estão por trás da melhoria dos indicadores criminais no Estado. A exemplo disso estão prisões importantes que impactam nas reduções de CVLI. Durante coletiva de imprensa, realizada na manhã desta terça-feira (10), para apresentar a prisão de um dos principais chefes criminosos com atuação na cidade de Caucaia e também em comunidades do Rio de Janeiro, o secretário da SSPDS, Sandro Caron, falou da priorização da atuação policial em locais onde há maior incidência de crimes.

“É um trabalho de muita integração que envolve a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Perícia Forense, o Corpo de Bombeiros e a área de inteligência da Secretaria da Segurança e das Polícias. Então estamos usando muita atividade de inteligência policial para otimizar o resultado das polícias nas investigações e também para o policiamento ostensivo e preventivo”, disse.

O gestor aproveitou para destacar que as principais reduções ocorreram em Fortaleza e na Região Metropolitana. “É um trabalho incansável de combate aos homicídios no Ceará e de permanente enfraquecimento do combate organizado. E como fruto do trabalho feito por todo o sistema de segurança pública para a redução dos homicídios, nós já fechamos os números de CVLI no mês de julho, com as principais quedas foram exatamente em Fortaleza e na Região Metropolitana.”

Em sua fala, Caron reforçou também a atuação prioritária que existe na RMF, especialmente em municípios como Caucaia. “Como já destacado em várias outras ocasiões, nós conseguimos redução significativa da criminalidade na Capital, e o nosso foco principal é o combate ao crime na Região Metropolitana do Estado, especialmente naquelas cidades que apresentam números maiores de homicídios, de tráfico de drogas e de assaltos. É um compromisso nosso de todo um reforço, como em algumas cidades como Caucaia em que a Polícia Civil já criou um Núcleo de Homicídios, com 20 policiais civis para investigações em cima de homicídios e do crime organizado”, destacou.

Julho

No mês de julho último, a redução no Ceará foi de 11,4%. No sétimo mês de 2020 foram 297. Neste ano, foram 263. Os dados foram compilados pela Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp) da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), que dispõe de um painel dinâmico em seu portal com diversos indicadores criminais disponíveis para a população.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!