Pular para o conteúdo principal

5° Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza acontece em outubro





Cícero Gomes, primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro será um dos convidados do Festival


Será o primeiro Festival de Dança que acontecerá de forma presencial após o início da pandemia; o 5° Festival CBDD Fortaleza também será online em Novembro e as inscrições para os dois formatos estão abertas para grupos de todo o Brasil e do mundo


Seguindo todas as regras sanitárias de combate ao Covid 19, a quinta edição do Festival Internacional de Dança do CBDD Fortaleza vai acontecer de 28 a 31 de Outubro de 2021, sendo o primeiro Festival de Dança presencial, desde março de 2020 quando iniciou a pandemia do Corona Vírus. Em 2021 o Festival do Conselho Brasileiro da Dança terá também uma versão online, de 18 a 21 de Novembro, com grupos e bailarinos do Brasil e outros países.

Esse ano contando com o apoio da Rede CUCA de Fortaleza, através da Secretaria da Juventude, O 5º Festival do CBDD Fortaleza é uma mostra competitiva de dança e tem início dia 28 de Outubro no Theatro José de Alencar (TJA). Já nos dias de 29 a 31 de outubro, mais de 130 grupos passarão pelo palco do Teatro Rio Mar Fortaleza. O evento é realizado pela professora, coreógrafa e produtora cultural Janne Ruth, que já realiza há 22 anos o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza, um dos maiores e mais importantes festivais do Brasil.

A abertura no dia 28, no TJA, será às 14h com as Competições do GPID - Grand Prix Internacional de Dança, uma competição independente e de alto nível dentro do Festival, em duas categorias: de 11 a 15 e de 16 a 29 anos. Cada bailarino apresentará um Solo Contemporâneo e uma variação de repertório. Essa competição será isolada das demais e garantirá prêmio em dinheiro, artigos de roupas, convite para abrir o Fendafor 2022, com passagem aérea, hotel, alimentação e cachê. A partir das 18h inicia oficialmente as competições do Festival internacional do CBDD de Fortaleza. O Resultado dessa competição “GPID” será somente no domingo no Teatro do Shopping Rio Mar Fortaleza.

Nos dias seguintes o Festival contará com ensaios pela manhã e competições pela tarde e noite, todos os dias, sendo divulgados os ganhadores do dia, no qual receberão medalhas e troféus, premiações especiais em dinheiro (12 mil reais em prêmios no total), bolsas, residências e vivências artísticas em escolas, companhias de danças no Brasil e no exterior e ainda resultados das audições internacionais, isenções e convites para Festivais no Brasil e em outros países. Todos os premiados especiais serão anunciados no domingo, dia 31 de outubro, último dia do evento.

O Festival está com inscrições abertas: o presencial tem o prazo limite até o dia 6 de Outubro; o online está com o término das inscrições marcado para o dia 20 de Outubro para postar os vídeos e prazos de pagamento até o dia 6 de Novembro de 2021. 

O Festival conta com 17 convidados, 5 internacionais e 12 nacionais. Esses professores e mestres serão responsáveis por avaliar os bailarinos, ministrar cursos e audições, dentre eles, o primeiro bailarino do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes, o diretor da Focus Cia de Dança, Alex Neoral (RJ), o premiado  Sérgio Lobato(RJ), ex diretor artístico da Escola de Teatro e Dança Bolshoi do Brasil, de Katty Houlis, representante do Youth America Grande Prix, além de outros mestres conhecidos da dança nacional como Monique Paes (SP), Adriana Assaf (SP) e Victor Ciattei (RJ).


JANNE RUTH

O Festival do CBDD Fortaleza é mais uma produção da professora, coreógrafa e produtora cultural Janne Ruth, uma das grandes mestres da dança e cultura no Brasil, que realiza há mais de duas décadas o Fendafor – Festival Internacional de Dança de Fortaleza. Janne Ruth dirigi a ONG Bailarinos de Cristo, Amor e Doações - BCAD, há 27 anos, fundada por ela em 1994 e também é diretora da Escola de Dança Janne Ruth, que esse ano completou 41 anos de existência, em nova sede na Cidade dos Funcionários. A Escola renomada e com um currículo invejável, tanto na condução metodológica, como na formação acadêmica de mais de centenas de bailarinos, mais de quarenta grandes espetáculos montados e 700 prêmios conquistados no Brasil e no Mundo.


CBDD – Conselho Brasileiro da Dança

O CBDD – Conselho Brasileiro da Dança, órgão filiado a UNESCO e ao Conseil da La Dance Brasil el México e Competições internacionais Europa e as Américas, foi oficializado em 17 de setembro de 1979, no Rio de Janeiro, através de ex bailarinos do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, esse ano completando 46 anos e trata-se do maior órgão de Dança do País. 

O CBDD envolve Maitres da Dança em todos os estados da nação e em muitos países do mundo. Envolvem também universidades, escolas, teatros, centro de cultura e através desses grandes nomes da Dança por todo mundo e os equipamentos de educação e cultura que eles representam, são oferecidos aos bailarinos que participam das seletivas por todo Brasil bolsas de estudos em grandes escolas, mestrados e doutorados em universidades de Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, USA, França, Rússia, Inglaterra, Áustria, Espanha, Portugal, Itália, entre outros.

O Festival é responsável por exportar inúmeros bailarinos para vários países do mundo, através de nossas parcerias onde proporcionamos bolsas e vagas em escolas e companhias de danças renomadas tanto Nacionais como Internacionais.

Pela importância e o crescimento do evento na Seletiva Fortaleza, a professora Janne Ruth tem construído parcerias com escolas, Companhias e conservatórios nacionais e internacionais de dança, trazendo inúmeras bolsas para serem distribuídas nessa seletiva de dança para os artistas participantes. Essa é a quinta edição e nos quatros anos anteriores, O Festival CBDD Fortaleza já enviou para o exterior 17 (dezessete) bailarinos e para outros estados do Brasil  e países do mundo.

Com o apoio da Rede CUCA, da Bravo Produções, da Evidence Ballet, Capezio e Só Dança Internacional, a capital cearense receberá mais um grande evento cultural produzido pela diretora Janne Ruth.

SERVIÇO

FESTIVAL CBDD FORTALEZA

De 28 a 31 de Outubro de 2021

no Theatro José de Alencar e Teatro Rio Mar Fortaleza.

Informações e inscrições pelo site: http://festivalcbddfortaleza.com.br/

Instagram: @festivalcbddfortaleza

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!