Pular para o conteúdo principal

TJA: Oswald Barroso é homenageado em show nesta SEXTA, 19h, em grande espetáculo coletivo, com música, teatro e literatura. Entrada franca

  Iniciativa da classe artística, em parceria com a Biblioteca Estadual do Ceará (Bece) e com o Theatro José de Alencar (TJA), o “Sarau Ceará Mestiço”, em homenagem ao escritor cearense, dramaturgo, folclorista e ativista da cultura popular, Oswald Barroso, irá reunir mais de 20 artistas no próximo dia 26 de abril (sexta-feira), das 19h às 21h30. O evento acontecerá no palco da Praça Mestre Boca Rica. Organizado pela poeta e produtora cultural Marta Pinheiro, o Sarau será composto por intervenções literárias, musicais e teatrais de nomes como: Adriano Kanu, Alan Mendonça, Almir Mota, Apá Silvino, Calé Alencar, Carri Costa, Dalwton Moura, Ernesto Cartaxo, Eugênia Neri, João Pirambu, João Victor Barroso, Jon Soarez, Júlia Barros, Klévisson Viana, Marta Pinheiro, Parahyba de Medeiros, Pingo de Fortaleza, Raymundo Netto, Rejane Reinaldo, Ricardo Pinheiro, Rosemberg Cariry e Vanéssia Gomes. O nome do evento é uma alusão ao  “Ceará Mestiço”, livro homônimo publicado por Oswald em 2019. Nele,

Inovação: UFC é 12ª instituição sediada no Brasil que mais depositou pedidos de patente em 2020

 A Universidade Federal do Ceará foi a 12ª instituição, entre as sediadas no Brasil, que mais depositou patentes de invenção no País em 2020, de acordo com ranking divulgado pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). No total, foram 35 patentes do tipo depositadas pela UFC no período. O resultado representa um avanço de 17 posições em relação ao levantamento de 2019, quando a Universidade depositou 20 patent​es e ocupou a 29ª colocação.


O ranking considera não apenas as universidades mas todas as instituições – públicas e privadas – que depositam patentes no Brasil. A primeira colocação ficou com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com 96 depósitos, seguida pela PETROBRAS e pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 79 e 74 depósitos, respectivamente.


Imagem: pesquisador em laboratório da UFC

UFC foi a 12ª instituição, entre as sediadas no Brasil, que mais depositou patentes de invenção no País em 2020, de acordo com ranking divulgado pelo INPI (Foto: Viktor Braga/UFC)


De acordo com dados da Coordenadoria de Inovação Tecnológica (UFC Inova), o Centro de Ciências foi a unidade acadêmica que mais registrou patentes no ano passado, com 16 solicitações, das quais 7 do Departamento de Física, 8 do Departamento de Química Orgânica e Inorgânica e 1 do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular. Em seguida vem o Centro de Ciências Agrárias, com 8 registros, 6 deles do Departamento de Engenharia de Alimentos e 2 do Departamento de Engenharia Agrícola.


Destaque também para o Campus de Sobral, com 4 solicitações. Completam a lista o Centro de Tecnologia, a Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem (FFOE) e o Instituto de Cultura e Arte (ICA) ‒ todos com 2 registros ‒, e o Campus de Quixadá, com 1 registro.


ALÉM DA PROTEÇÃO DE ATIVOS ‒ A gestora da UFC Inova, Carolina Matos, reconhece a importância do ranking e, ao mesmo tempo, enfatiza que a política de inovação tecnológica da UFC vai muito além da proteção de ativos.


"O ranking de 2020 acaba coroando um trabalho que foi reforçado em 2019, com toda uma remodelação da gestão de ativos na UFC, pautada no tripé formado por: proteção de ativos, com mentorias específicas aos pesquisadores, mesmo durante a pandemia de covid-19; regularização de direitos, com busca ativa e regularização de cotitularidades junto a outras instituições, trazendo maior segurança jurídica; e transferência de tecnologia, dos quais são exemplos o Natchup e o Elmo", diz a gestora.


Segundo Matos, "coisas melhores ainda virão", sobretudo com medidas internas atualmente em curso, que buscam aperfeiçoar a interação da UFC ‒ enquanto instituição científica e tecnológica (ICT) ‒ com as empresas, aumentando a inserção social do que é pesquisado na Universidade.


O melhor desempenho da UFC no ranking do INPI foi a quarta colocação, com 58 patentes, obtida em 2016, ano da criação da Política de Inovação da Instituição, que deu competências e estruturação mínimas ao Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT).


Imagem: Pesquisadora em laboratório na UFC observa experimento

Além dos 35 depósitos considerados no levantamento do INPI, a UFC participou do desenvolvimento de mais 4 inventos cujas patentes foram depositadas pelas respectivas instituições parceiras (Foto: Ribamar Neto/UFC)


ANÁLISE ‒ Lívia Queiroz, diretora da Divisão de Suporte à Propriedade Intelectual da UFC Inova, diz que a oscilação no ranking ao longo dos anos pode ter análises múltiplas. Uma delas, explica a diretora, está relacionada à "maturidade dos pesquisadores e da UFC Inova, enquanto Núcleo de Inovação Tecnológica da UFC, de perceber que muitos dos resultados da pesquisa não são necessariamente invenções passíveis de proteção como ativos de propriedade intelectual, mas que possuem aspectos de inovação tecnológica e, por conseguinte, valor de e para o mercado".


Queiroz também pondera que é preciso levar em conta demais indicadores relacionados à inovação tecnológica, como contratos de licenciamento, tecnologias desenvolvidas, número de acordos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) e seus impactos, entre outros.


OUTROS ATIVOS ‒ Além dos 35 depósitos considerados no levantamento do INPI, a UFC participou do desenvolvimento de mais 4 inventos cujas patentes foram depositadas pelas respectivas instituições parceiras. Entre eles está o Elmo ‒ capacete de respiração assistida desenvolvido por meio de um consórcio interinstitucional ‒, cuja patente foi depositada pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-CE).


A Universidade registrou mais 2 solicitações ao INPI, uma do tipo "programa de computador" e outra do tipo "patente de modelo de utilidade", totalizando 41 ativos de propriedade intelectual protegidos que têm a UFC como, pelo menos, uma das titulares.


Após a patente ser depositada, o INPI geralmente leva alguns anos para analisar o pedido e conceder ou não a carta patente. A UFC obteve sua primeira patente em setembro de 2019. Desde então, uma série de outros registros da Universidade foi aprovada, totalizando atualmente 20 patentes.


Informações sobre os diferentes tipos de patente e o passo a passo para depositar um pedido de patente por meio da UFC estão disponíveis no site da UFC Inova.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.