Pular para o conteúdo principal

Prefeito Sarto fiscaliza ações de limpeza e terraplanagem no Álvaro Weyne e anuncia projeto de urbanização

  Orçadas em cerca de R$ 9,9 milhões, as obras têm prazo de execução de 12 meses   COMPARTILHAR   “A Prefeitura de Fortaleza tem um belíssimo projeto de urbanização para a área, com recurso já garantido e empresa licitada", informou Sarto (Foto: Tainá Cavalcante) O prefeito Sarto fiscalizou, nesta quinta-feira (18/04), as ações de limpeza e terraplanagem iniciadas hoje no bairro Álvaro Weyne. O local virou ponto de descarte irregular de lixo e representa um risco para a saúde, já que favorece a proliferação de mosquitos. A Prefeitura de Fortaleza elaborou um projeto de urbanização, que inclui a construção de um letreiro na entrada do bairro. As obras vão contemplar uma área de 30 mil m² localizada entre a rua José Acioli e a av. Dr. Theberge. De acordo com Sarto, a lama e o excesso de lixo representam um risco de proliferação de mosquitos. “Nós temos aqui um depósito irregular de lixo e a água está quase a um metro de profundidade, com lixo e lama, um risco iminente de epidemia de

Xavier e Soledad lançam single e clipe que refletem sobre tempo, acolhimento e esperança

 

Composto em 2021, Travessia é a primeira música do próximo projeto do artista cearense

 

Primeiro lançamento após “Mormaço” (2020), o músico e produtor Xavier lança “Travessia”, single que anuncia “Orla”, seu próximo trabalho. A música, que é acompanhada pela cantora cearense Soledad foi composta e gravada em 2021, em meio ao caos social e período de pandemia. Mesmo densa, a canção consegue trazer sutileza na voz marcante de Soledad, que parece convidar todos a seguir na travessia.

 

“Fiz essa música num momento delicado, mas para quem está vivendo o que estamos passando, é muito fácil identificar. Travessia fala de força, de ter calma, entender o tempo das coisas, do silêncio e, principalmente, saber acolher a tristeza, sem perder a esperança”, explica Xavier.

 

A escolha do single mostra que o reggae vai além de um flerte no trabalho musical de Xavier, e como o artista parece ficar bem à vontade no estilo, que já aparece na primeira mixtape, no single “Jogo de Luz”, com participação da cantora sergipana Marcelle. Desta vez, Soledad assume a voz com inserções sutis de Xavier, que assina a produção musical em parceria com o produtor e músico cearense Klaus Sena.

 

Xavier fez inicialmente uma pré-produção e, em seguida, mandou a música com a letra para Soledad. Ele, inclusive, fez Travessia pensando justamente na voz da cantora. “Ela logo se identificou e fiquei feliz porque tinha que ser ela cantando. Começamos os testes de voz e tom, tudo à distância. Depois que a canção ganhou corpo, convidei o parceiro e também amante de reggae, Klaus Sena, para trocarmos referências e gravações. Foi ele que trouxe, por exemplo, a sonoridade que estava faltando, do timbre astral”, destaca Xavier.

 

A parceria de Xavier e Soledad vem desde os shows do primeiro disco da cantora. Xavier é músico de sua banda e, juntos, gravaram a “Revoada”, segundo disco da artista cearense, e alguns singles, incluindo o último lançamento “Mulher Azul-Piscina”, com letra de Soledad e música de Xavier, todos lançados pelo selo Índigo Azul. Travessia, assim, representa o fortalecimento da música e amizade entre os dois.  “Atravessar para me encontrar no tempo, lançar o corpo ao mar para curar, balançar para concentrar. Quando ouvi Travessia a primeira vez e cantei, tive certeza, e então eu respirei”, resume Soledad.

 

Clipe

 

O videoclipe de "Travessia" foi dirigido pela artista visual Patrícia Araujo, com fotografia assinada por Leandro Gomes Pinheiro. Inspirado na performance "Association Area" (1971), de Vito Acconci, em que o artista propõe a ampliação da percepção do outro em cena a partir da obstrução dos sons e da visão, com a utilização de vendas nos olhos e protetores de ouvidos, em "Travessia" foi proposto para Xavier e Soledad que ambos realizassem a mesma ação no set de filmagem.

