Pular para o conteúdo principal

Inmet - Previsão para sábado (11), domingo (12) e segunda-feira (13):

  Previsão para sábado (11), domingo (12) e segunda-feira (13): Chuva ganha força na Região Sul, atinge São Paulo e parte das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, enquanto tempo estável mantem baixa umidade na região central do Brasil no final de semana. No domingo a temperatura cai na região Sul, com previsão de geada para segunda-feira. Publicado em 10/07/2026 14h06 . Última modificação 10/07/2026 14h20 .   Tweet As precipitações voltam a se intensificar na Região Sul entre sábado (11) e domingo (12) devido a formação de um sistema de baixa pressão na costa das regiões Sul e Sudeste do Brasil. Com isso, áreas de instabilidade atmosférica atingem também São Paulo, a porção oeste dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, além de Rondônia, Acre, Amazonas e Roraima. Na faixa litorânea do Nordeste, chuvas também devem ocorrer, mas com fraca intensidade. No restante do Brasil, o tempo segue estável e sem previsão de chuva, com destaque para o interior do Nordeste, o Toca...

Pequenos negócios lideram geração de novos empregos em julho

 Do saldo total de 316.580 novas contratações feitas em julho, pouco mais de 72%, o que dá 229.368 empregos formais, foram gerados por micro e pequenas empresas. Os dados são do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com base nas estatísticas do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), atualizadas mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Previdência.

Entre as médias e grandes empresas, o saldo de empregos gerados em julho foi de 73.694 vagas, o que representa 23,3% do total. No mesmo período, a administração pública realizou 712 contratações (0,22%).

O Sebrae considera como microempresa aquela que tem até 9 empregados, no caso dos setores agropecuário, de comércio e serviços. Na indústria, as micro empresas são aquelas com até 19 empregados. Já as pequenas empresas são aquelas que possuem entre 20 e 99 empregados, no caso setor industrial; ou de 10 a 49 empregados, no caso dos setores de agropecuária, comércio e serviços.    

No acumulado de 2021, os dados do novo Caged mostram que já foram criados no Brasil mais de 1,8 milhão de postos de trabalhos formais. As micro e pequenas empresas foram responsáveis por 1,3 milhão (70%) dessas vagas, enquanto as médias e grandes empresas geraram por pouco mais de 413 mil (22%). Para se ter uma ideia, em 2020, o saldo formal na geração de empregos foi negativo para os pequenos negócios, com o fechamento de 679 mil vagas. 

Serviços se recuperam

O setor de serviços, que foi um dos mais atingidos pela pandemia de covid-19, tem mostrado sinais de recuperação e foi o segmento que mais realizou novas contratações em julho.

De acordo com levantamento feito pelo Sebrae, das mais de 229 mil novas vagas criadas pelas micro e pequenas empresas nesse período, 94,2 mil foram do setor de serviços, o que corresponde a 42% dos novos postos de trabalho criados pelos pequenos negócios.

Para o Sebrae, o resultado confirma uma tendência que já havia sido verificada na última Sondagem das Micro e Pequenas Empresas, realizada mensalmente pela entidade em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV). Entre os fatores que impulsionam o setor, estão o aumento da vacinação e a redução dos casos  de covid-19.

Além do segmento de serviços, todos os outros setores da economia entre micro e pequenas empresas apresentaram resultados positivos na criação de emprego. O comércio foi responsável por 65,8 mil novos postos de trabalho, seguido pela indústria da transformação (36,5 mil), construção civil (26,2 mil) e agropecuária (4 mil). 

Comentários