Pular para o conteúdo principal

VILA DA MÚSICA NO AGOSTO DA TRADIÇÃO

 

A programação do mês privilegia o audiovisual como recurso de promoção da cultura regional do Cariri.


A Vila da Música Monsenhor Ágio Augusto Moreira, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará /SECULT/CE, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar /IDM, realiza de 17 a 31 de agosto a Mostra Cariri de Culturas. 

Uma mostra audiovisual voltada para o reconhecimento e a valorização de um dos maiores patrimônios da região do Cariri, que é a tradição popular. A mostra homenageia o talento e  a obra do cineasta Rosemberg Cariry, seja por seu elaborado trabalho de pesquisa, seja pela narrativa emblemática de personagens ilustres e importantes para a nossa cultura regionalista e universal. Nascido na cidade de Farias Brito, Rosemberg traz consigo esta forte influência das tradições populares e religiosas vividas na sua infância e que lhe acompanham ao longo de sua trajetória através de numerosos estudos, pesquisas, publicações, gravações sonorizadas, filmes documentários e de ficção a tradições nordestinas. Serão exibidos quatro longa metragens de sua filmografia: O caldeirão da Santa Cruz do Deserto (17/08), Corisco e Dadá (24/08), Lua Cambará - Nas escadarias do Palácio (28/08) e Patativa do Assaré, Ave Poesia (31/08).

A mostra contará no dia 19/08 com a participação especial dos curtas “Câmara Viajante” e “Retrato Pintado” do cineasta Joe Pimentel, dia 20/08 será exibido Mestre Aldenir, filme produzido para a série Nós no Batente pelo Porto Dragão. O filme será exibido no dia em que o Mestre completa 89 anos de vida e 66 anos de dedicação a cultura popular com o seu Reisado de Congo e no dia 22/08 acontece a exibição do curta Meninos e Reis, uma produção do projeto Infâncias em parceria com a Secretaria de Cultura do Estado do Ceará seguido da exibição do vídeo do Reisado Mestre Dedé de Luna, do Coletivo Camaradas.

Também em parceria com o Coletivo Camaradas, a Vila da Música exibe no dia 26/08, três vídeos sobre importantes mestres da cultura popular e seus grupos de tradição: Mestra Zulene Galdino, Mestre Cirilo e  Mestra Edite (Mulheres do Coco da Batateira). 

No dia 26.08 acontece “Isso não é uma live” um encontro musical com o cantor e compositor Junu e a violinista Tâmara Fidélis, pesquisador das sonoridades e raízes musicais do Cariri, ele irá apresentar canções de sua autoria e de artistas que se tornaram referências ao longo de sua carreira.

A programação Mostra Cariri de Culturas será realizada de forma virtual e estará disponibilizada nas plataformas digitais da Vila da Música: Canal do Youtube Vila da Música e @viladamusicace;

Serviço: Mostra Cariri de Culturas

De 17 a 31 de Agosto - 19hs

Onde: canal do YouTube Vila da Música e Instagram @viladamusica.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!