Pular para o conteúdo principal

Aprendendo a conviver com o câncer é tema de evento voltado para pacientes e familiares

 


Outras temáticas como o Direito da Pessoa com Câncer também serão abordados


Desde o diagnóstico até os primeiros momentos do tratamento do paciente com o câncer, diversos são os novos desafios que se apresentam para cada pessoa que luta contra a doença que atinge milhares de brasileiros por ano. Com o objetivo de trazer informações, troca de conhecimentos e principalmente apoio, o Grupo de Apoio ao Paciente Onco-Hematológico do Estado do Ceará (GAPO), realiza a VI Edição do Encontro Nordeste de Pacientes Onco-Hematológicos.

O evento acontecerá de forma gratuita e online para o público, nos dias 30 de setembro e 01 de outubro. No primeiro dia, profissionais da saúde, do direito e pacientes que já passaram por tratamento abordarão temas como: Leucemia, Mielofibrose, Direito de Pacientes com Câncer, Conflitos Familiares com o Diagnóstico e entre outros.

O segundo dia de encontro terá como novidade a programação toda voltada para a capacitação de cuidadores e familiares que convivem com estes pacientes. Segundo a presidente do GAPO, Velúzia Vieira, é de extrema importância auxiliar também aqueles que acompanham todo o processo do tratamento, “Os cuidadores do paciente com câncer, são muitas vezes, seus próprios familiares que também estão lidando com a doença pela primeira vez. Teremos pontos como saúde mental e nutrição entre os destaques deste dia”, analisa.
 
Confira Programação completa:

30/09 - Quinta-Feira

08h50 | Abertura: Aprendendo a Conviver com o Câncer 
09h | Palestra 1: Leucemia X TMO – Dr. Emmerson de Souza - Médico Hematologista
10| Palestra 2: Fazer do Fim Um Recomeço – Dra. Lisiane Paiva - Enfermeira
11h | Palestra 3: Entenda o que é Mielofibrose – Dr. Douglas Vivona - Hematologista
14h | Palestra 4: Direito da Pessoa com Câncer – Dr. Feliciano de Carvalho - Defensor Público Federal
15h | Palestra 5: Conflitos Familiares Diante do Diagnóstico – Dr. Antônio de Pádua - Psicólogo
16h30 | Depoimento:Trajetória de Paciente com TMO – Ana Paula Guedes

 
01/10 - Sexta-feira

08h50 | Introdução – “Cuidando de Quem Cuida” 
9h | Palestra 6: Como se Cuidar para Cuidar do Outro – Dra. Cinthya Andrade
10h | Palestra 7: Como Cuidar da Saúde Mental – Dr. Nairton Cruz
11h | Palestra 8: O Cuidador e a Importância na Adesão ao Tratamento – Dra. Clébia Azevedo
14h | Palestra 9: Nutrição em Oncologia x Cuidador – Brena Custódio Rodrigues
15h | Palestra 10: O Papel da Espiritualidade na Jornada da Pessoa com Câncer – Dra. Paula Torres
16h | Palestra 11: Ética do Cuidador – Naiane Zilma da Silva

Serviço:  VI Encontro Nordeste de Pacientes Onco-Hematológicos 

Data: 30 de setembro e 01 de outubro
Horário: 8h às 17h 

Redes Sociais GAPO: 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!