Pular para o conteúdo principal

Justiça do Trabalho não pode declarar prescrição por iniciativa própria

  Justiça do Trabalho não pode declarar prescrição por iniciativa própria Página atualizada em 02/10/2026 O Tribunal Superior do Trabalho (TST) fixou no dia 24 de setembro uma tese vinculante sobre o processo do trabalho. A decisão aponta que a Justiça do Trabalho não pode reconhecer a prescrição por iniciativa própria, precisando ser alegada pela parte que se beneficia dela. A tese vinculante foi fixada ao Tema 91 da Tabela de Incidentes de Recursos de Revista Repetitivos. Conforme o entendimento da corte, a alegação também deve ser feita na instância ordinária, ou seja, na Vara do Trabalho ou no Tribunal Regional do Trabalho, não sendo mais possível apresentar a prescrição, pela primeira vez, em recurso ao TST. A prescrição é o prazo em que é possível realizar a solicitação de créditos trabalhistas na Justiça do Trabalho. De acordo com o artigo 7º, inciso XXIX, da Constituição Federal, as ações devem ser ajuizadas até o limite de dois anos após o término do contrato de trabalho p...

Senac Ceará participa do Festival Fartura Gastronomia du Brasil 2021




Nos dias 22 e 25 de outubro acontecem no Senac Reference diversas ações do festival Fartura Gastronomia du Brasil 2021. Na programação tem live sobre empreendedorismo, jantar Menu do Brasil, Seminário Fartura Cultivar Ceará e Cozinha ao Vivo. Para marcar a retomada do setor, o projeto realiza uma programação híbrida envolvendo 120 chefs de todos os estados brasileiros em restaurantes de São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre, Belém, Brasília e Fortaleza, além de 100 atrações virtuais, que abrangem aulas, dicas, receitas, shows e artes cênicas.

Para celebrar a gastronomia e valorizar a cultura alimentar do país, o Fartura promove todo esse compartilhamento de informações e vivências. Na sexta-feira (22), a programação no Senac Reference começa com uma live enfocando empreendedorismo gastronômico, com transmissão pelo perfil do Fartura Brasil no YouTube. O chef, instrutor do Senac/CE e especialista em confeitaria avançada e francesa, Matheus Vieira, entrevista a empresária Giovanna Mondrado, da Moa Chocolates, que investe em produtos feitos com cacau da Amazônia.

O restaurante Mayú integra a programação desse ano também, recebendo a ação Menu du Brasil. O chef Ivan Prado cozinha com o chef Pedro Franco, do restaurante Térèze, do Rio de Janeiro, no dia 22, para convidados do evento. O jantar tem menu criado exclusivamente para o festival e promete surpreender o paladar dos convidados ao trazer insumos locais com toque contemporâneo e muita criatividade.

Seminário Fartura Cultivar Ceará

Na segunda-feira (25), acontece o Seminário Fartura Cultivar Ceará, no auditório do Senac Reference, das 14h às 18h30. Com um total de 100 vagas e inscrições gratuitas, essas devem ser feitas previamente pelo site Sympla. Na abertura, a chef Mara Salles, do tradicional restaurante Tordesilhas (SP), fala sobre os ingredientes brasileiros e a influência na cultura alimentar, com a jornalista e curadora gastronômica do Fartura Brasil, Carolina Daher.  

Autora do livro Ambiências, histórias e receitas do Brasil, Mara sempre foi uma pesquisadora da comida regional brasileira e já viajou pelos quatro cantos do Brasil representando uma verdadeira saga desbravadora da riqueza culinária regional. Ela começou o movimento de valorização de produtos brasileiros há mais de três décadas, quando o assunto ainda era pouco explorado nas cozinhas e escolas de gastronomia. 

O seminário consta ainda de mais três mesas redondas. Para debater sobre A comida do Ceará e a valorização dos produtos locais, Fartura e Senac Ceará convidam os pesquisadores Roberto Araújo (IFCE) e Nilza Mendonça - autora do livro Em busca dos Sabores Perdidos (Editora Senac Ceará); com mediação do assessor especial para a gastronomia do Governo do Estado do Ceará, João Luiz Lima.

A segunda mesa apresenta Cases de sucesso de produtores cearenses, reunindo Vicente Monteiro - que fundou a Alquimista da Caatinga produzindo uma bebida fermentada à base do Caju, intitulada Cauína, hoje comercializada para todo o Brasil; e Karlus Martins, que direto de uma fazenda em Quixeramobim produz queijos artesanais em ambiente controlado sob a marca Queijo do Tonho. A mediação é de Vanessa Santos (Senac/CE).

