Pular para o conteúdo principal

Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza firmam parceria com foco em Inovação

 

Desenvolver ações conjuntas nas áreas de inovação pública e transformação digital é o objetivo da cooperação entre o Governo do Ceará, por meio do Íris | Laboratório de Inovação e Dados, e a Prefeitura de Fortaleza, através do Instituto de Planejamento e Gestão (Iplanfor). O termo de cooperação tem aplicação de Direito Visual e Linguagem Simples, técnicas que têm ganhado destaque por facilitar a comunicação do governo com a população.

O Estado do Ceará estimula diariamente a cultura de inovação e, entre tantos aspectos, a construção de serviços públicos focados na experiência e nas necessidades de cidadãs e cidadãos. “Nosso foco está nas pessoas e em como podemos transformar o serviço público por meio delas e para elas. O termo em Direito Visual e Linguagem Simples é mais uma iniciativa com esse foco e um marco na gestão pública no Brasil˜, destaca Jessika Moreira, coordenadora-geral do Íris.

A cooperação entre os órgãos tem o objetivo de promover uma maior eficiência na oferta de serviços públicos, desenvolver e compartilhar experiências sobre inovações na gestão pública e acelerar a transformação digital e o desenvolvimento de metodologias ágeis na administração pública. Pontos que impactam no desenvolvimento de uma cooperação efetiva entre a gestão estadual e a municipal para beneficiar servidores públicos e cidadãos.

Para o vice-prefeito, Élcio Batista, representante da Prefeitura de Fortaleza na parceria, a iniciativa oportuniza os processos de gestão do conhecimento e o fomento de iniciativas inovadoras. “Queremos consolidar uma cultura digital, analítica, inovadora e a alfabetização de dados e contribuir para que o Ceará tenha destaque como indutor do governo digital, com foco no humano sempre. Por isso, estamos nesse movimento unindo Iplanfor e Íris, duas instituições que fomentam o planejamento e a análise de dados”, celebrou.

Termo de cooperação em Direito Visual

O Direito Visual, técnica de design centrada no ser humano, é usado para facilitar a comunicação jurídica e tornar os serviços jurídicos mais acessíveis, ao utilizar elementos visuais.

Conforme estudo publicado na revista Psychonomic Science, conduzida pelos pesquisadores Lionel Standing, Jerry Conezio e Ralph Norman Haber, em 1970, as pessoas são capazes de lembrar, durante um período de até três dias, mais de duas mil fotos com ao menos 90% de precisão. E, em pesquisa do grupo Visual Law, de 2020, 96,7% dos participantes afirmaram ser a redação objetiva o fator mais relevante dentre os aspectos que tornam as petições mais agradáveis para leitura e análise.

A técnica começou a ser trabalhada no Governo do Ceará, através do Íris, em junho de 2020, como parte da frente de trabalho dedicada à Inovação Jurídica. Mariana Zonari, gestora de Inovação Jurídica do laboratório, reforça que o Estado tem a importante missão de tornar o Direito um instrumento para o exercício da democracia, promover acessibilidade e inclusão e, mais ainda, inspirar a inovação. “O objetivo é claro: aproximar as instituições públicas do cidadão a partir da adoção de uma comunicação simples, acessível e inclusiva”, reforça.

Íris Lab Gov

Íris é o Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará. Tem como missão fomentar a cultura de inovação para acelerar o processo de transformação digital no estado.

Iplanfor

O Instituto de Planejamento de Fortaleza tem o propósito de atuar na geração do conhecimento, através da realização e difusão de estudos e pesquisas sobre Fortaleza e Região Metropolitana; monitoramento e avaliação de políticas públicas; articulação do Planejamento Estratégico e Participativo, ao promover a integração de diversos planos setoriais, programas e projetos estratégicos propostos pelos diversos órgãos e entidades do executivo municipal; e fomento de iniciativas inovadoras para promover a melhoria da governança municipal e ampliar a efetividade de políticas públicas.

Confira o termo de cooperação em Direito Visual: bit.ly/acordogovepref

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340