 

Um jogo se estabelece em cena e, a partir daí, acompanhamos uma coreografia descompassada e intuitiva dos dois corpos que, movidos pela intuição de uma comunicação não-visual e não-verbal, vão atravessando o espaço, tateando um encontro e se misturando nessa dança. Além do registro da performance, o videoclipe conta com a inserção de planos detalhes que revelam sutilmente os procedimentos para a ação acontecer.

 

"A performance de Vito Acconci traz elementos visuais muito fortes e me instigou a pensar nas relações com a música e também de como desenvolver uma narrativa não-linear para a ação. Muitas vezes é preciso silenciar certos estímulos para conseguir, de fato, enxergar caminhos e fazer travessias" Patrícia Araujo.

 

Xavier

 

Xavier é educador, multiinstrumentista e produtor musical. Iniciou sua carreira como músico de maneira mais profissional no início dos anos 2000, em Fortaleza, contribuindo com os projetos Soul Zé (CE), Los Porongas (AC), Aíla (PA), Marcelle (SE), Daniel Peixoto (CE) Zebrabeat Afro Amazônia Orquestra (PA), Arthur Nogueira (PA), JUNU (CE), Fernando Catatau e o Instrumental (CE/SP), Héloa (SE), Soledad (CE), Aglomerado (CE/SP) e o ícone pernambucano Di Melo. Atualmente, participa como produtor musical e músico das bandas da cantora cearense Soledad, da trupe Vitoriano e seu Conjunto, do artista pop cearense Daniel Peixoto e da Valentin. Lançou em 2020, pelo Selo Índigo Azul, a mixtape Mormaço, produzida por ele e os produtores pernambucanos Arquétipo Rafa e Arthur Dossa (The Raulis). 

 

Soledad

 

Soledad, cearense radicada atualmente em São Paulo/Sp. Feminista autônoma, escritora e cantora, tem dois discos lançados. O último, "Revoada", produzido por Fernando Catatau, reuniu composições de Alessandra Leão e Junio Barreto. Dividiu palcos com Josyara, Elke Maravilha e Céu. Passou por festivais como Coquetel Molotov, Maloca Dragão e SIM SP; pelos palcos do Sesc SP e no programa  "Cultural Livre" da Tv Cultura. Foi bolsista do Laboratório de Formação em Música Porto Iracema das Artes em Fortaleza, tendo Gui Amabis como produtor. Teve dois singles produzidos por Daniel Ganjaman através do Porto Dragão, também em Fortaleza. Foi artista residente e bolsista do Laboratório de Artes e Comunidades do Instituto Procomum e atualmente compõe o grupo de artistas e pesquisadoras latinas, Travessia, ligado ao Procomum e a organização norueguesa Meander Society. Integra também o quarteto de cantoras do Bloco Pagu e recentemente participou do projeto "21 Ações para Mulheres e Plantas", dirigido e articulado pela bailarina Marina Guzzo. 

 

Ficha Técnica Clipe:

Direção, montagem e finalização: Patrícia Araujo

Direção de fotografia: Leandro Gomes Pinheiro

Design Gráfico: Samuel Tomé

Apoio: Casa Líquida e Aterro Filmes

Agradecimentos: Júlia Feldens e todos da Casa Líquida, Fernanda Porto, Malí Porto Pinheiro.

 

Ficha Técnica Música:

Letra e música: Xavier

Participação especial: Soledad

Produção musical: Xavier e Klaus Sena

Mixagem e masterização: Klaus Sena

Lançamento: Selo Índigo Azul

Produção Executiva: Ana Carol Azeredo e Xavier

Assessoria e Comunicação:Bebel Medal e Rebeca Gouveia

Mídias Sociais: Larissa Rocha

 

Confira: https://bit.ly/3xJruOs

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.