Pular para o conteúdo principal

Revitalização da Lagoa da Maraponga vai proporcionar mais opções de lazer e contato com a natureza

 

Os parques urbanos são fundamentais para as grandes metrópoles. Facilitam o controle da temperatura e da umidade, favorecem a biodiversidade, além de serem uma importante ferramenta para incentivar a convivência comunitária da população. São nesses equipamentos públicos que parte dos moradores de Fortaleza e da Região Metropolitana encontram uma boa opção de desporto, lazer e contato com a natureza. O Parque Estadual da Lagoa da Maraponga é muito utilizado por quem mora na região para atividades como pesca, banho, passeio de bicicleta, caminhadas, futebol, entre outros.

“A sensação de pertencimento ocorre quando a comunidade reconhece aquele espaço como seu, como lugar para a utilização. Esse sentimento é muito trabalhado tanto no meio ambiental quanto no meio urbanístico. Cada vez mais as obras e os projetos arquitetônicos têm trazido um termo chamado biomimética, que é a proximidade do artificial com o natural, ou seja, quanto mais limpo, funcional, organizado e em sintonia com a natureza, maior será o bem-estar que aquele ambiente trará para os seus frequentadores”, explica a gerente de Impacto Ambiental da SOP, Juliana Almeida.

Nesse contexto, o Governo do Ceará está investindo em intervenções urbanísticas para reformar e ampliar espaços de convivência para o bem-estar coletivo. O Parque Ecológico da Maraponga compreende uma Unidade de Conservação (UC) de aproximadamente 31 hectares e está passando por revitalização na porção de 11 hectares delimitados pela Avenida Godofredo Maciel, Rua Suíça e o Condomínio Residencial Parque Maraponga. Sob responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), a intervenção está em fase inicial e receberá investimentos em torno de R$ 3 milhões. As máquinas e os operários estão realizando serviços como instalação de tapumes para isolar a área da obra, construção de galpão, limpeza de passeios, demolição de estruturas antigas e construção das fundações dos novos quiosques.

Após concluído, o equipamento contará com várias mudanças na sua estrutura atual. De acordo com o projeto, o parque terá uma zona de arrefecimento em relação ao tráfego da avenida, com pequenas praças periféricas ao longo desta faixa. Na parte interior, a intervenção será por zonas, uma de uso mais intenso e outra com intervenções mais leves, ambas em acordo com a legislação. Além das praças, o projeto contempla um prédio de apoio para a administração, quiosques de alimentação, quiosque policial, banheiros para os frequentadores, bebedouros, quadra poliesportiva, deck para pesca, anfiteatro, campo de futebol, playground infantil, academia ao ar livre e áreas de lazer à sombra.

“Será um projeto que vai criar um ambiente familiar de convívio para todos que moram na região. Teremos um equipamento muito importante para a urbanização e preservação da lagoa que trará benefícios imediatos para todos. Vamos deixar o ambiente bonito, funcional e de acordo com as leis ambientais, pois se as margens estão bem cuidadas e sem ocupação, isso contribui diretamente para a sua preservação”, afirma o superintendente Adjunto de Edificações da SOP, Celso Lelis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!