Pular para o conteúdo principal

Justiça estadual conclui processo de adoção com três irmãos em uma única família no Município de Crateús

 A terça-feira de 31 de agosto de 2021 ficou marcada, com muita alegria, para um casal e três crianças no Município de Crateús, distante 382 km de Fortaleza. É que nessa data o Judiciário cearense concluiu, com sentença favorável, o processo de adoção movido pelo casal para adotar os três irmãos, que não precisaram ser separados graças ao amor encontrado entre eles e os novos pais.

Segundo o juiz titular da 2ª Vara de Crateús, Marcos Aurélio Nogueira, o caso chama atenção na Comarca, por ser difícil a adoção de três irmãos e ainda acima de três anos (as crianças têm 6, 5 e 3 anos). “Eles foram objetos de uma ação de destituição do poder familiar proposta pelo Ministério Público porque viviam em situação de risco, vulnerabilidade e abandono. Nessa ação foi provada a situação a que estavam submetidas e foi proferida uma sentença de destituição do poder familiar dos pais biológicos. Foi quando essas crianças entraram definitivamente no abrigo de Crateús pelo acolhimento institucional, em abril de 2021”, explica o magistrado.

O magistrado destaca que a partir de então, a Vara começou a entrar em contato com os casais que já estavam previamente cadastrados no Cadastro Nacional de Adoção (CNA). “Quando as famílias tinham conhecimento das idades, três irmãos, e que os relatórios da equipe técnica opinavam pela não separação deles para garantir todo o desenvolvimento, pediam para passar eles na fila. Até que telefonamos para um casal que já vivia em união estável há 15 anos, não tinha filhos biológicos juntos e resolveu conhecer as crianças. Foi deferido o estado de convivência pela Justiça e eles passaram a sair acompanhados da assistente social.”

A agora mãe das crianças conta que, quando iniciou o processo de habilitação, há 3 anos, tinha dado preferência por uma menina de até 3 anos e meio. “Mas quando nos ligaram, eu e meu esposo tivemos uma conversa muito séria e decidirmos então conhecer essas crianças. Quando chegamos lá foi amor à primeira vista.”

Ela, que tem um filho de 20 anos do primeiro relacionamento, afirma que ele também está muito feliz em ganhar três irmãos. “Essa experiência para nós é divina, porque pedimos muito a Deus que desse certo. A nossa intenção com nossos filhos é amá-los, amá-los e amá-los, além de proporcionar o que tiver ao nosso alcance para que eles possam se tornar cidadãos de bem, através da educação e do conhecimento.”

Durante a audiência dessa terça, foi realizada a instrução do processo, quando foram ouvidas as testemunhas e, terminada a audiência, já foi proferida a sentença deferindo a adoção definitiva e a entrega das crianças a essa família e a certidão de nascimento, tendo em vista o princípio do melhor interesse dos menores e o estágio de convivência concluído com sucesso. “Tudo foi feito com base no Cadastro Nacional de Adoção, como determina o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)”, informa o juiz.

“O interessante, nesse caso, é que a gente conseguiu manter, apesar de todas as dificuldades de encontrar um casal que aceitasse, os três irmãos juntos. Eles vão agora ter essa mudança de vida e ter amor, afeto e todo o potencial de desenvolvimento que eles precisam para crescer bem. O Poder Judiciário cumpriu sua função ao efetuar o acolhimento quando necessário, mas tão logo encontrou uma família apta e habilitada, as crianças foram colocadas em adoção definitiva”, ressalta o magistrado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!