Pular para o conteúdo principal

Relatório sobre prédio do TJCE indica boa condição de estabilidade da estrutura de prédio no Cambeba

 

Relatório sobre prédio do TJCE indica boa condição de estabilidade da estrutura

Relatório técnico de vistoria realizada na sede do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) indica que o prédio apresenta boa condição em relação à estabilidade global. O documento, elaborado pela Superintendência de Obras Públicas do Estado (SOP), foi entregue nesta segunda-feira (27/09), à presidente do TJCE, desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira, pelo titular da SOP, Quintino Vieira, durante reunião no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB).

Realizado a partir do incêndio ocorrido em parte do prédio, no último dia 6 de setembro, o estudo apontou estabilidade da edificação no estado atual da estrutura, exceto nas regiões onde houve comprometimento de pilares localizados em um dos lados da fachada do prédio. A estrutura não registrou deformações contínuas.

“Esperamos, em breve, retornar ao nosso Tribunal de Justiça recuperado, ampliado e modernizado, afirmou a chefe do Judiciário cearense”, após receber o documento.

O relatório foi feito com base em vistorias, envolvendo análise de concreto da estrutura, pela área da Engenharia Civil. Uma das etapas contemplou retirada de material para comparar a resistência de pilares atingidos e não atingidos pelo fogo. “A maioria dos elementos estruturais internos (pilares, vigas e lajes) apresenta boa condição em relação à integridade estrutural, sendo necessária a adoção de algumas medidas para garantir a estabilidade de todo o conjunto”, cita um trecho do documento da SOP.

Relatório sobre prédio do TJCE indica boa condição de estabilidade da estrutura

Presidente do TJCE, desa. Nailde Pinheiro Nogueira, esteve reunida com os técnicos nesta segunda-feira

Entre as recomendações estão escoramento, remoção de concreto e recomposição das armaduras, caso seja necessário. O risco de dano global ou parcial é considerado médio, o que possibilita a recuperação estrutural do prédio. Estudos complementares da estrutura serão realizados por técnicos especialistas. A perícia no prédio será concluída após escoramento da área mais afetada.

Equipes da engenharia do Tribunal e da SOP já iniciaram estudos em relação à reforma e à modernização. O serviço deverá contemplar também a ampliação da estrutura.

Participaram ainda da reunião no FCB, onde está sediada provisoriamente a Presidência do Tribunal, o supervisor do Núcleo de Perícias em Engenharia e Meio Ambiente da Perícia Forense do Ceará (Pefoce), Fernando Queiroz; coordenador Municipal da Defesa Civil, Régis Tavares; comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Estado, Ronaldo Roque de Araújo; os juízes auxiliares da Presidência do TJCE, Joriza Magalhães, Emílio Viana e Ricardo Alexandre Costa; os superintendentes da Área Judiciária, Nilsiton Aragão, e Administrativa, Sérgio Mendes; o secretário de Administração e Infraestrutura, Pedro Sampaio; o consultor Jurídico, Rodrigo Xenofonte; e a gerente do Departamento de Engenharia, Anita Guimarães.

GABINETES DOS DESEMBARGADORES
O Fórum Clóvis Beviláqua passará a abrigar os gabinetes de desembargadores do TJCE. O mesmo local também receberá a sala do Órgão Especial e das Sessões das Câmaras. A decisão da desembargadora Maria Nailde Pinheiro Nogueira foi anunciada após reunião com os demais integrantes do colegiado, realizada na última quinta-feira (23/09), determinando o início das adaptações no prédio imediatamente.

“A Presidência já está trabalhando ativamente no Fórum Clóvis Beviláqua desde o dia 8 de setembro e, neste momento, consideramos este prédio a melhor opção para o jurisdicionado, que já encontra serviços da Justiça de 1º Grau aqui. Outra vantagem é a redução de custos, uma vez que será feita uma adaptação das salas que existem, sem a necessidade de construção momentânea de um outro espaço”, esclareceu a magistrada.

Vidas alheias e riquezas salvar!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que