Pular para o conteúdo principal

OAB-CE abre representação pedindo retorno “urgente” das atividades presenciais na Justiça do Ceará

 A Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE) protocolou, nesta segunda-feira (4), uma representação administrativa contra o Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), reclamando ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) o retorno “urgente” das atividades presenciais em todas as unidades do órgão estadual.

O documento, datado de 1º de outubro de 2021, é assinado pelo presidente da OAB-CE, Erinaldo Dantas, e pelos procuradores Luiz Carlos de Queiroz Júnior, Larisse Batista de Santana Assis, Francisco Allyson Fontenele Cristino e Ana Paula Prado de Queiroz.

De acordo com a OAB-CE, a representação administrativa tem como intuito “colaborar para a melhor eficiência da prestação jurisdicional do Estado do Ceará” e se interpor à decisão do TJCE, registrada na portaria 1583/2021, de prorrogar a suspensão das atividades presenciais nas unidades judiciais e administrativas ligadas ao Poder Judiciário do Estado até 31 de outubro de 2021.

A pandemia de Covid-19, o incêndio que atingiu a sede administrativa do TJCE no mês passado e as adaptações na estrutura do Fórum Clóvis Beviláqua estão entre os fatores considerados na portaria para justificar a manutenção do trabalho remoto. Exceto no que se refere ao desenvolvimento de trabalhos internos, previsto para ocorrer presencialmente em sistema de rodízio.

A portaria ainda disciplina que as atividades presenciais na Vara Privativa de Audiência de Custódia da Comarca de Fortaleza serão retomadas, mas somente a partir do dia 3 de novembro de 2021.

Ao longo da Reclamação Disciplinar, a OAB-CE rebate que “a pandemia não pode ser um fundamento genérico para qualquer medida restritiva ou limitadora de direitos”.

E cita que a melhora nos índices da pandemia e o avanço da cobertura vacinal já permitiram, inclusive, a retomada das atividades econômicas.

“A rede hospitalar, pública e privada, já estão em fase de desfazimento dos planos de atendimentos em emergências, criadas para atender os pacientes” com Covid-19, diz trecho da representação.

Por fim, atribuindo “falta de fundamentação”, pede que o ato previsto na Portaria 1583/2021 seja “revisto e anulado” pelo CNJ. “Absolutamente tudo já voltou [a funcionar presencialmente] e já voltou faz muito tempo. Até os estádios voltaram. E a Justiça é uma atividade essencial; ela deveria ter sido uma das primeiras a voltar”, argumenta o presidente da OAB-CE.

Para Erinaldo Dantas, canais digitais como o Balcão Virtual são alternativas importantes desenvolvidas ao longo da pandemia e todas devem ser mantidas. No entanto, ele considera tais canais ainda “muito heterogêneos”.

“Em alguns você consegue falar, em outros você não consegue contato nenhum. Imagina você entrar com uma ação judicial para internar uma pessoa com Covid e o plano de saúde não quer atender? Imagina o desespero: sua paciente pode morrer a qualquer momento e você não consegue falar com ninguém”, diz, lembrando que o Fórum de Fortaleza está de portas fechadas.

“Eu entendo como um prejuízo inestimável para a sociedade. Por isso a gente entrou com essa ação no CNJ. É uma medida necessária para a advocacia e para a sociedade, para que a gente não tenha que aguardar até novembro para que a Justiça volte a funcionar”.

Ele frisa que o pedido não visa atendimentos específicos na sede do Tribunal de Justiça, cujo prédio ameaça colapsar, mas em todas as unidades judiciárias espalhadas no Estado.

Esta não é a primeira vez que a OAB-CE solicita ao TJCE o retorno das atividades presenciais do judiciário cearense.

Conforme o Diário do Nordeste publicou em agosto, representantes da Ordem se reuniram com a presidente do TJCE, Nailde Pinheiro, e com o juiz Ricardo Alexandre para solicitar essa retomada.

“Me sinto até constrangido de entrar com essa ação. Não queria entrar. Mas é nossa obrigação ver se a gente consegue dar esse retorno para a sociedade e para a advocacia”.

Segundo Dantas, caso o TJCE retome o atendimento presencial, independentemente de uma decisão do CNJ, “de imediato” a OAB-CE também pedirá desistência da representação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Irmão do prefeito de Caucaia e candidato a reeleição, Naumi Amorim, teria sido preso suspeito de crime eleitoral com grande quantidade de dinheiro. Polícia Federal não confirma prisão

 A abordagem foi realizada pela Polícia Civil e por se tratar de possível ilícito eleitoral. Ele teria sido encaminhado para a Polícia Federal juntamente com três secretários da Prefeitura. Além do dinheiro, cerca de 1 milhão de reais, foram apreendidos “Livros-caixas” da contabilidade. Por enquanto não foi confirmada a prisão pela Polícia Federal. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, se foi para a PF, tem todo um procedimento de formalidades, desde ouvir o conduzido, testemunhas, analise do que foi apreendido etc. A PF não informa nome de pessoas. O site Ceará é Notícia entrou em contato com a Assessoria de Imprensa do candidato a fim de saber se o mesmo vai se manifestar. 

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!