Pular para o conteúdo principal

Xavier e Soledad lançam single e clipe que refletem sobre tempo, acolhimento e esperança

 

Composto em 2021, Travessia é a primeira música do próximo projeto do artista cearense

 

Primeiro lançamento após “Mormaço” (2020), o músico e produtor Xavier lança “Travessia”, single que anuncia “Orla”, seu próximo trabalho. A música, que é acompanhada pela cantora cearense Soledad foi composta e gravada em 2021, em meio ao caos social e período de pandemia. Mesmo densa, a canção consegue trazer sutileza na voz marcante de Soledad, que parece convidar todos a seguir na travessia.

 

“Fiz essa música num momento delicado, mas para quem está vivendo o que estamos passando, é muito fácil identificar. Travessia fala de força, de ter calma, entender o tempo das coisas, do silêncio e, principalmente, saber acolher a tristeza, sem perder a esperança”, explica Xavier.

 

A escolha do single mostra que o reggae vai além de um flerte no trabalho musical de Xavier, e como o artista parece ficar bem à vontade no estilo, que já aparece na primeira mixtape, no single “Jogo de Luz”, com participação da cantora sergipana Marcelle. Desta vez, Soledad assume a voz com inserções sutis de Xavier, que assina a produção musical em parceria com o produtor e músico cearense Klaus Sena.

 

Xavier fez inicialmente uma pré-produção e, em seguida, mandou a música com a letra para Soledad. Ele, inclusive, fez Travessia pensando justamente na voz da cantora. “Ela logo se identificou e fiquei feliz porque tinha que ser ela cantando. Começamos os testes de voz e tom, tudo à distância. Depois que a canção ganhou corpo, convidei o parceiro e também amante de reggae, Klaus Sena, para trocarmos referências e gravações. Foi ele que trouxe, por exemplo, a sonoridade que estava faltando, do timbre astral”, destaca Xavier.

 

A parceria de Xavier e Soledad vem desde os shows do primeiro disco da cantora. Xavier é músico de sua banda e, juntos, gravaram a “Revoada”, segundo disco da artista cearense, e alguns singles, incluindo o último lançamento “Mulher Azul-Piscina”, com letra de Soledad e música de Xavier, todos lançados pelo selo Índigo Azul. Travessia, assim, representa o fortalecimento da música e amizade entre os dois.  “Atravessar para me encontrar no tempo, lançar o corpo ao mar para curar, balançar para concentrar. Quando ouvi Travessia a primeira vez e cantei, tive certeza, e então eu respirei”, resume Soledad.

 

Clipe

 

O videoclipe de "Travessia" foi dirigido pela artista visual Patrícia Araujo, com fotografia assinada por Leandro Gomes Pinheiro. Inspirado na performance "Association Area" (1971), de Vito Acconci, em que o artista propõe a ampliação da percepção do outro em cena a partir da obstrução dos sons e da visão, com a utilização de vendas nos olhos e protetores de ouvidos, em "Travessia" foi proposto para Xavier e Soledad que ambos realizassem a mesma ação no set de filmagem.

 

Um jogo se estabelece em cena e, a partir daí, acompanhamos uma coreografia descompassada e intuitiva dos dois corpos que, movidos pela intuição de uma comunicação não-visual e não-verbal, vão atravessando o espaço, tateando um encontro e se misturando nessa dança. Além do registro da performance, o videoclipe conta com a inserção de planos detalhes que revelam sutilmente os procedimentos para a ação acontecer.

 

"A performance de Vito Acconci traz elementos visuais muito fortes e me instigou a pensar nas relações com a música e também de como desenvolver uma narrativa não-linear para a ação. Muitas vezes é preciso silenciar certos estímulos para conseguir, de fato, enxergar caminhos e fazer travessias" Patrícia Araujo.

 

Xavier

 

Xavier é educador, multiinstrumentista e produtor musical. Iniciou sua carreira como músico de maneira mais profissional no início dos anos 2000, em Fortaleza, contribuindo com os projetos Soul Zé (CE), Los Porongas (AC), Aíla (PA), Marcelle (SE), Daniel Peixoto (CE) Zebrabeat Afro Amazônia Orquestra (PA), Arthur Nogueira (PA), JUNU (CE), Fernando Catatau e o Instrumental (CE/SP), Héloa (SE), Soledad (CE), Aglomerado (CE/SP) e o ícone pernambucano Di Melo. Atualmente, participa como produtor musical e músico das bandas da cantora cearense Soledad, da trupe Vitoriano e seu Conjunto, do artista pop cearense Daniel Peixoto e da Valentin. Lançou em 2020, pelo Selo Índigo Azul, a mixtape Mormaço, produzida por ele e os produtores pernambucanos Arquétipo Rafa e Arthur Dossa (The Raulis). 

 

Soledad

 

Soledad, cearense radicada atualmente em São Paulo/Sp. Feminista autônoma, escritora e cantora, tem dois discos lançados. O último, "Revoada", produzido por Fernando Catatau, reuniu composições de Alessandra Leão e Junio Barreto. Dividiu palcos com Josyara, Elke Maravilha e Céu. Passou por festivais como Coquetel Molotov, Maloca Dragão e SIM SP; pelos palcos do Sesc SP e no programa  "Cultural Livre" da Tv Cultura. Foi bolsista do Laboratório de Formação em Música Porto Iracema das Artes em Fortaleza, tendo Gui Amabis como produtor. Teve dois singles produzidos por Daniel Ganjaman através do Porto Dragão, também em Fortaleza. Foi artista residente e bolsista do Laboratório de Artes e Comunidades do Instituto Procomum e atualmente compõe o grupo de artistas e pesquisadoras latinas, Travessia, ligado ao Procomum e a organização norueguesa Meander Society. Integra também o quarteto de cantoras do Bloco Pagu e recentemente participou do projeto "21 Ações para Mulheres e Plantas", dirigido e articulado pela bailarina Marina Guzzo. 

 

Ficha Técnica Clipe:

Direção, montagem e finalização: Patrícia Araujo

Direção de fotografia: Leandro Gomes Pinheiro

Design Gráfico: Samuel Tomé

Apoio: Casa Líquida e Aterro Filmes

Agradecimentos: Júlia Feldens e todos da Casa Líquida, Fernanda Porto, Malí Porto Pinheiro.

 

Ficha Técnica Música:

Letra e música: Xavier

Participação especial: Soledad

Produção musical: Xavier e Klaus Sena

Mixagem e masterização: Klaus Sena

Lançamento: Selo Índigo Azul

Produção Executiva: Ana Carol Azeredo e Xavier

Assessoria e Comunicação:Bebel Medal e Rebeca Gouveia

Mídias Sociais: Larissa Rocha

 

Confira: https://bit.ly/3xJruOs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!