Pular para o conteúdo principal

‘Visita Espetacular’ ao Theatro José de Alencar acontece de forma on-line, em agosto

 


18ª edição do projeto cultural começa neste dia 10 e segue até o dia 31 de agosto, com atividades lúdicas voltadas para escolas públicas da capital e Região Metropolitana

 

Com programação dinâmica envolvendo visita virtual guiada, encontros pedagógicos, webinário, rodas de conversa, jogo interativo e audiobooks, o projeto cultural “Visita Espetacular - uma aventura no Theatro José de Alencar” inicia nova temporada. Devido à pandemia da Covid-19, o formato do projeto foi totalmente adaptado e acontece de forma on-line, entre os dias 10 e 31 de agosto. Com sessões programadas para acontecer via plataforma Google-Meet, o Visita Espetacular atende estudantes e professores oriundos de escolas da rede pública de ensino dos municípios de Fortaleza, de Caucaia e de São Gonçalo do Amarante, que terão a oportunidade de conhecer as instalações e a história do TJA, por meio de passeio virtual inesquecível.

 

O percurso, que tradicionalmente acontece de modo presencial, desta vez será conduzido por transmissão on-line, de forma lúdica e contextualizada, pelos personagens Beto, Bia, Bento e Bel Alencar, pelos espaços que integram o mais importante equipamento cultural do Ceará. As crianças terão acesso virtual ao Pátio Nobre, ao Foyer, à Torrinha e aos Camarotes, seguido de cenas que perpassam pela Plateia, pelo Palco Principal, pelo Porão e pelo Jardim Burle Marx. Ao final de cada apresentação do Visita, haverá roda de conversa entre atores, estudantes e professores. Tudo isso para possibilitar a fruição e ações multidisciplinares, bem como fomentar a formação de plateia do público infanto-juvenil.

 

“O Vista Espetacular é o mecanismo que nós construímos para despertar nos jovens o envolvimento com as artes cênicas e com o patrimônio do TJA. A concretização deste projeto é a realização de um sonho, do desejo de poder contribuir para com a formação cultural de crianças, em especial, alunos e alunas da rede pública de ensino, desenvolvendo cidadãos dotados de senso crítico. Este ano, o projeto completa 19 anos de existência e 18 edições, e estamos nos reinventando para dar continuidade a essa importante ação cultural, nesse cenário de pandemia. Diante das restrições sanitárias, das limitações do contato físico e da necessidade de se manter esse conteúdo para os estudantes, adaptamos tudo para o virtual.”, comentou Robério Diógenes, diretor e idealizador do projeto.

 

Ações Formativas

 

Ainda dentro da programação do 18º ano de atividade do projeto, teremos os ‘Encontros Pedagógicos’ com ações formativas integradas, que acontecerão nos dias 10 e 19 de agosto, nos horários das 9h às 11h e das 14h às 16h, via plataforma Google Meet, também por meio de transmissões on-line. São vivências e debates que têm como objetivo apoiar e auxiliar o ingresso de crianças e professores das escolas públicas da rede municipal das cidades de Fortaleza, Caucaia e São Gonçalo do Amarante, na apreciação às artes cênicas, desenvolvendo posturas mais humanitárias.

 

No dia 31 de agosto, das 9h às 11h, o Visita Espetacular promoverá Webinário sobre arte-educação, que será transmitido pelo Canal do Theatro José de Alencar no Youtube com debatedores da temática, encerrando a programação.

 

“A arte é uma forma de conhecimento vivenciada pelo ato de sentir. A educação estética, princípio teórico-metodológico norteador das nossas ações, fundamentadas neste princípio, possibilita aos seus alunos (as), o exercício das potencialidades expressivas e criativas por meio dos saberes em arte, ajudando-os a compreender, refletir e representar a realidade na qual estão inseridos. Assim, é que habilidades como observação, percepção e imaginação, são desenvolvidas de forma lúdica e prazerosa. O Teatro em suas múltiplas possibilidades constitui-se numa linguagem realizadora por excelência, destes exercícios”, destacou Edneia Quinto, Consultora Artístico-Pedagógica.

 

Conteúdos Digitais

 

Nesta edição, os alunos que participarem das sessões do Visita Espetacular receberão acesso on-line a jogo interativo e a audiobooks com histórias narradas da peça teatral “O Segredo de Cocachim”, da autora Denise Crispun. Um material que auxilia na dinâmica do aprendizado e no desenvolvimento pedagógico das crianças.

 

Visita Espetacular

 

O Visita Espetacular foi idealizado e desenvolvido pelo ator cearense Robério Diógenes, que está à frente do Instituto Teatro Público. A ideia nasceu da necessidade de promover arte e educação por meio das artes cênicas para a idade escolar infantil, porque é nesta fase que o senso crítico está em desenvolvimento. Assim, a iniciativa contribui com a inclusão social de crianças em situação de baixo IDH, com formação de plateia, com incentivo à leitura, com educação patrimonial e artística.

 

O projeto Visita Espetacular é realizado com o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE), via XII Edital Mecenas do Ceará e em parceria com a Enel Brasil. A ação cultural também recebe o apoio do Theatro José de Alencar.

 

Programação

 

A 18ª temporada do projeto “Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar”, edição on-line, terá agenda de apresentações nas seguintes datas de agosto: dias 12,17,18,19,20,24,25 e 26, com sessões manhã e tarde, sempre às 9h e às 14h.

 

SERVIÇO:

“Visita Espetacular – uma aventura no Theatro José de Alencar” 

Transmissão via Plataforma Google Meet

 

Siga nossas redes sociais:

Fanpage: https://www.facebook.com/visitaespetacular/

Instagram: @visitaespetacular

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!