Pular para o conteúdo principal

*Guaraciaba do Norte é o primeiro município do Nordeste a universalizar a água a 100% dos moradores*




Um dos grandes desafios do Brasil é universalizar o acesso à água em todos os lares do País. Entretanto, em Guaraciaba do Norte, no Ceará, a realidade é diferente: 100% das casas já têm acesso à água. O município é protagonista como o primeiro no Nordeste a universalizar esse essencial e valioso bem a todos os seus moradores. A conquista foi reconhecida pela Fundação Nacional de Saúde – FUNASA; pelo Sistema de Integrado de Saneamento Rural – SISAR; e pela Cagece. 


Há quatro anos, no início da atual gestão, 23 sistemas ainda precisavam ser implantados para finalizar a universalização da água. Esse número representa a ligação de água em 3.247 residências rurais, ao todo. Com parcerias entre a Prefeitura Municipal e Governo do Estado, Governo Federal e Funasa, 23 localidades puderam receber água em suas casas. “Nós não descansamos um minuto, buscando parcerias, com verbas municipais aliadas a verbas estaduais e federais para que todos os moradores de Guaraciaba do Norte pudessem ter acesso ao nosso bem natural mais precioso: a água”, afirma Adail Machado, prefeito que buscou e conseguiu as parcerias para a universalização da água no município. 


A ação teve investimento de mais de nove milhões de reais de verbas municipais, estaduais e federais. Para o prefeito Adail Machado, esse é um marco histórico em seu município. “Atingimos números históricos e hoje temos a totalidade das casas de Guaraciaba do Norte com acesso à água em casa. É uma vitória do povo. Lata de água na cabeça, em Guaraciaba do Norte, nunca mais!”, comemora o prefeito.


Para a moradora Maria das Graças, da localidade ‘Lagoa dos Silvanos’, a chegada da água promoveu qualidade de vida para ela e todos os moradores da região. “Antes a gente sofria muito com a dificuldade de não ter água em casa. Tínhamos que nos deslocar para buscar água todos os dias. Hoje, nossa vida mudou para melhor: temos água nas nossas torneiras para cozinhar, lavar e tomar banho. Só temos a agradecer primeiramente a Deus e também à gestão do Dr. Adail Machado, que promoveu esse bem tão importante para a vida”, comemora a moradora.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340