Pular para o conteúdo principal

Fortaleza iniciará imunização de adolescentes de 12 anos contra a Covid-19 a partir de terça-feira (07/09)

 

sarto e dois adolescentes segurando seus cartões de vacinção posam para a foto
Sartou destacou que os adolescentes estão com grande adesão aos agendamentos e parabenizou a faixa etária pelo engajamento (Fotos: Marcos Moura)

O prefeito José Sarto visitou o Centro de Eventos do Ceará, na manhã deste sábado (04/09), para acompanhar o andamento da campanha de vacinação contra a Covid-19. Ao longo do dia, a expectativa é atender 23.179 pessoas, incluindo adolescentes de 13 anos e também reagendamentos. De acordo com o gestor, a partir da próxima terça-feira (07/09), será iniciada a vacinação nos adolescentes de 12 anos.

"Estamos dando uma grande celeridade à campanha e Fortaleza é destaque nacional. Estou muito feliz, pois já começaremos a vacinar adolescentes com 12 anos, e isso significa que já vacinamos seus pais, avós e até bisavós. É uma faixa etária com grande adesão aos agendamentos e quero parabenizá-los pelo engajamento, além de pedir que reforcem com os colegas e a família a importância da vacinação", enfatizou o prefeito.

Assista à matéria da TV Terra do Sol

O estudante Eduardo Silva de Menezes, de 14 anos, teve a vacina aplicada pelas mãos do prefeito Sarto. “Foi interessante ter um prefeito que é médico e poder receber a minha primeira vacina por ele", afirmou Eduardo. Ele é o primeiro filho da dona de casa Maria Jane da Silva a ser vacinado. "A vacina traz esperança pra gente. Fico mais tranquila em saber que ele está sendo vacinado. Seguimos todos o cronograma certinho, estamos fazendo a nossa parte desde o início da pandemia", completou a mãe.

Já o estudante Gabriel Silva, de 17 anos, compareceu ao local para receber a primeira dose do imunobiológico junto com os pais, Crisley Silva, de 43 anos, e Auricélio Silva, de 47. “Fizemos o cadastro, mas acabamos perdendo o dia agendado, por causa do trabalho. Como eu e minha esposa tínhamos que trazer o Gabriel, acabamos aproveitando a oportunidade para receber a nossa vacina, pois já está livre a entrada para a nossa idade. Temos ciência da importância de estar aqui", detalhou Auricélio.

três pessoas em pé, de máscara, posam para a foto
Gabriel e seus pais, Crisley e Auricélio Silva, foram vacinados neste sábado

Para o adolescente, a vacina representa uma oportunidade de poder retomar a rotina de estudos presencialmente e de convivência com amigos. "Já tomamos bastante cuidado e continuaremos. É o início de uma nova fase e espero que seja cada vez mais flexível e a vida volte ao normal", pontuou.

Mudanças para o público adulto

Durante a visita ao Centro de Eventos, o prefeito José Sarto e a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, anunciaram mudanças na estratégia de vacinação do público adulto. A partir da próxima quinta-feira (09/09), as pessoas acima de 40 anos, que já estão liberadas para receber a primeira dose sem agendamento prévio, serão divididas por centro de vacinação.

Os idosos acima de 60 anos devem se dirigir aos postos de saúde que possuem sala de vacinação Covid-19, além do Centro de Eventos e dos shoppings Iguatemi e RioMar Kennedy. Já aqueles que possuem de 40 a 59 anos podem procurar o Sesi Parangaba, RioMar Fortaleza (Papicu) e os Cucas.

Repescagem

Outra novidade é que as pessoas de 30 a 39 anos terão mais uma oportunidade de receber a primeira dose. Será o terceiro calendário de repescagem tradicional, a partir de quinta-feira (09/09). Nesse ,caso não haverá agendamento de hora e local pelas listas. Na data correspondente à idade, basta ir aos Cucas, Sesi Parangaba e RioMar Fortaleza.

Confira o calendário por idade:

39 anos: 9 de setembro
38 anos: 10 de setembro
37 anos: 13 de setembro
36 anos: 14 de setembro
35 anos: 15 de setembro
34 anos: 16 de setembro
33 anos: 17 de setembro
32 anos: 20 de setembro
31 anos: 21 de setembro
30 anos: 22 de setembro

Em paralelo, segue repescagem de 25 a 18 anos, por agendamento de data, local e horário, conforme lista divulgada no portal http://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br  ou consultando o cadastro individualmente pelo https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/solicitantes/consultar-cadastro 

Balanço da campanha

De acordo com o balanço da campanha de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 1.859.788 pessoas foram contempladas com a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Dessas, 863.998 já receberam as duas doses e outras 27.141, a dose única. Ou seja, soma-se 891.139 fortezenses com o ciclo vacinal completo.

Ana Estela Fernandes reforça que o Município assume a responsabilidade de dar celeridade para que a vacina chegue o mais rápido possível em toda a população.

Além disso, neste momento quando se aproxima o retorno às aulas na rede municipal de educação, Ana Estela destacou que mais de 90% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo. "Muitos desses profissionais já estão há mais de 15 dias com a vacinação efetuada e as doses aplicadas nos adolescentes até 12 anos é também motivo de comemoração", disse.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!