Pular para o conteúdo principal

Serviços já respondem por 57% dos empregos formais no país, diz CNS Pesquisa aponta que área conta com 31,6 milhões postos de trabalho

  A pesquisa da Confederação Nacional de Serviços (CNS) apontou que o setor já responde por 57% dos empregos formais do país. Com dados relativos ao mês de maio, o levantamento mensal da entidade apurou que o segmento é responsável por 31,686 milhões dos 55,6 milhões de postos de trabalho formais no Brasil. Com base nos dados do sistema RAIS-CAGED do Ministério do Trabalho e Emprego e informações do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), o levantamento trouxe que o setor de serviços privados não financeiros alcançou 15,7 milhões de postos de trabalho. Ainda pelo levantamento, o segmento de serviços privados não financeiros abriu 682 mil de janeiro a maio de 2025 sobre igual período no ano passado.  Neste ano, o acumulado até maio foi de 333 mil novos empregos no campo das empresas e 118 mil nos serviços voltados às famílias. Por sua vez, os setores de serviços de transportes registraram mais de 107 mil novos postos de trabalho no acumulado do ano de 2025 e igual período d...

MPCE acompanha eleição de entidades da sociedade civil que irão compor Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, participou, nesta quinta-feira (02/09), de uma Assembleia Geral Extraordinária do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI). A assembleia foi realizada para eleger as entidades representantes da sociedade civil que irão compor o colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza (CMDPI) durante o biênio 2022-2024. 

Na ocasião, o MPCE foi representado pelo promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA). O evento virtual, que foi conduzido pelo presidente da Comissão Eleitoral indicada e aprovada pelo FOCEPI, Mário Mesquita, teve em sua abertura a leitura do Edital nº 02/2021 do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso, documento norteador das eleições sob a direção da referida entidade, o qual estabelece as entidades e pessoas idosas usuárias aptas a participarem, bem como, número de vagas, habilitação e qualificação dos participantes, além de outras diretrizes eleitorais. 

Na sequência, Alexandre Alcântara ressaltou que foi instaurado Procedimento Administrativo, em 16 de julho de 2020, com a finalidade de fiscalizar e acompanhar o Processo Eleitoral das entidades representantes da sociedade civil e usuários para compor o CMDPI, na busca de um Conselho que promova amplo e transparente debate das necessidades e anseios das pessoas idosas. 

Em seguida, o membro do MPCE esclareceu  que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza foi fundado em 3 de julho de 2008, pela Lei Municipal nº 9402/2008, sendo um órgão colegiado de composição paritária, caráter consultivo, deliberativo, representativo e fiscalizador da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no Município de Fortaleza, o que demonstra a necessidade do acompanhamento da fiscalização para o referido órgão municipal, dada a importância da atuação do conselho na temática da pessoa idosa. 

No que se refere a eleição, Alexandre Alcântara ressaltou que as eleições dos representantes da sociedade civil no âmbito do CMDPI, seguem as disposições da Lei nº 9.865, de 26 de dezembro de 2011, a qual estabelece que o Conselho Municipal será composto de 24 membros titulares e suplentes que serão nomeados pelo chefe do Poder Executivo Municipal, bem como, que os representantes das entidades civis e de usuários serão eleitos por voto direto, em fórum composto por seus pares, observando-se a representação do segmento, sendo o processo coordenado pelo Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI). 

O evento desta quinta-feira contou, ainda, com a participação de representantes da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ); Associação Cearense Pró Idoso (ACEPI); Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado do Ceará (AFABEC); Associação Regional da Caridade de São Vicente de Paulo; Lar Torres de Melo; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE); Pastoral da Pessoa Idosa; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-CE); e Serviço Social do Comércio (SESC). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

CARIRI GARDEN SHOPPING

  Para evitar aglomeração e atender a todos que buscam garantir as compras do Natal, as lojas âncoras (C&A, Riachuelo, Renner, Marisa e Americanas) do Cariri Garden Shopping funcionarão com horário diferenciado ao longo da semana. De hoje, 20 de dezembro, até o dia 23, o horário de funcionamento seguirá até às 23h.  Já o Mercadinho São Luiz, estará aberto ao publico nos dias 22 e 23, até às 23h.