Pular para o conteúdo principal

Conheça os cinco segmentos de startups que mais crescem no Nordeste

 

 

Com a pandemia do coronavírus, as startups que atuam no segmento de educação e saúde passaram a ocupar os primeiros lugares, respectivamente

 

O Nordeste ganha cada vez mais destaque quando se refere à inovação e empreendedorismo. Com mais de 1.170 startups existentes,  o último balanço realizado pela Associação Brasileira de Startups, referente ao ano de 2020, mostrou que as áreas de atuação na educação (23,6%) e  saúde (18,2%) são as predominantes na região nordestina, seguidas por desenvolvimento de software (10,8%), finanças (9,6%) e e-commerce (7,4).

A pesquisa mostrou ainda que 44,8% delas têm o B2B2C (Business-To-Business-To-Consumer) como público alvo. Ou seja, tem a venda facilitada por um distribuidor ou varejista. No entanto, cerca de 77,1% das startups nordestinas não receberam nenhum tipo de investimento externo. Para Sara Aragão, coordenadora de relacionamentos e parcerias do Programa Corredores Digitais, um dos desafios é o acesso a financiamentos e capital nos diferentes estágios de desenvolvimento das startups.

“O Brasil bateu o recorde de investimentos em startups com um volume total de US$ 5,2 bilhões dólares. Mas a maior parte desse capital ainda está concentrado nas regiões Sul e Sudeste. Em 2020, somente São Paulo recebeu cerca de 83% dos investimentos. Nosso ecossistema tem sim potencial para atrair mais fontes de recursos”, afirmou.

O Ceará conta atualmente com cerca de 187 startups. Sara Aragão diz ainda que o surgimento de programas de incentivo ao empreendedorismo e o engajamento entre Estado, academia e mercado são essenciais para alavancar um sistema de inovação robusto na região.

“O Ceará tem grande potencial de se tornar um berço de inovação. Temos muitos projetos inovadores que trazem soluções para diferentes problemáticas do nosso estado. Iniciativas como o Programa Corredores Digitais, de incentivo à comunidade empreendedora desde a ideia até à tração, são essenciais. Finalizamos recentemente mais uma edição do programa com a participação de mais de 100 startups durante a temporada.”

Para este ano, o Programa Corredores Digitais lançou uma edição especial em parceria com o Programa Clusters Econômicos de Inovação, uma iniciativa do Governo do estado do Ceará com as secretarias de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará e a FUNCAP. Estão com inscrições abertas para selecionar projetos que tragam soluções para macrorregiões cearenses. O edital está disponível em: https://corredoresdigitais.info 

Sobre o Programa Corredores Digitais

O Corredores Digitais é um programa de inovação voltado para o desenvolvimento de empresas, produtos e negócios em áreas estratégicas da economia do Estado do Ceará, realizado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (SECITECE). A iniciativa atende projetos inovadores em diferentes fases. Além de oferecer acesso a benefícios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!