Pular para o conteúdo principal

Orquestra Raiz lança clipe com direção dos artistas visuais Raisa Christina e Jonas Gomes

 


Versão musical de poema do escritor Paulo Leminski, Mistério ganha animação que explora o desconhecido e o enigmático a partir de traços, movimentos e sensações

Cores, ondas e sonhos que se conectam com o infinito. Essas são apenas algumas das referências do clipe de "Mistério", da Orquestra Raiz, lançado no último dia dia 20 de outubro. Para este trabalho, o grupo, que lançou em abril o EP Íris (Índigo Azul), convidou os artistas cearenses Jonas Gomes e Raisa Christina, responsáveis pelas artes e animação, respectivamente. “O resultado é uma animação relativamente simples, no que se refere ao aspecto visual, porém profundo. quando pensamos em todo o seu contexto, que dialoga com esse sambinha em tributo à poesia de Paulo Leminski”, explica Alex Tea, compositor, produtor musical, multi-instrumentista e um dos fundadores da Orquestra Raiz.

Como ele próprio faz questão de destacar, “Mistério” é uma versão musical de Administerio, poema do escritor curitibano. A partir desse ponto de partida, Raisa e Jonas decidiram criar uma animação feita da forma mais artesanal possível, com base em aquarelas produzidas à mão. Os movimentos se dão como uma espécie de coreografia, em que a personagem principal dorme e, ao redor dela, peixes, pássaros e pequenas figuras humanas vão aparecendo e se transformando. 

“A técnica da aquarela lida diretamente com a mancha aguada e por isso a cor desliza e escorre pelo papel. Trata-se de uma técnica tão delicada quanto imprevisível. O fato de não se ter muito controle sobre a mancha inspira os movimentos suaves que vão dando dinâmica às imagens junto aos sons. Assim fomos produzindo uma narrativa gráfica fluida, que mais sugere do que define, dando lugar ao lúdico, ao abstrato e ao branco do papel como brechas e respiros para o imaginário”, pontua Raisa Christina.  

A inspiração gráfica, segundo ela, veio de uma pesquisa pessoal em andamento com a aquarela em relação ao feminino, à liberdade da mancha líquida e às possibilidades expressivas. Após a criação das artes para o clipe, foi a vez de Jonas Gomes fazer todo o processo de animação. Para isso, foi necessário fazer um mergulho no imaginário da artista, como forma de explorar a ludicidade de seus traços. “Eu diria que o grande desafio do clipe foi amarrar toda a beleza que está na música da Orquestra Raiz com o trabalho da Raisa Christina”, destaca Jonas.  

O videoclipe, assim, aproxima-se da sonoridade "dreamy" da música, como reforça Alex Tea. A partir dos desenhos de Raisa e da animação de Jonas, é possível perceber uma ambiência que envolve a figura feminina em um sono habitado por diferentes seres em movimentos. “Os sonhos que temos ao dormir fazem parte de uma camada muito íntima e particular, portanto, misteriosa. A narrativa, tanto do clipe quanto da canção, parece pincelar essas sensações”, finaliza. 

Intercâmbio EUA - BRA
 
A Orquestra Raiz é fruto da troca de saberes e intercâmbio cultural entre os artistas Alex Tea e Klaus Sena, onde cada um imprime sua essência, "sotaques musicais” e estilos próprios. Russo, americano e capoeirista, Alex representa essa amálgama de nacionalidades, ritmos e influências que torna o som da banda ao mesmo tempo único e universal. Brasileiro de Russas/CE e radicado em São Paulo, Klaus Sena é um importante músico e produtor musical da cena artística, que vem imprimindo sua potência rítmica em importantes trabalhos da música brasileira, como Tom Zé, Elza Soares, Dona Onete, Emicida, entre outros.
 
O início da Orquestra Raiz se confunde bem com o vínculo de Alex Tea (EUA) com o Brasil, que já é antigo. Fortemente influenciado pela nossa cultura, Alex ingressou na capoeira e fez intercâmbio cultural vivendo alguns meses em Fortaleza, onde retorna anualmente para novas temporadas. Trouxe o som do seu projeto Kiwi para o Brasil e montou uma banda de apoio, resultando na circulação do KiwiBrasil, trabalho que sela o início da parceria com Klaus Sena. Agora, Klaus assume junto a Alex a direção musical da Orquestra Raiz.
 
Ficha técnica: Mistério

Clipe
Pinturas e Direção de Arte: Raisa Cristina
Animação e Montagem: Jonas Gomes 
Dirigido por Raisa Cristina e Jonas Gomes

Música: Alex Tea 
Letra: Poema Administério, de  Paulo Leminski

Serviço:
Clipe Mistério: https://bit.ly/3jM5YV9 
Facebook: www.facebook.com/orquestraraiz
Instagram: @orquestraraiz
Saiba mais: @_indigoazul

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340