Pular para o conteúdo principal

MEC estende até dia 17 o prazo para redes de ensino aderirem à PND Prova pode ser usada para selecionar docentes para a educação básica

  O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 17 de junho o prazo de adesão voluntária para as redes de ensino interessadas em usar a Prova Nacional Docente (PND) para selecionar professores para a educação básica. O prazo original terminou no último domingo, 31 de maio . A adesão formal deve ser feita exclusivamente pelo Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec) . Para acesso ao sistema, é preciso fazer login com a senha da plataforma Gov.br cadastrada pelos secretários de Educação ou pelos dirigentes estaduais ou municipais. A PND foi criada para apoiar as redes públicas na contratação de docentes e contribuir para a qualificação do ingresso na carreira do magistério, em todo o país . O exame pode substituir provas objetiva e discursiva das seleções para professores da educação básica feitas pelas redes de ensino. Adesão permanente As redes municipais, estaduais e do Distrito Federal que já formalizaram a adesão à PND, em 2025, de...

Cagece executa melhorias no macrosistema de abastecimento de Fortaleza e RMF

 A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) realiza, na próxima quinta-feira (28), a partir das 7h, um serviço de manutenção na estação de tratamento Oeste. Trata-se de um injetamento parcial de uma nova linha adutora de 600mm de diâmetro. A estação abastece os municípios de Fortaleza e Caucaia. Os trabalhos serão concluídos às 15h do mesmo dia. O serviço faz parte da inclusão de uma nova linha de adução (transporte) de água para Caucaia, que vai reforçar a distribuição de água e prover o abastecimento para a região do Toco.

Para viabilizar a realização dos trabalhos, será necessário paralisar temporariamente o abastecimento nos municípios citados, uma vez que não é possível executar os procedimentos necessários com os sistemas em funcionamento pleno. Cabe lembrar que o retorno da distribuição de água se dará imediatamente após o fim dos trabalhos e que alguns locais poderão sentir apenas baixa pressão na rede.

Durante o serviço, a companhia recomenda que a população utilize água privilegiando o consumo humano e as atividades essenciais. Como o sistema funciona por pressão, a água chegará mais rápido nas regiões centrais e só depois nas áreas mais elevadas. O equilíbrio completo do sistema ocorrerá em até 48h após a execução das obras e manutenções.

Em paralelo ao injetamento, será realizada também a retirada de bloqueio da tubulação existente na Estação de Tratamento Oeste, para viabilizar posteriormente o início da operação assistida do Taquarão.

Confira os locais que poderão ser afetados:

Fortaleza:
Vila Velha, Quintino Cunha, Jardim Iracema, Jardim Guanabara, Antônio Bezerra, Padre Andrade, Barra do Ceará, Floresta, Presidente Kennedy, Álvaro Weyne, Cristo Redentor, Alagadiço, São Gerardo, Vila Ellery, Monte Castelo, Carlito Pamplona, Pirambu, Jacareacanga, Farias Brito, Parquelândia, Amadeu Furtado, Parque Araxá, Dom Lustosa, Autran Nunes, Henrique Jorge, João XXIII, Bela vista, Pan-Americano, Couto Fernandes, Demócrito Rocha, Jóquei Clube, Itaoca, Parangaba, Montese, Conjunto Ceará, Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom jardim, Siqueira e Canindezinho.

Caucaia:
Parque das Nações, Parque Albano, Tabapuá, São Miguel, Parque Guadalajara, Parque Potira, Sobradinho, Conjunto Metropolitano, Parque Soledade, Padre Júlio Maria, Planalto Caucaia, Centro de Caucaia, Padre Romualdo, Vicente Arruda, Pabussu, Novo Pabussu, Grilo, Itambé, Jandaiguaba, Itapoã, Curicaca, Mestre Antônio, Bom Jesus, Barra Nova, Camurupim, Jardim Icaraí, Guajiru, Pacheco, Iparana, Parque Leblon, Icaraí, Cearazinho, Marechal Rondon, Toco, Mirambé, Nova Metrópole, Araturi, Areanópoles, Campo grande e Carrapicho.

Serviço

Paralisação na ETA Oeste para injetamento de derivação para o Toco, retirada de tampão da linha que liga o tanque de contato ao reservatório pulmão da ETA Oeste.

Quando: Das 7h às 15h da quinta feira (28)
Locais: Bairros de Fortaleza e Caucaia.

Comentários