Pular para o conteúdo principal

Nova Acrópole celebra Dia Internacional da Música com conteúdo gratuito em streaming


Organização filosófica libera mais de 70 episódios de séries temáticas com abordagens formativa, histórica e filosófica 

Capaz de alterar o estado de humor, elevando-o aos sentimentos mais sublimes, a música é uma linguagem universal que conecta os seres humanos e cuja compreensão ocorre sem esforço, daí sua importância como ferramenta para a Educação e formação humanista.

Neste dia 1º de outubro, em comemoração ao Dia Internacional da Música, a Organização Internacional Nova Acrópoleoferece, de forma gratuita, 24 horas de conteúdo formativo, histórico e filosófico voltado à Música, por meio de sua plataforma de streaming, a AcrópolePlay, disponível através da acropoleplay.com

Três séries temáticas estarão liberadas durante toda a sexta-feira, 01.10: “Gênios da Música”, com 35 episódios; Formação de Plateia – 1ª temporada, com 10 episódios e2ª temporada, com 6 episódios; além de mais 20 episódios na Coletânea de Música na Arte para o Dia a Dia.

“Vários filósofos ao longo da história destacaram o papel da música na formação humana. Para Confúcio, por exemplo, ela surge do coração humano: ‘quando são tocadas as emoções, estas se expressam em sons, e quando os sons tomam formas definidas, temos a Música’. No Ocidente, Platão também enxergou a música como parte do processo de educação como formação da alma”, explica o professor voluntário de Nova Acrópole, Leandro Botelho Aguiar, que atua com formação de platéia e é responsável pelo conteúdo artístico da AcrópolePlay.

A educação, em uma visão filosófica, nos preparar para extrairnossas potencialidades, ou seja, não é acrescentar algo de fora, mas eduzir o que está dentro. O professor destaca que Platão afirmava que a melhor forma de educar seria pela ginástica e música, pois não podemos pensar em apenas educar a mente, porque o homem não é feito só de mente; também é preciso educar a emoção e a parte física.

“Nessa visão, o ser humano para desenvolver suas potencialidades necessita de um corpo sadio e um espírito cultivado, propenso às artes e ao humanismo. Assim, a música, entendida como o exercício das artes das Musas, tem sua importância no processo de educação ao enobrecer e elevar as emoções do ser humano, ao mesmo tempo que educa a razão. Ao compreender a ideia da beleza e harmonia presentes na Música o ser humano tem a possibilidade de traduzi-las em sua própria vida”, explica Leandro Aguiar.

Essa é uma excelente oportunidade para conferir os conteúdos audiovisuais que vem gerando repercussão nacional. Com mais de 79 milhões de visualizações e mil palestras veiculadas na internet, a Nova Acrópole consolida uma nova forma de aproximar a filosofia do cotidiano das pessoas. 

 

Comemore com conhecimento o Dia da Música, cadastre-se gratuitamente na plataforma de streaming Acrópole Playpara ter acesso aos conteúdos de Arte & Cultura durante todo o dia primeiro de outubro.

 

Sobre a data

O Dia Internacional da Música foi instituído em 1975, pelo International Music Council, Organização não governamental fundada com o apoio da UNESCO em 1948, com o objetivo de levar a música a todos os setores da sociedade e promover os valores de paz e a amizade por seu intermédio.

Sobre Acrópole Play

A Acrópole Play é a plataforma de streaming da Nova Acrópole, voltado a cursos, séries, entrevistas, podcasts e artigos sobre filosofia, arte, cultura e autoconhecimento. Os conteúdos exclusivos são aprofundados pelo time de professores voluntários formados pela Nova Acrópole, com vasta experiência na aplicação da filosofia como uma ferramenta de construção de si mesmo e da sociedade, baseado em conceitos clássicos do Ocidente e do Oriente e apresentados com uma linguagem simples e atual, voltado à aplicabilidade no dia a dia. Os recursos da assinatura são aplicados nos projetos sociais e culturais promovidos pela Nova Acrópole, como o Criança para o Bem, que desde 2007 atua junto a 180 crianças e jovens de 4 a 16 anos em situação de vulnerabilidade social, residentes na periferia de Brasília; e Instituto Paraense de Educação e Arte (Ipearte),  naformação de crianças, jovens e adultos em Belém (PA).

