Pular para o conteúdo principal

Marcos Gadelha é o novo secretário da Saúde do Ceará: ‘Meu primeiro compromisso é trabalhar para que todo cidadão cearense seja vacinado’

 

Anuncio foi feito pelo governador Camilo Santana nesta quinta-feira (19)

O governador Camilo Santana anunciou, nesta quinta-feira (19), quem irá comandar a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) após saída de Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto), que esteve à frente da pasta por 2 anos e 7 meses. A partir de agora, o médico Marcos Antônio Gadelha Maia é o novo titular da Secretaria. Gadelha já integrava o quadro da Sesa, atuando, desde janeiro de 2019, como secretário executivo de Políticas em Saúde. Antes, foi secretário-adjunto da Saúde do Ceará de agosto de 2015 a dezembro de 2018.

“[Gadelha] terá a missão de ampliar as melhorias nessa área, tão importante para todos os cearenses”, disse o governador em suas redes sociais. “Desejo boa sorte ao Dr. Marcos Gadelha nessa nobre missão e reafirmo minha gratidão ao Dr. Cabeto, que fez um grande trabalho. A Saúde terá sempre meu apoio e será sempre prioridade absoluta em nosso Governo”, continuou o chefe do Executivo estadual.

De acordo com o novo secretário de Estado, é “uma honra e desafio enormes para um gestor assumir uma pasta relativa ao setor da Saúde”, mas que dará continuidade ao projeto que já vinha sendo desenvolvido pelo seu antecessor. “Esse projeto inclui uma Plataforma de Modernização da Saúde e que, nela, a gente trabalha com alguns valores  para que o cidadão cearense tenha conhecimento. A gente tem que trabalhar com transparência, valorizando as pessoas; trabalhar de forma eficiente e com o cuidado centrado no cidadão”.

Marcos Gadelha também ressalta seu empenho em dar prosseguimento à regionalização da assistência em saúde “para que a gente faça com que o cidadão cearense não precise se deslocar cada vez que ele precise ter acesso a algum tipo de serviço”.

Em relação à pandemia de Covid-19, o agora secretário afirma seu compromisso para que todos os cearenses sejam vacinados contra a doença. “O primeiro compromisso que eu, como secretário de Estado, quero assumir (…) é trabalhar para que todo cearense seja vacinado, porque a gente acredita na ciência”.

Quem é Marcos Gadelha

Formado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Marcos Gadelha é pós-graduado em Clínica Médica no Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e em Cardiologia pelo Hospital Dr. Carlos Alberto Studart Gomes (Hospital de Messejana), onde foi coordenador da Unidade de Pós-operatório de Cirurgia Cardíaca, do Núcleo de Segurança do Paciente e, posteriormente, diretor-geral da unidade.

Titulado em Terapia Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), também tem especialização em Medicina Intensiva pela Society Of Critical Care Medicine – Fundamental Critical Care Support (FCCS) e em Segurança do Paciente pela Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/ Fiocruz).

Tocador de vídeo
00:00
02:15

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!