Pular para o conteúdo principal

Startup desenvolve inovação para evitar a falta de oxigênio medicinal

 

Projeto desenvolvido em parceria com a EMBRAPII usa inteligência artificial para monitorar estoques de maneira remota

 

A crise gerada pela falta de oxigênio medicinal que provocou dezenas de mortes de pacientes de Covid-19 no início do ano, em Manaus, evidenciou um grave problema de monitoramento e acompanhamento no tratamento de doenças que necessitam do insumo. Para ajudar a evitar situações como esta, a startup Salvus, de Pernambuco, desenvolveu o ATAS O2, dispositivo que utiliza inteligência artificial para monitorar de forma automatizada os estoques de oxigênio. O projeto foi viabilizado em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (EMBRAPII) e já está no mercado.

 

Pesquisadores da Unidade EMBRAPII – Cesar, participaram do desenvolvimento do projeto, que traz Internet das Coisas (IoT) em seu conceito. Na prática, o equipamento conecta os cilindros à internet para que o monitoramento aconteça de forma automática, ou seja, sem necessidade de trabalho humano. Os dados de consumo e estoque são transmitidos para o computador do gestor da instituição ou empresa responsável, que faz o gerenciamento remoto da carga.

 

Além da melhoria da logística e economia de recursos, há também ganho para a segurança do paciente. A solução ainda identifica vazamentos ou erros no processo, o que deve gerar uma economia de 30% a 40% do gás, e avisa os profissionais de saúde sobre qualquer ocorrência relevante.

 

“Precisamos entender que o que aconteceu em Manaus pode acontecer em outras cidades”, afirma Maristone Gomes, CEO da Salvus. “Temos uma solução que poderia ter atuado para melhorar a gestão do oxigênio e reduzir este problema, principalmente ao evitar desperdício de oxigênio e melhorando a visibilidade.”

 

A EMBRAPII tem uma linha de financiamento especial para startups com recursos não reembolsáveis. O objetivo é aumentar a competitividade delas no mercado promovendo a interação com outras empresas e beneficiando o setor industrial. Neste caso da Salvus, o projeto também contou com o apoio da parceira com o Sebrae.

 

Sobre a EMBRAPII

A EMBRAPII é uma Organização Social com Contrato de Gestão com os Ministérios de Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), Educação (MEC) e Saúde. A instituição garante com recursos não reembolsáveis parte do valor total do projeto da empresa que deseja inovar. Para viabilizar o desenvolvimento, coloca à disposição centros de pesquisa de ponta credenciados na rede de inovação, em todas as regiões do país. Mais de 800 empresas já receberam este apoio totalizando o desenvolvimento de mais de 1.200 projetos com 1,7 bilhão em investimentos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!