A terceira mesa propõe uma reflexão sobre o futuro com o tema Pra onde vamos? Como evoluir a Gastronomia sem perder a origem, com Ivan Prado (Mayú/CE) e Diogo Sabião (Niá Amazônia/RO), que ganhou destaque ao participar do programa Mestre do Sabor 2021. A mediação fica por conta de Carolina Daher.  

Encerrando a programação, o Cozinha ao Vivo acontece de 18h30 às 20h, no terraço do Senac Reference. Três chefs convidados pelo Fartura Brasil ensinam receitas que podem ser degustadas pelos participantes do seminário.


SERVIÇO

Festival Fartura Gastronomia Du Brasil

Data: 16 a 24 de outubro

Programação presencial: Belo Horizonte, São Paulo, Brasília, Fortaleza, Belém e Porto Alegre.

Programação online: www.farturabrasil.com.br

OBS.: toda a programação fica disponível no site, que redireciona o conteúdo de acordo com a plataforma (Instagram, Youtube, etc.).

Mais informações:

Instagram.com/FarturaBrasil

Facebook.com/FarturaBrasil


Fartura no Senac Reference 

Data: Dias 22 e 25/10

Endereço: Av. Desembargador Moreira, 1301 – Aldeota

Inscrições Seminário e Cozinha ao Vivo: https://www.sympla.com.br/seminario-fartura-cultivar-ceara__1383844

Grátis


Programação


Sexta-feira (22/10)

13h – Live Empreendedorismo Gastronômico: Matheus Vieira (Senac/CE) entrevista Giovanna Mondrado (Moa Chocolates) – Transmissão pelo YouTube do Fartura Brasil


19h – Jantar Menu Du Brasil - Jantar com menu exclusivo assinado por Ivan Prado (Mayú) e Pedro Franco (Terézè - RJ) - Para convidados. Local: Restaurante Mayú


Segunda-feira (25/10)

De 14h às 18h30 - Seminário Fartura Cultivar Ceará. Local: Auditório 


14h – Boas vindas - Ana Cláudia Martins - Diretora Regional do Senac Ceará


14h30 - Abertura: Mara Salles (Tordesilhas/SP) – Tema: Os ingredientes brasileiros e suas influências na construção da cultura alimentar. Mediação: Carol Daher, jornalista e curadora gastronômica (Fartura)


15h30 - Mesa 1: A comida do Ceará e a valorização dos produtos locais: Roberto Araújo (IFCE) e Nilza Mendonça. Mediação: João Luiz Lima (Governo do Estado do CE)


16h30 - Mesa 2: Cases de sucesso de produtores cearenses: Vicente Monteiro (Alquimista da Caatinga) e Karlus Martins (Queijo do Tonho). Mediação: Vanessa Santos (Senac/CE)


17h30 - Mesa 3: Para onde vamos? Como evoluir a gastronomia sem perder a origem: Ivan Prado (Mayú/CE) e Diogo Sabião (Niá Amazônia/RO). Mediação: Carol Daher, jornalista e curadora e curadora gastronômica (Fartura)


De 18h30 às 20h30 – Cozinha ao Vivo com chefs convidados pelo Fartura. Local: Terraço


Sobre o Senac Reference

Localizada na Av. Desembargador Moreira, nº 1301, em Fortaleza, a unidade é o mais moderno espaço de educação profissional do Sistema Fecomércio no Estado. Os diferenciais da nova unidade prometem transformá-la em referência, sendo a primeira escola de educação profissional do Estado que reúne recursos como biblioteca com acervo virtual, além do físico; aromateca; modateca; Livraria Senac; Sala Google; cozinhas experimentais; café e restaurante.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.

Revalida hoje

  Termina hoje (14) o prazo para a apresentação de recursos visando nova análise do diploma que foi apresentado para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeira (Revalida 2022/2). O resultado – da primeira etapa da segunda edição de 2022 – foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) no dia 8 de julho, data em que teve início o período para a apresentação de recursos, que deve ser feito por meio do  Sistema Revalida . “No caso de reprovação da documentação apresentada, o participante poderá inserir novo arquivo para análise. O único documento aceito, conforme previsto em edital, é o diploma médico original expedido por instituição de educação superior estrangeira reconhecida no país de origem pelo Ministério da Educação ou órgão equivalente, autenticado pela autoridade consular brasileira ou pelo processo da Convenção sobre a Eliminação da Exigência de Legali...