O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (17), que o novo Plano Nacional de Cultura (PNC) quer criar as condições para que as comunidades explorem o potencial cultural que têm. Para ele, a cultura do país deve ser revolucionária, feita com participação social e não determinada por eixos comercias. Uma cerimônia no Palácio do Planalto marcou o envio do novo PNC para análise do Congresso Nacional. Elaborado pelo Ministério da Cultura (MinC), o plano vai orientar as políticas culturais do país pelos próximos 10 anos. Segundo Lula, o plano quer transformar a cultura em movimento efetivamente de base, popular. “Ao invés de ter aquelas coisas muito encalacradas, muito fechadas, aquelas redomas onde tudo funciona certinho, a gente ter uma espécie de guerrilha democrática cultural nesse país, aonde as pessoas precisam ter a liberdade de fazer e de provocar que os outros façam acontecer a cultura”, disse Lula. O evento contou com a presença de cerca de 600 ...

Militares durante inspeção naval em jangada de passeio
turístico no Parque Nacional de Jericoacoara
A Agência da Capitania dos Portos em Camocim (AgCamocim) realizou, no período de 8 a 15 de setembro, ações de fiscalização do tráfego aquaviário na área marítima do Parque Nacional de Jericoacoara, em Jijoca de Jericoacoara (CE).
A atividade, promovida em parceria com a Prefeitura Municipal e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), teve o propósito de incrementar a mentalidade de segurança da navegação dos tripulantes das embarcações de transporte de passageiros que atuam na área.

Agentes e militares durante conscientização sobre mentalidade
de segurança junto à comunidade marítima
Durante o período, militares da AgCamocim, com o apoio dos agentes municipais e federais dos órgãos envolvidos, realizaram 40 abordagens a embarcações. Também foram proferidas palestras e distribuídos panfletos informativos aos tripulantes sobre as regras ambientais do parque e as Normas e Procedimentos da Capitania dos Portos do Ceará.
Comentários
Postar um comentário
Expresse aqui a sua opinião sobre essa notícia.