Pular para o conteúdo principal

MPCE acompanha eleição de entidades da sociedade civil que irão compor Conselho dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza

 O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência, participou, nesta quinta-feira (02/09), de uma Assembleia Geral Extraordinária do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI). A assembleia foi realizada para eleger as entidades representantes da sociedade civil que irão compor o colegiado do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza (CMDPI) durante o biênio 2022-2024. 

Na ocasião, o MPCE foi representado pelo promotor de Justiça Alexandre Alcântara, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa do Idoso e da Pessoa com Deficiência e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA). O evento virtual, que foi conduzido pelo presidente da Comissão Eleitoral indicada e aprovada pelo FOCEPI, Mário Mesquita, teve em sua abertura a leitura do Edital nº 02/2021 do Fórum Cearense de Políticas para o Idoso, documento norteador das eleições sob a direção da referida entidade, o qual estabelece as entidades e pessoas idosas usuárias aptas a participarem, bem como, número de vagas, habilitação e qualificação dos participantes, além de outras diretrizes eleitorais. 

Na sequência, Alexandre Alcântara ressaltou que foi instaurado Procedimento Administrativo, em 16 de julho de 2020, com a finalidade de fiscalizar e acompanhar o Processo Eleitoral das entidades representantes da sociedade civil e usuários para compor o CMDPI, na busca de um Conselho que promova amplo e transparente debate das necessidades e anseios das pessoas idosas. 

Em seguida, o membro do MPCE esclareceu  que o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Fortaleza foi fundado em 3 de julho de 2008, pela Lei Municipal nº 9402/2008, sendo um órgão colegiado de composição paritária, caráter consultivo, deliberativo, representativo e fiscalizador da política de promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa no Município de Fortaleza, o que demonstra a necessidade do acompanhamento da fiscalização para o referido órgão municipal, dada a importância da atuação do conselho na temática da pessoa idosa. 

No que se refere a eleição, Alexandre Alcântara ressaltou que as eleições dos representantes da sociedade civil no âmbito do CMDPI, seguem as disposições da Lei nº 9.865, de 26 de dezembro de 2011, a qual estabelece que o Conselho Municipal será composto de 24 membros titulares e suplentes que serão nomeados pelo chefe do Poder Executivo Municipal, bem como, que os representantes das entidades civis e de usuários serão eleitos por voto direto, em fórum composto por seus pares, observando-se a representação do segmento, sendo o processo coordenado pelo Fórum Cearense de Políticas para o Idoso (FOCEPI). 

O evento desta quinta-feira contou, ainda, com a participação de representantes da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAZ); Associação Cearense Pró Idoso (ACEPI); Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Estado do Ceará (AFABEC); Associação Regional da Caridade de São Vicente de Paulo; Lar Torres de Melo; Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-CE); Pastoral da Pessoa Idosa; Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG-CE); e Serviço Social do Comércio (SESC). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!