Pular para o conteúdo principal

UFC inaugura Campus Jardins de Anita, em Itapajé; atividades letivas começam em 27 de setembro

 Universidade Federal do Ceará acaba de entregar ao povo cearense mais um de seus ambientes: o Campus Jardins de Anita, localizado no município de Itapajé, a 130 quilômetros de Fortaleza. A nova unidade acadêmica, cujas atividades serão iniciadas no semestre 2021.2, com princípio previsto para 27 de setembro, foi inaugurada nesta sexta-feira (27) pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, e pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro, com a presença de outras autoridades acadêmicas e de Estado, contemplando as esferas municipal, estadual e federal.

Iniciada com apresentação da Banda Municipal de Itapajé, a solenidade foi aberta com a fala do Prof. Márcio Veras Corrêa, que presidiu a comissão de instalação do campus e o assume agora na condição de diretor. Ele qualificou o momento como um marco significativo para a história não somente de Itapajé e do Ceará, mas também da ciência e da educação brasileiras. Ele disse que "a instalação da UFC na região traz esperança à geração que ingressa agora na vida universitária e vislumbra na educação o caminho para o desenvolvimento pessoal e das pessoas no entorno".

Imagem: Solenidade foi aberta com a fala do Prof. Márcio Veras Corrêa, que presidiu a comissão de instalação do campus e o assume agora na condição de diretor (Foto: Ribamar Neto/UFC)
Solenidade foi aberta com a fala do Prof. Márcio Veras Corrêa, que presidiu a comissão de instalação do campus e o assume agora na condição de diretor (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O diretor fez menção à memória do empresário José Maria de Souza Melo, doador do terreno que abriga o campus, qualificando-o como "visionário e sensível em relação às necessidades da cidade em que nasceu". "Hoje, vemos a materialidade deste sonho. Na gestão atual, esse projeto ganhou novo impulso, permitindo alcançar o objetivo de iniciar as atividades educacionais com o padrão de excelência amplamente reconhecido da UFC", frisou o novo dirigente, destacando o modo colaborativo com que foi construída a proposta pedagógica do campus e o empenho de diversos atores políticos, empresariais e educacionais envolvidos. 

O ministro Milton Ribeiro elogiou os esforços da administração superior da Universidade e de todos os parlamentares federais do Ceará que se envolveram, direta e indiretamente, no projeto de trazer para a região "uma academia do nível universitário que tem a UFC, tão bem conceituada". Ele citou a importância de formar e reter profissionais de alta qualificação em cidades de pequeno e médio portes como mecanismo propulsor da prosperidade local. "A chegada da Universidade faz com que o jovem não seja obrigado a sair da cidade. Tendo oportunidade no Interior, ele se estabelece aqui, outros de fora são atraídos e isso vai agregando valor e desenvolvimento ao município", sintetizou.

O ministro da Educação apontou ainda como um dos pontos-chave da expansão da UFC a gestão responsável. "A visão empreendedora da Reitoria e a ajuda dos parlamentares da região possibilitou unir forças para que isso se tornasse realidade. Agora, é só abrir as portas e receber os primeiros estudantes".

Imagem: Placa de inauguração do novo campus foi descerrada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro; pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; pela prefeita de Itapajé, Gorete Caetano, e outras autoridades (Foto: Ribamar Neto/UFC)
Placa de inauguração do novo campus foi descerrada pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro; pelo reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; pela prefeita de Itapajé, Gorete Caetano, e outras autoridades (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Representando a família de José Maria de Souza Melo, Luiz Carlos Ávila de Souza agradeceu a presença do ministro e das demais autoridades na cidade, e afirmou ser uma grande alegria para os familiares ver o desejo de José Maria ganhar contornos concretos. "O meu irmão, a cada vez que vinha à nossa cidade, reforçava a ideia de que o melhor que ele faria pela nossa terra seria ajudar a instruir as pessoas. Então, quando doou para a UFC o terreno, foi por estar muito comprometido com o conhecimento e com a educação", relembrou o irmão do empresário.

Veja outras imagens da inauguração do campus no Flickr da UFC

A prefeita Gorete Caetano agradeceu veementemente a todos os envolvidos na instalação do campus e citou que, logo ao assumir a gestão municipal, deparou-se, com tristeza, com a notícia do fechamento de uma das escolas mais tradicionais de Itapajé. Ela disse ter sido um baque na educação do município, que ganhará oxigenação e impulso com a chegada da UFC. "Agora é trabalhar para ajudar e lutar por nossa população. Como itapajeense, asseguro que estou aqui para que cresçamos juntos, em união", garantiu.

O reitor Cândido Albuquerque salientou, em seu discurso, que a presença da UFC em Itapajé agregará uma capacidade de crescimento incalculável para a região. "Estamos aqui falando da economia do conhecimento. A região está se vocacionando para uma industrialização e precisa de mão de obra especializada. Logo, a Universidade atende a esses anseios, qualificando as pessoas daqui mesmo para ocuparem esses cargos", disse. 

