Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

OAB Ceará inaugura sala de imprensa em homenagem ao jornalista, advogado e escritor Jáder de Carvalho

 


Nesta quinta-feira (3), a OAB Ceará inaugurou a sala de imprensa da Sede, em Fortaleza. O local recebeu o nome de Jáder de Carvalho. Uma homenagem póstuma a ele que foi advogado, jornalista, escritor e poeta. 


Além do presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, do Conselheiro Federal da OAB pelo Ceará, Hélio Leitão e a equipe de comunicação da instituição, estiveram presentes para o descerramento da placa o neto de Járder de Carvalho, advogado Robério Carvalho com sua esposa, advogada Rose Carvalho; e a bisneta, também advogada, Luce Carvalho.


Em sua fala, Erinaldo Dantas, afirmou que a homenagem ao grande Járder de Carvalho, é uma forma a Ordem valorizar a liberdade de imprensa. “Que essa homenagem possa servir de inspiração para que as pessoas da área da comunicação possam vir para o direito e também o contrário. É importante a gente ter esse enlace, especialmente nesse momento em que se discute tanto a questão da imprensa. É fundamental que em qualquer país civilizado haja uma imprensa com I maiúsculo, que faça um trabalho técnico com total liberdade”, declarou.


O Conselheiro Federal da OAB pelo Ceará, Hélio Leitão, autor do requerimento para nomear a sala de imprensa da OAB Ceará de Járder de Carvalho, parabenizou o presidente Erinaldo Dantas e também os familiares do homenageado, presentes na solenidade. Hélio lembrou que em dezembro deste ano, Járder de Carvalho faria 120 anos e que ele deixou um grande legado na sua atuação como jornalista, advogado e poeta, tendo atuado em um momento tão desafiador da história do nosso país.”É muito oportuna essa iniciativa da OAB em recuperar essa memória. Fica para todos nós a responsabilidade de honrar o passado dele que foi um verdadeiro Índice do povo cearense”, concluiu.


Robério Carvalho ficou profundamente emocionado com a homenagem ao seu avô. “Jáder de Carvalho foi grande no jornalismo, na advocacia e na literatura. Nós, descendentes dele, recebemos com muito orgulho a homenagem da Ordem dos Advogados do Brasil - Secção Ceará à sua memória, por intitular a sala de imprensa usando do seu nome. Meu avô foi um exemplo de luta e bravura na defesa das liberdades e do Estado Democrático de Direito. Agradecemos profundamente essa homenagem por conta do advogado que ele foi. É com muita satisfação que recebemos em nosso coração a homenagem à Jáder de Carvalho”, afirmou.


Jáder de Carvalho


Jáder de Carvalho era daqueles cearenses conhecidos por ação em diversas áreas. Cearense de Quixadá, era chamado de jornalista, poeta, romancista, ensaísta, professor e advogado.


Marxista, voltou-se para o trabalho preocupado com as condições sociais de seu povo - o brasileiro e, em particular, o nordestino. Foi assim sobretudo na literatura e no jornalismo. Na literatura, com uma poesia social e uma ficção de denúncia. Na imprensa, através de um jornalismo marcado notadamente pelo confronto com os políticos. Fundador do Diário do Povo, que existiu entre 1947 e 1961, Jáder tinha em mente a necessidade de produzir um jornal plural e democrático. Ele costumava dizer que no seu jornal havia um redator que era comunista, outro que era integralista, outro que era apolítico. Continuou pensando assim até sua morte, em 7 agosto de 1985, aos 83 anos de idade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.