Pular para o conteúdo principal

UPA Cristo Redentor é a primeira do Brasil a conquistar certificado nível máximo de acreditação e se torna a única com o padrão de excelência

 

Certificado reconhece a excelência nos padrões de qualidade, segurança e gestão


A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cristo Redentor, equipamento da Rede Municipal de Saúde de Fortaleza e gerida pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), é a primeira UPA do País a ser certificada com nível 3 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), o nível máximo dos padrões da instituição reconhecidos internacionalmente. O equipamento detém a marca de ser atualmente a única UPA do Brasil com tal feito, que reconhece a excelência nos padrões de qualidade, segurança e gestão.

Com foco na melhoria contínua dos processos, a UPA passou por uma avaliação detalhada, por meio de uma Instituição Acreditadora Credenciada (IAC) e também uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA.

A acreditação é um método de avaliação e certificação realizado por meio de padrões e indicadores definidos pela ONA. Entre os aspectos avaliados para a certificação estão gestão, protocolos de atendimento, fluxo de atendimento dos pacientes, processos de segurança e acompanhamento de indicadores.

“Agradecemos muito o esforço e dedicação da equipe da UPA Cristo Redentor em garantir um atendimento de excelência, permitindo esse resultado tão positivo para a gestão, que beneficia diretamente a população”, afirma Ana Estela, secretária da Saúde de Fortaleza.

Critérios de certificação

De acordo com o superintendente técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. “O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação, todas as áreas da instituição são avaliadas e mais de 800 requisitos são verificados antes da homologação da acreditação”, explica.

Para garantir o certificado nível 3 de excelência de acreditação, a unidade de saúde precisa atender aos seguintes critérios: cumprir com, no mínimo, 90% dos padrões de qualidade e segurança; possuir, no mínimo, 80% dos padrões de gestão integrada; ter, no mínimo, 70% dos padrões ONA de Excelência em Gestão, demonstrando uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade institucional. São avaliadas todas as áreas de atividades da instituição, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. O certificado é válido por três anos.

Planejamento e exemplo de gestão

O planejamento para a acreditação envolve toda a equipe da UPA, com foco na qualidade e segurança dos pacientes. Para esse objetivo, foram implantadas práticas assistenciais em conformidade com as referências científicas e normativas da saúde.

“O engajamento de todos tem feito a diferença. Todos acreditam que é possível ser cada vez melhor a cada dia e, por isso, desempenham de forma brilhante o seu papel dentro da unidade", elogia Leliany Rosa, coordenadora de Enfermagem da UPA Cristo Redentor.

Entre as ações realizadas, estão: treinamento e acolhida emocional aos colaboradores, melhoria na assistência, avaliação de desempenho de colaboradores, entrega e protocolo de manutenção de equipamentos, educação continuada, gestão do tempo, foco na segurança do colaborador e do paciente e olhar crítico e apurado no processo de higienização.

Histórico da UPA Cristo Redentor

A UPA Cristo Redentor, inaugurada em 2014, foi a primeira do Brasil a receber certificado de acreditação, em 2017, nível 1, que garante melhor atendimento de urgência e emergência para os fortalezenses. Além disso, a unidade foi a única do Nordeste e a quinta UPA do Brasil a receber o selo de qualidade "Acreditado Pleno", em 2019, que é o segundo dos três níveis de certificação.

Unidades municipais acreditadas

A UPA Cristo Redentor foi a primeira unidade de saúde do Município a ser acreditada. Em 2021, outras duas unidades conquistaram o certificado nível 1: o Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann, em maio, e a UPA Edson Queiroz, em agosto.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!