O dirigente máximo agradeceu ao presidente Jair Bolsonaro e ao ministro Milton Ribeiro por apoiarem o projeto de implantação do campus e frisou que os cursos foram redimensionados a partir de um trabalho feito cuidadosamente pela Pró-Reitoria de Graduação da UFC, a partir de dados de pesquisa fornecidos pela Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). "Contudo, encontramos parcerias de todos os lados. A prefeitura, na pessoa da Dra. Gorete Caetano, nos recebeu de maneira muito carinhosa. Por isso, a implantação deste campus é uma obra coletiva. Nos sentimos parte da região agora, temos interesses comuns, e pretendemos seguir aqui mudando vidas, promovendo qualificação para os jovens", finalizou o reitor.

Imagem: O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a prefeita de Itapajé, Gorete Caetano; e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a solenidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)
O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque; a prefeita de Itapajé, Gorete Caetano; e o ministro da Educação, Milton Ribeiro, durante a solenidade (Foto: Ribamar Neto/UFC)

Um dentre os vários parlamentares presentes, Danilo Forte é filho de Itapajé e relembrou que, como ele mesmo fez, muitos estudantes do Interior precisavam ir a Fortaleza em busca de qualificação. "Na casa da minha mãe mesmo já chegamos a ter 14 amigos itapajeenses morando, e todos tinham ido lá estudar. Por isso, sempre me empenhei na luta de trazer o campus para cá. Agora, é oportunidade para a juventude, com sua alegria, sua rebeldia, sua visão de futuro, fazer o que a gente não fez lá atrás", afirmou o deputado federal.

SOBRE O MUNICÍPIO ‒ Itapajé fica a 130 quilômetros de Fortaleza; faz parte da microrregião de Uruburetama, no norte do Estado, e tem população estimada de aproximadamente 53 mil habitantes, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A área que receberá a unidade da UFC no município foi doada à Universidade, em janeiro de 2014, pela família do empresário José Maria de Sousa Melo, falecido em 2011. O nome do campus, Jardins de Anita, é uma homenagem à esposa do empresário, Anita Inará, nascida na Letônia, também já falecida.

A cidade, encravada em meio às serras do Vale do Curu, já encanta quem acabou de chegar. Ana Beatriz Batista Silva é estudante da primeira turma de Ciência de Dados e, em menos de um mês após receber a notícia da aprovação, fez a mudança para a cidade. "Conheci e já me apaixonei. Todos os moradores com quem tive contato me acolheram muito bem", comentou. Ela também afirma ter ficado surpresa com o novo campus. "É uma estrutura enorme, com laboratórios. A expectativa está a mil", vibrou. 

PRESENÇAS ‒ Além do reitor, do ministro e da prefeita, estiveram presentes na cerimônia o vice-prefeito de Itapajé, Eder Oliveira Rocha; o presidente da Câmara Municipal de Itapajé, Bruno Francisco de Araújo Queiroz; o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Estado, Inácio Arruda; os deputados federais Danilo Forte, Mauro Benevides Filho, Domingos Neto, Dr. Jaziel, Moses Rodrigues, Capitão Wagner e AJ Albuquerque; o deputado estadual Delegado Cavalcante; o presidente da FIEC, Ricardo Cavalcante; assim como prefeitos, secretários e autoridades dos municípios da região.

Também compareceram os reitores das universidades federais do Cariri (UFCA), Ricardo Ness; de Itajubá (UNIFEI), Edson da Costa Bortoni; Rural do Semiárido (UFERSA), Ludmilla Carvalho Serafim de Oliveira; além do reitor da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA), Fabiano Cavalcante de Carvalho, e do vice-reitor da UNIFEI, Antônio Carlos Ancelotti Júnior. 

Dentre os pró-reitores, compareceram os de Extensão, Profª Elizabeth De Francesco Daher; de Graduação, Profª Ana Paula de Medeiros Ribeiro; de Planejamento e Administração, Prof. Almir Bittencourt da Silva; de Assuntos Estudantis, Profª Geovana Cartaxo; de Gestão de Pessoas, Prof. Marcus Vinícius Veras Machado; e de Relações Internacionais e Desenvolvimento Institucional, Prof. Augusto Teixeira de Albuquerque; e os pró-reitores-adjuntos de Extensão, Prof. Rogério Teixeira Masih; de Planejamento e Administração, Adênia Maria Augusto Guimarães; de Graduação, Profª Simone da Silveira Sá Borges; de Pesquisa e Pós-Graduação, Prof. Odair Pastor Ferreira; e de Gestão de Pessoas, Telma Araújo.

Além disso, prestigiaram a inauguração os diretores da Faculdade de Direito, Prof. Maurício Benevides, e do Campus da UFC em Russas, Prof. Lindberg Lima Gonçalves; os superintendentes de Infraestrutura e Gestão Ambiental, Everton Bezerra Parente, e de Tecnologia da Informação, Edgar Marçal de Barros Filho; os presidentes da Fundação Cearense de Pesquisa e Cultura (FCPC), Fernando Antônio Sabóia Leitão, e do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (Cetrede), Francisco de Assis Melo Lima; e representantes de assessorias e departamentos administrativos e acadêmicos da UFC. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!