Pular para o conteúdo principal

Obras da Estação Ferroviária João Felipe revelam parte da história cearense

 A Estação João Felipe é um bem tombado pelo Iphan em função de seus valores histórico, artístico e cultural. (Fotos: Iphan/CE)

A Estação João Felipe é tombada pelo Iphan em função de seus valores histórico, artístico e cultural. (Fotos: Iphan/CE)

OInstituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) iniciou o processo de registro do sítio arqueológico da Estação Ferroviária João Felipe, em Fortaleza (CE). No local foi encontrado um canhão de cerca de três metros de comprimento. O artefato foi descoberto em agosto, durante as obras de restauro da Estação.

O canhão encontrado durante as obras de restauro possui cerca de três metros de comprimento.A área onde está localizado o complexo ferroviário possui elementos fundamentais à compreensão do processo de ocupação da cidade de Fortaleza.

Além da descoberta recente, o local também já resultou no achado de outros três canhões – um datado do século XVII e dois do período entre o final do século XVIII e início do século XIX. As peças foram desenterradas na década de 1970 e atualmente estão sob guarda do Comando da 10ª Região Militar de Fortaleza.

O entorno da Estação Ferroviária também apresenta outros marcos urbanos, como o antigo Cemitério São Casemiro, construído na década de 1840; a Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção; o prédio da antiga Cadeia Pública de 1850; e o Paiol da Pólvora, localizado no Passeio Público. Todos estão inseridos no Centro Histórico de Fortaleza, cujo conjunto urbano está em processo de tombamento pelo Iphan.

O pedido de registro do sítio foi encaminhado e aguarda o reconhecimento por parte do Centro Nacional de Arqueologia (CNA), unidade especial do Iphan, autarquia federal vinculada à Secretaria Especial da Cultura e ao Ministério do Turismo.

“A próxima etapa é iniciar uma pesquisa detalhada, com o objetivo de identificar todo o acervo arqueológico do local”, explica o superintendente do Iphan no Ceará, Cândido Henrique. “Já foram encontrados quatro canhões antigos, então é possível que existam muito mais evidências arqueológicas nesse sítio”, acrescenta.

A Estação João Felipe

A Estação João Felipe está em obras de restauro e requalificação, sob responsabilidade do Governo do Estado do Ceará. O local abrigará a sede da superintendência do Iphan no Ceará, além da Estação das Artes, um complexo turístico e cultural de gestão estadual.

A Antiga Estação Central foi inaugurada em 1873. É um bem tombado pelo Iphan em função de seus valores histórico, artístico e cultural. A atual edificação foi projetada e construída no local do Antigo Cemitério de São Casemiro, em 1877. Em 1946 passou a se chamar Complexo Ferroviário Dr. João Felipe.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!