Pular para o conteúdo principal

Learn: Instituto UFC Virtual lança plataforma de cursos on-line, gratuitos e abertos ao público

 O Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará, lançou a Learn plataforma virtual de cursos EAD voltada para formações rápidas, no estilo MOOC (curso on-line aberto e massivo, em tradução livre). As formações, produzidas por professores e servidores técnico-administrativos da Universidade, são gratuitos e abertos ao público.

A plataforma "tem o objetivo de oferecer aos servidores docentes e técnico-administrativos que sejam ávidos em fomentar e compartilhar conhecimentos um espaço adequado para que o seu curso possa ser disponibilizado gratuitamente, facilitando a disseminação do conhecimento", explica o Prof. Gabriel Paillard, diretor do Instituto UFC Virtual.

Imagem: ilustração com pessoas conversando on-line
A plataforma Learn já disponibiliza cursos nas categorias livres, gamificados, de capacitação interna e de desenvolvimento web (Imagem: Freepik)

O sistema foi desenvolvido pela equipe do Instituto UFC Virtual utilizando tecnologia de conteinerização, que oferece maior escalabilidade (capacidade que um sistema possui de crescer atendendo às demandas sem perder a qualidade) e desempenho para os cursos, permitindo que diversos alunos possam utilizá-la simultaneamente, sem que haja lentidão ao carregar páginas ou executar tarefas na plataforma.

Para realizar um dos cursos, o interessado deve se cadastrar na plataforma, conforme exemplificado no tutorial disponibilizado pelo Instituto no YouTube no YouTube, selecionar uma das categorias e, em seguida, a formação de interesse. Após a inscrição, o aluno terá acesso às aulas e às atividades propostas.

Para incluir um curso no ambiente virtual, o servidor da UFC deve se cadastrar na plataforma e, em seguida, enviar um e-mail para atendimento_learn@virtual.ufc.br informando o número SIAPE, um resumo e o público-alvo da proposta. Após o envio, a equipe do Instituto UFC virtual analisará o conteúdo proposto para verificar se a formação se adequa ao que é esperado para cursos massivos.

CURSOS – "A plataforma apresenta uma diversidade de eixos temáticos e um ambiente democrático de conhecimento; está destinada a todo o público em geral", informa o Prof. Gabriel Paillard. Até o momento estão disponíveis cursos nas categorias livres, gamificados, de capacitação interna e de desenvolvimento web, conforme listados a seguir. A descrição detalhada de cada um deles está disponível na plataforma.

Cursos Livres:
– Criar, programar e jogar - Criando jogos digitais
– Desenvolvendo o raciocínio lógico - Matemática com programação de forma lúdica
– Educação em ação contra o Aedes aegypti
– Luz, câmera e criação: como fazer vídeos digitais para redes sociais

Cursos Gamificados:
– Big Data - Conceitos e Definições - Versão Game

Cursos de Capacitação Interna:
– Introdução à Língua Estrangeira - Inglês I
– Power BI - Fundamentos

Curso de Desenvolvimento Web:
– Introdução ao Java Script.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340