Pular para o conteúdo principal

Gastos de turistas estrangeiros no Brasil soma R$ 25 bi em cinco meses País recebeu quase 5 milhões de visitantes de janeiro a maio

  Os gastos de turistas internacionais no Brasil bateram recorde histórico entre janeiro e maio deste ano, atingindo R$ 25 bilhões. De acordo com o Ministério do Turismo, o valor é 11% maior em comparação ao mesmo período do ano passado, quando os gastos somaram R$ 22,6 bilhões. Também no mês de maio, os gastos foram recordes, da ordem de R$ 4,08 bilhões, mostrando aumento de 19% sobre o valor registrado no mesmo mês de 2025 (R$ 3,42 bilhões). Os dados foram analisados pelo ministério e divulgados pelo Banco Central. Houve ainda aumento no fluxo de turistas estrangeiros para o país. Em maio, foi registrada a entrada de 486.262 visitantes internacionais, melhor desempenho da série histórica para o mês, com alta de 5,4% em relação a maio do ano passado (461.341 turistas). No acumulado janeiro-maio deste ano, o Brasil recebeu quase 5 milhões de turistas internacionais, mantendo o nível do mesmo período de 2025. Chineses Os dados apontam ainda para alta de turistas chineses em maio de ...

*MAB realiza atos contra os aumentos no preço da luz em Fortaleza*



_As ações fazem parte da jornada de lutas em todo o Brasil contra os preços abusivos da energia elétrica._

 

Na próxima segunda-feira (27/09), pela manhã, o Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) realizará ato de denúncia contra as tarifas abusivas de energia elétrica. Em Fortaleza o ato ocorrerá na agência da Companhia Elétrica em Fortaleza – ENEL, localizada na rua Barão do Rio Banco, 1453 - centro.


O MAB denuncia o roubo nas contas de luz pagas pelo povo brasileiro, que atualmente arca com a 2ª tarifa de energia mais cara do mundo. A política energética do governo Bolsonaro tem afetado principalmente a população de baixa renda, com reajustes frequentes promovidos pelas empresas do setor, além da nova bandeira tarifária, que causou aumento de R$ 14,20 para cada 100 kWh consumido. 


Além dos aumentos causadas pelas privatizações anunciadas por Bolsonaro, pela bandeira vermelha e por conta do esvaziamento das barragens, a Enel aumentou em 8.95% o preço da luz para os cearenses.


Outra pauta reivindicatória é a inclusão das famílias de baixa renda inscritas no cadÚnico na tarifa social de energia elétrica. No Ceará existem mais de 1.662,384 famílias com direito à tarifa de baixa renda, no entanto 890,658 mil famílias ainda não acessam esse direito. 


O preço da luz é um roubo que tira a comida do povo!

Água e energia não são mercadorias!


Em Fortaleza, o ato será: 

Rua Barão do Rio Banco, 1453 - centro.


Comentários