 

Confira o conteúdo que estará disponível:

FORMAÇÃO DE PLATEIA – 1 TEMPORADA (10 episódios)

A música nos faz melhores - Ep. 1

A orquestra - Ep.2

Os instrumentos da orquestra - Ep. 3

O maestro - Ep. 4

O apreciador - Ep. 5

Os períodos da música - Ep. 6

Música Barroca - Ep. 7

Música Clássica - Ep. 8

Música Romântica - Ep. 9

A Ópera - Ep. 10

 

FORMAÇÃO DE PLATEIA – 2 TEMPORADA (6 episódios)

Música Sinfônica I - Ep.1

Música Sinfônica II - Ep. 2

Música de Câmara - Ep. 3

Boas Gravações - Ep. 4

Intérprete - Ep. 5

A música sacra2 - Ep. 6

 

GÊNIOS DA MÚSICA ( 35 episódios)

O que podemos aprender com eles - Ep. 1

Mozart, o gênio - Ep. 2

A Flauta Mágica I - Ep. 3

Flauta Mágica II - Ep. 4

Robert Schumann I, música e imaginação - Ep. 5

Robert Schumann II, conselhos para a juventude - Ep. 6

Beethoven I, superando as circunstâncias- Ep. 7

Beethoven II, a surdez e a grande mudança - Ep. 8

Beethoven III, o retrato de um gênio- Ep. 9

Beethoven IV, guia do ouvinte: sinfonias - Ep. 10

Beethoven V, guia do ouvinte: sinfonias II - Ep. 11

Beethoven VI, guia do ouvinte: concertos para piano- Ep. 12

Beethoven VII, guia do ouvinte: sonatas para piano - Ep. 13

Beethoven VIII, obras vocais - Ep. 14

Beethoven IX, o último estilo - Ep. 15

Chopin I, o gênio do piano - Ep. 16

Chopin II, o valor do interior - Ep. 17

J. S. Bach I, o sagrado da música - Ep. 18

J. S. Bach II, o sagrado da música- Ep. 19

Haydn I, e a perseverança - Ep. 20

Haydn II, e a perseverança - Ep. 21

Verdi I, a inspiração - Ep. 22

Schubert I, o milagre do tempo - Ep. 23

Schubert II, a poesia através da música- Ep. 24

Felix Mendelssohn - Ep. 25

Tchaikovsky I - Ep. 26

Tchaikovsky II - Ep. 27

Tchaikovsky III- Ep. 28

Tchaikovsky IV - Ep. 29

Rachmaninoff I- Ep. 30

Rachmaninoff II- Ep. 31

Cláudio Monteverdi- Ep. 32

Claudio Monteverdi II - Ep. 33

Madrigais: a beleza da Renascença- Ep. 35

 

COLTÂNEA DE MÚSICA- Arte para o dia a dia (20 episódios)

Debussy: Clair de Lune

Chopin: Nocturne Op. 27 no.26

Grieg: Concerto Op. 16

Rachmaninoff: Ave Maria

Puccini: Vissi d'Arte

Bach: As variações Goldberg

Paganini: Capricho no.24

Tchaikovsky: Abertura 1812

J.S Bach: Prelúdio da Suite no.

Vivaldi: Primavera

Vivaldi: Verão

Vivaldi: Outono

Vivaldi: Inverno

Chopin: As Valsas

Bach: Concertos de Bradenburgo

Rodrigo: Concerto de Aranjuez

Smetana: O Moldava

Ritmo, Melodia e Harmonia

Músicas Natalinas

O que é um concerto?

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!