Pular para o conteúdo principal

COMEÇAM AS INSCRIÇÕES DO 13º CAJU NORDESTE




Produtores, comerciantes, estudantes, pesquisadores, gestores do agronegócio e apreciadores da cultura do caju poderão se inscrever, gratuitamente, para participar da 13ª edição do Caju Nordeste, que acontecerá em Cascavel, nos dias 15 e 16 de outubro. As inscrições serão a partir do dia 24 de setembro, através do site www.cajunordeste.org.br.


O Caju Nordeste é consolidado como o mais importante evento do país dedicado ao desenvolvimento da cultura do cajueiro, movimentando o turismo – que aos poucos vai sendo retomado no Brasil – e toda a cadeia produtiva do caju com ciclo de palestras, oficinas, feira de negócios e ainda atrações culturais. 


Trata-se de um seminário anual realizado em cidades nordestinas, em que os agricultores têm acesso a todas as tecnologias disponíveis, incluindo material técnico. Este ano, será realizado em Cascavel de forma híbrida – parte presencial e parte virtual -, respaldado pelo Sebrae e Banco do Nordeste. Na programação, destaque para palestras sobre inovação tecnológica e perspectivas futuras para a cajucultura e oficinas sobre aproveitamento dos produtos do caju pela gastronomia e a utilização da fruta como tratamento fitoterápico.


O foco da programação são os pequenos e médios produtores rurais no sentido de que possam aumentar a rentabilidade da produção e conhecerem novas oportunidades de negócios com o aproveitamento dos derivados do cajueiro, como: pedúnculo e castanha de caju na produção de alimentos, por exemplo. Para o Presidente do Instituto Caju Nordeste, Paulo Helder de Alencar Braga, o evento é uma forma de levar conhecimento sobre novas tecnologias até os nossos produtores de caju para que possam melhorar ainda mais a sua produção e, consequentemente, a renda: “Num cenário desafiador, acreditamos que as novas tecnologias também podem contribuir para o desenvolvimento comercial e promocional da cajucultura”, ressalta.


A cajucultura oferece diversos produtos que podem ser explorados comercialmente, dentre os quais: a madeira oriunda da poda; a castanha; o caju (pedúnculo), que pode ser aproveitado para produção de sucos, cajuína, ração animal entre outros produtos. Vale ressaltar que o pedúnculo ainda pode ser vendido como: fruto de mesa e o líquido da castanha de caju que é resultado do processamento da castanha e usado também como base para revestimentos, isolantes elétricos, plastificantes para borracha, reveladores fotográficos, tintas, vernizes, esmaltes, abrasivos e antioxidantes. 


Devido a pandemia da Covid-19, o Caju Nordeste deste ano será transmitido ao vivo de forma virtual pelo canal do evento no Youtube: cajunordesteoficial, com tradução de intérprete de libras, legendas para surdos e ensurdecidos, audiodescrição e participação on line do público.


O Caju no Ceará


O caju é a cara do Nordeste. Segundo dados da Pesquisa Agrícola Municipal - PAM (IBGE, 2018), a área ocupada com cajueiro no Brasil em 2017 foi calculada em 505,5 mil ha; desse total, 99,5% está localizado no Nordeste. Os principais produtores dessa região são o Ceará, que possui a maior área plantada com cajueiro no País (61,6% da área nacional e 61,9% da área nordestina), Rio Grande do Norte e Piauí.


O Nordeste responde por quase toda a produção nacional da castanha de caju (98,8%). Em 2017, a Região produziu 132 mil toneladas. O Ceará é o maior produtor nacional com 60,8% da produção do País, tendo produzido 81 mil toneladas em 2017. Segundo a Embrapa, 80% dos cajueiros do país estão no Ceará que se destaca como o maior produtor de castanha da região.


As informações são de pesquisas feitas pelo Banco do Nordeste, publicadas no Caderno Setorial ETENE (https://www.bnb.gov.br/documents/80223/4141162/54_caju.pdf/95e65093-50e1-b48d-ab01-15f3a8f690b4).


A cajucultura possui elevada importância sócio-econômica para a região Nordeste, principalmente no semiárido, por gerar trabalho e renda na época mais seca do ano. As agroindústrias beneficiadoras de castanha também são importantes geradoras de empregos diretos e indiretos.


LANÇAMENTO DO 13º CAJU NORDESTE: 24 de setembro de 2021, 12h, Da Silvia Buffet (Rua Vicente Linhares, 740, Aldeota, Fortaleza-CE).


Inscrições para o 13º Caju Nordeste: 24 de setembro a 15 de outubro, através do site www.cajunordeste.org.


Canal de transmissão ao vivo – /cajunordesteoficial

https://www.youtube.com/channel/UCPkZweeAQqrPfo56fgCznog


Perfis nas redes sociais: https://www.instagram.com/cajunordeste / -  https://www.facebook.com/cajunordeste


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que