Pular para o conteúdo principal

Prefeitura lança Laboratório de Inovação de Fortaleza com foco em soluções tecnológicas para a cidade

 prefeito fala ao microfone

"É imperativo que a gente tenha essa revolução tecnológica, que a ciência de dados seja usada para solucionar problemas históricos complexos da cidade, juntando inteligências, sonhando e ousando”, projetou o prefeito (Foto: Marcos Moura)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, lançou, na manhã desta terça-feira (19/10), data em que é celebrado o Dia Nacional da Inovação, o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor). O LabiFor faz parte da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova), e é responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para as principais questões da cidade, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas. Atualmente, 17 projetos estão em fase de desenvolvimento ou execução no Laboratório.

“A sociedade moderna impõe que a gente resolva os problemas da cidade com criatividade e inovação. O Labifor já tem alguns programas em execução, como o Ponto do Entregador, os Microparques Urbanos, o Re-ciclo. As cidades têm crescido muito e a pandemia veio trazer muitas reflexões sobre os problemas urbanos. É imperativo que a gente tenha essa revolução tecnológica, que a ciência de dados seja usada para solucionar problemas históricos complexos da cidade, juntando inteligências, sonhando e ousando”, projetou o prefeito.

O coordenador do Labifor e vice-presidente da Citinova, Victor Macêdo, explicou que o Laboratório trabalha desenvolvendo projetos-piloto inspirados na metodologia de Design Thinking e em parceria com secretarias finalísticas da Prefeitura de Fortaleza, que são responsáveis pela expansão e multiplicação das políticas públicas. "Precisamos pensar em inovação não só como tecnologia, mas num sentido mais amplo, como política pública, principalmente neste momento pós-pandemia, em que a desigualdade foi potencializada e houve crescimento dos problemas urbanos", ressaltou.

Os projetos em desenvolvimento têm foco na qualidade do ar, reuso e reciclagem de resíduos tecnológicos, promoção da saúde mental, logística urbana, segurança em pontos de parada e mobilidade elétrica. A metodologia de Design Thinking prevê cinco etapas essenciais para a transformação da solução em política pública, afirmou o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

“O Labifor é um grande centro para desenvolver essas ideias, saber se elas têm viabilidade e vão ter o impacto que queremos, por isso, é tão importante passar por todas as etapas previstas para desenvolver uma política pública, desde a identificação do problema, passando pelo trabalho de pensar as soluções, pensar o protótipo adequado, até transformar, de fato, em uma solução que possa ser utilizada para toda cidade. Essa metodologia é necessária para que a gente seja mais eficiente, usando os recursos públicos com qualidade”, salientou Batista.

Conheça os 17 projetos em desenvolvimento no Laboratório:

- Juventude Digital;
- Ponto do Entregador;
- Microparques Urbanos;
- Re-ciclo;
- Olhos da Cidade;
- Rastreio Covid Fortaleza;
- Ponto de Parada Seguro;
- Programa de Combate ao Assédio Sexual;
- Ecoponto 2.0;
- Paradas Inteligentes;
- Monitoramento da Qualidade do Ar;
- Centro de Reciclagem Tecnológico;
- Programa de Cooperação Urbana Internacional para Desenvolvimento Sustentável;
- Mapa da Saúde Mental;
- Teleatendimento em Saúde;
- Centros de Distribuição Urbanos (CDU);
- Bicicletas Elétricas Compartilhadas.

agente da amc conversa com um entregador no ponto do entregador
O Ponto do Entregador é um dos 17 projetos em desenvolvimento no Laboratório (Foto: Rodrigo Carvalho)

Segundo o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, este ano, o foco fundamental está no projeto Juventude Digital, sancionado pelo prefeito José Sarto no último dia 13 de outubro, tornando-se política pública permanente de Fortaleza. “É um grande programa de inclusão digital, de capacitação e formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com foco no aluno da escola pública e em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fazendo o link entre essa população que precisa e o mar de oportunidades que existem hoje no mercado de TI”, destacou.

O Juventude Digital está dividido em três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE.

Parcerias

Os projetos do Labifor contam com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais, como Vital Strategies, Fundação Bernard Van Leer, Urban95, Instituto Sueco, GIZ, WRI Brasil e International Urban and Regional Cooperation (cooperação entre União Europeia e América Latina).

Também participaram da inauguração o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias; a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite; a secretária da Educação, Dalila Saldanha; o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira; o secretário municipal de Governo, Renato Lima; o secretário da Segurança Cidadã, coronel Holanda; o coordenador nacional do Programa de Segurança Viária, Dante Rosado, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!