Pular para o conteúdo principal

Especialista dá dicas de otimização de tempo e saúde mental para Enem

 


Na reta final da preparação para as provas do exame nacional, pedagoga ensina como turbinar os estudos: “dê tempo ao cérebro, avalie os métodos e esqueça a frustração”, explica. Estácio e Enem Action oferecem preparação


A pouco mais de um mês para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), previstas para acontecer nos dias 21 e 28 de novembro, otimizar o tempo de estudo e privilegiar a saúde mental podem ser determinantes para o desempenho dos estudantes. A professora do curso de Pedagogia da Estácio, a pedagoga e psicóloga Maisa Colombo lembra que a preparação emocional é tão importante quanto a preocupação com o conteúdo.


“A inteligência emocional é muito importante para uma prova. Por isso, precisa ser priorizada. O estudante precisa cuidar da saúde emocional porque vai possibilitar que ele aprenda muito mais rápido”, afirma a especialista.


O primeiro passo, segundo a especialista, é o autoconhecimento. “Identificar as emoções, como se sente, o que pensa desse sentimento e quais são os padrões mentais ajuda muito. Quando a gente identifica o nosso padrão mental, podemos nos autogerenciar. A partir disso, podemos escolher outro comportamento”, explica.


Um exemplo prático é trocar o método de estudo, por exemplo, caso perceba que não está rendendo ou com dificuldades de aprendizado. “Se você está fazendo um simulado e percebe muitos erros, dê um tempo para seu cérebro. Deixe a frustração de lado e troque esse comportamento por outro. Mude seu método de estudo, comece de outra forma. Esse é o autogerenciamento”, lembra a professora.


Para quem está perdido na preparação com a proximidade da prova, Maísa Colombo indica que identifique, primeiro, quantos dias por semana tem para estudar e quantas horas por dia. A partir daí, a sugestão é montar um cronograma, dividindo quais matérias serão estudadas no dia.


“Com o cronograma pronto, o estudante deve buscar quais materiais vai usar: apostilas, vídeos da internet… vale, inclusive, pegar material emprestado. A orientação sempre é: faça muitos exercícios. Errou? Pare, entenda onde você errou e porque errou”, sugere a especialista.


A última dica é para a temida redação. “Escreva, pelo menos, uma redação por semana. Continue lendo jornais. O Enem sempre traz temas atualizados e a leitura oferece argumentos para fazer a prova. Por fim, revise. A revisão evita erros de português”, finaliza Maísa.


Preparação


Para auxiliar estudantes de todo o país a conquistarem suas vagas no Ensino Superior, a plataforma online de preparação Enem Action, está com inscrições abertas para o maior preparatório para o Enem do Brasil.


No dia 23, a Estácio, instituição parceira do Enem Action, recebe os candidatos para um simulado presencial, composto por prova e redação. O exame, que terá duração de 4 horas e avaliação no modelo TRI, apresentará 60 questões de todas as áreas do conhecimento, permitindo ao estudante obter um boletim com seu desempenho, disciplinas de destaque e pontos a melhorar. 


Os cinco primeiros colocados no ranking nacional do Simuladão Enem Action concorrem a prêmios: moto 0km, PlayStation 5, iPhone 12, bicicleta elétrica, Apple Watch e bolsas exclusivas para cursos de Graduação estão entre os benefícios oferecidos às melhores notas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340