Pular para o conteúdo principal

Orquestra formada por crianças e jovens da Fundação Raimundo Fagner de Orós apresenta recital virtual “Chorinho em todos os tempos”

 

As músicas “Carinhoso” de Pixinguinha e “Brasileirinho” de Waldir Azevedo fazem parte do repertório do recital, que conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura, dos Projeto Escolas Livres de Cultura e da Lei Aldir Blanc

A Orquestra da Fundação Raimundo Fagner (FRFagner), formada por crianças e jovens atendidos pela instituição de Orós, apresenta o recital virtual Chorinho em todos os tempos” no próximo dia 18 de setembro, às 16h, no canal da instituição no YouTube, com acesso gratuito.

Com direção musical do maestro Nonato Vieira, o recital conta com dez músicas que perpassam pelos estilos do chorinho, polca, maxixe e samba canção, numa rica expressão de musicalidade marcada pela efervescência e euforia característica própria desse estilo e de um Brasil do século XIX. No repertório, canções de grandes compositores como Joaquim Callado, considerado o “Pai do choro”, e Chiquinha Gonzaga e Ernesto Nazareth, que em suas obras romperam preconceitos da época ao inserir ritmos de matriz africana, como o maxixe, no choro.

Composto por 45 integrantes, entre canto coral, flautas doces, percussão e violões, o recital da Orquestra da Fundação Raimundo Fagner de Orós é resultado das oficinas artísticas do projeto @aprendendocomarte realizadas de forma virtual por conta da pandemia de covid-19. O projeto visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética de seus educandos por meio de oficinas em diversas áreas, sendo a música o foco principal de suas ações.

As captações de vídeo e áudio das crianças para a apresentação foram realizadas de forma individual na sede da FRFagner e editadas pela equipe técnica e pedagógica da FRFagner, respeitando todos os protocolos de segurança sanitária.

FRFAGNER

Criada em abril de 2000, a Fundação Raimundo Fagner tem o objetivo de contribuir para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidas nas cidades de Fortaleza e Orós possam desenvolver o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais. Tendo a arte como centralidade no processo educativo, atualmente a instituição atende cerca de 400 crianças e adolescentes com faixa etária entre 7 e 17 anos de idade, matriculadas na rede pública de ensino.

As ações da Fundação são desenvolvidas através do projeto “Aprendendo com Arte”, proposta de educação em arte que visa promover o desenvolvimento humano, o pensamento artístico e a percepção estética através de oficinas de sensibilização nas diversas áreas artísticas, como Música, Literatura, Informática, Teatro, História da Arte, Criação e Arte, Expressão Corporal, Ecoarte e Leitura e Escrita.

Os resultados do trabalho desenvolvido pela FRFagner são vistos através dos prêmios conquistados ao longo de 21 anos, como: Ponto de Cultura (2005); Prêmio Escola Viva (2007); Prêmio de apoio a pequenos eventos e Ponto de Valor, do Ministério da Cultura/PNUD (2009); Criança Esperança (2006), Prêmio Itaú/Unicef - vencedor nacional (2009); Programa Escola Associada à UNESCO 2012, Prêmio ODM Brasil, vencedor nacional (2014) e Prêmio Ponto de Cultura, CE (2018).

SERVIÇO

Recitais Chorinho em todos os tempos” – Dia 18 de setembro, às 16h, no Canal da Fundação Raimundo Fagner no Youtube. Site: www.frfagner.org.br. Redes sociais: @frfagner. Informações: (85) 3274-3726. Gratuito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!