Pular para o conteúdo principal

Aos 76 anos, mãe de 11 filhos realiza o sonho de se graduar em pedagogia ​

 


Determinação para mudar as circunstâncias ao seu redor com pequenas atitudes, tendo a iniciativa de fazer a diferença e superar os obstáculos. Estas são características que formam um herói. E, aos 76 anos de idade, a Sra. Maria Clara de Santana, ou, carinhosamente chamada de Dona Maria de Xandu, demonstrou ter heroísmo de sobra.

Depois de criar 11 filhos no semiárido do interior baiano, para muitos este seria o momento de descansar e viver a aposentadoria. Mas a resiliente Dona Maria tinha outros planos: realizar o sonho antigo de conquistar o diploma de nível superior. E, com a experiência pessoal em educar tantos filhos e netos, a escolha da graduação não poderia ser diferente: a convite de uma amiga, que a apresentou ao Ensino a Distância, escolheu Pedagogia, no Polo de Cipó (BA), do UNINTA EaD.

O início da jornada acadêmica não foi fácil e encontrou resistência de pessoas próximas, que não entendiam a decisão de Dona Maria em retomar os estudos depois de já ter realizado tanto na vida. “Muitas pessoas ao meu redor eram contra, mas isso me dava mais força para continuar estudando”, afirmou. “Eu falava que iria mostrar a elas que estudo não tem idade. Não é somente para gente nova. E hoje estou aqui, como pedagoga formada”, completou.

Foi no dia 21 de agosto de 2021, em uma emocionante cerimônia organizada na cidade de Cipó, Bahia, que o nome de Maria Clara de Santana foi chamado à frente, sob aplausos efusivos. Mesmo tendo vivido grandes experiências ao longo de mais de sete décadas de vida, nada a havia preparado para a emoção de segurar pela primeira vez o canudo da graduação, conquistado com seu esforço, com o apoio pedagógico do UNINTA e com incentivo constante de seus colegas de curso. “Foi um momento importante na minha vida, foi tudo tão bonito, fiquei muito satisfeita. Fui muito bem acolhida pela turma, jamais esperava alcançar isso, mas graças a Deus eu consegui”, afirmou vitoriosa.

A Gestora do Polo UNINTA EaD, da cidade de Cipó, Iracema das Neves, destaca a perseverança e a mensagem positiva que a idosa transmitiu ao colar grau, “Não é todo dia que vemos um exemplo tão marcante de coragem e heroísmo, ao dar o exemplo para todos nós. Que o seu exemplo encoraje milhares de pessoas, de todas as idades, a não ter medo de encarar os desafios do ingresso na Graduação e não ter medo dos desafios da vida. Jovens, saindo do Ensino Médio, adultos com todas as responsabilidades do sustento do lar, e, idosos, que ousam pensar no futuro, na realização dos seus sonhos. Fica o exemplo para todos nós”, declarou.

Agora pedagoga, Dona Maria já colhe os frutos do investimento em sua graduação. Tão logo concluiu os estudos, foi convidada a trabalhar na sua área de formação, na rede municipal de ensino. Antes aposentada, a nova profissional agora prepara-se para um desafio inédito, com toda a perseverança e força de vontade que demonstrou durante os anos no UNINTA EaD, ensinando a todos que o desejo de aprender e crescer não deve diminuir com a idade. “Quero continuar vivendo e aprendendo muito mais”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que