Pular para o conteúdo principal

Incêndio atinge prédio em construção em Recife Segundo o Corpo de Bombeiros, ainda não há informações sobre vítimas

  Um incêndio atingiu um prédio em construção no bairro da Torre, zona oeste do Recife, na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, ainda não há informações sobre vítimas.  Vídeos divulgados nas redes sociais mostram o incêndio de grandes proporções. O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 20h05min da noite de hoje. Inicialmente, foram enviadas quatro viaturas ao local: duas de combate a incêndio,  uma plataforma e uma de comando operacional.  Por questão de segurança, a Neoenergia, concessionária de energia que atende a região, informou que desligou preventivamente a rede elétrica nas imediações do edifício. “Equipes da distribuidora permanecem na localidade auxiliando os trabalhos do Corpo de Bombeiros. O serviço na área será imediatamente restabelecido assim que houver condições segura para a população”, informou a empresa.  O prefeito do Recife, João Campos, disse que acionou o Centro de Operações do Recife (COP) para monitorar os e

Prefeitura lança Laboratório de Inovação de Fortaleza com foco em soluções tecnológicas para a cidade

 prefeito fala ao microfone

"É imperativo que a gente tenha essa revolução tecnológica, que a ciência de dados seja usada para solucionar problemas históricos complexos da cidade, juntando inteligências, sonhando e ousando”, projetou o prefeito (Foto: Marcos Moura)

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, lançou, na manhã desta terça-feira (19/10), data em que é celebrado o Dia Nacional da Inovação, o Laboratório de Inovação de Fortaleza (Labifor). O LabiFor faz parte da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Fortaleza (Citinova), e é responsável pelo desenvolvimento de soluções inovadoras para as principais questões da cidade, buscando atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) da Organização das Nações Unidas. Atualmente, 17 projetos estão em fase de desenvolvimento ou execução no Laboratório.

“A sociedade moderna impõe que a gente resolva os problemas da cidade com criatividade e inovação. O Labifor já tem alguns programas em execução, como o Ponto do Entregador, os Microparques Urbanos, o Re-ciclo. As cidades têm crescido muito e a pandemia veio trazer muitas reflexões sobre os problemas urbanos. É imperativo que a gente tenha essa revolução tecnológica, que a ciência de dados seja usada para solucionar problemas históricos complexos da cidade, juntando inteligências, sonhando e ousando”, projetou o prefeito.

O coordenador do Labifor e vice-presidente da Citinova, Victor Macêdo, explicou que o Laboratório trabalha desenvolvendo projetos-piloto inspirados na metodologia de Design Thinking e em parceria com secretarias finalísticas da Prefeitura de Fortaleza, que são responsáveis pela expansão e multiplicação das políticas públicas. "Precisamos pensar em inovação não só como tecnologia, mas num sentido mais amplo, como política pública, principalmente neste momento pós-pandemia, em que a desigualdade foi potencializada e houve crescimento dos problemas urbanos", ressaltou.

Os projetos em desenvolvimento têm foco na qualidade do ar, reuso e reciclagem de resíduos tecnológicos, promoção da saúde mental, logística urbana, segurança em pontos de parada e mobilidade elétrica. A metodologia de Design Thinking prevê cinco etapas essenciais para a transformação da solução em política pública, afirmou o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista.

“O Labifor é um grande centro para desenvolver essas ideias, saber se elas têm viabilidade e vão ter o impacto que queremos, por isso, é tão importante passar por todas as etapas previstas para desenvolver uma política pública, desde a identificação do problema, passando pelo trabalho de pensar as soluções, pensar o protótipo adequado, até transformar, de fato, em uma solução que possa ser utilizada para toda cidade. Essa metodologia é necessária para que a gente seja mais eficiente, usando os recursos públicos com qualidade”, salientou Batista.

Conheça os 17 projetos em desenvolvimento no Laboratório:

- Juventude Digital;
- Ponto do Entregador;
- Microparques Urbanos;
- Re-ciclo;
- Olhos da Cidade;
- Rastreio Covid Fortaleza;
- Ponto de Parada Seguro;
- Programa de Combate ao Assédio Sexual;
- Ecoponto 2.0;
- Paradas Inteligentes;
- Monitoramento da Qualidade do Ar;
- Centro de Reciclagem Tecnológico;
- Programa de Cooperação Urbana Internacional para Desenvolvimento Sustentável;
- Mapa da Saúde Mental;
- Teleatendimento em Saúde;
- Centros de Distribuição Urbanos (CDU);
- Bicicletas Elétricas Compartilhadas.

agente da amc conversa com um entregador no ponto do entregador
O Ponto do Entregador é um dos 17 projetos em desenvolvimento no Laboratório (Foto: Rodrigo Carvalho)

Segundo o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, este ano, o foco fundamental está no projeto Juventude Digital, sancionado pelo prefeito José Sarto no último dia 13 de outubro, tornando-se política pública permanente de Fortaleza. “É um grande programa de inclusão digital, de capacitação e formação de profissionais na área de Tecnologia da Informação (TI), com foco no aluno da escola pública e em comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), fazendo o link entre essa população que precisa e o mar de oportunidades que existem hoje no mercado de TI”, destacou.

O Juventude Digital está dividido em três eixos: JD 9º ano, voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE.

Parcerias

Os projetos do Labifor contam com a colaboração de parceiros nacionais e internacionais, como Vital Strategies, Fundação Bernard Van Leer, Urban95, Instituto Sueco, GIZ, WRI Brasil e International Urban and Regional Cooperation (cooperação entre União Europeia e América Latina).

Também participaram da inauguração o secretário municipal da Infraestrutura, Samuel Dias; a secretária municipal da Saúde, Ana Estela Leite; a secretária da Educação, Dalila Saldanha; o secretário de Conservação e Serviços Públicos, Ferruccio Feitosa; o secretário do Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Nogueira; o secretário municipal de Governo, Renato Lima; o secretário da Segurança Cidadã, coronel Holanda; o coordenador nacional do Programa de Segurança Viária, Dante Rosado, entre outras autoridades.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.