Pular para o conteúdo principal

Agência UFC: Aluno com paralisia cerebral cria dispositivos que permitem uso de computadores por pessoas com deficiência

 Francisco José Prado Júnior, aluno com paralisia cerebral recém-egresso do mestrado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica e de Computação (PPGEEC), em Sobral, criou três novas tecnologias para ajudar pessoas com deficiência que, assim como ele, enfrentam dificuldades no uso de computadores. Os dispositivos estão sendo aperfeiçoados e há perspectiva de comercialização dos inventos.

O desenvolvimento dos dispositivos foi feito em parceria com outros pesquisadores do Grupo de Tecnologias Assistivas e Educacionais (TAE), do Campus da UFC em Sobral. Trata-se de um mouse fabricado a partir de impressora 3D, um novo editor de textos e um dispositivo para servir de alternativa ao teclado convencional, todos eles com sistemas adaptados a pessoas com necessidades especiais.

Sistema de detecção de movimentos, constituído por uma espécie de bracelete elástico que é aplicado para substituir o teclado no controle do editor de texto (Foto: Divulgação)
Sistema de detecção de movimentos, constituído por uma espécie de bracelete elástico que é aplicado para substituir o teclado no controle do editor de texto (Foto: Divulgação)

As três tecnologias são complementares. O mouse facilita a navegação no computador por pessoas com mobilidade reduzida nos membros superiores. Mas, para digitar, essas pessoas encontram dificuldades em virtude da localização de algumas teclas e também pela exatidão necessária em pressionar a tecla com o caractere desejado. Para isso, foi criado um sistema para substituir o teclado convencional, utilizando um bracelete elástico com eletrodos, que detecta e classifica os movimentos da mão. Por fim, foi elaborado um editor de textos adaptado a esse sistema.

Uma das grandes vantagens do sistema, segundo aponta Alexandre Fernandes, professor do PPGEEC e orientador da pesquisa, é o fato de ele ser pouco invasivo, ou seja, como utiliza apenas sensores de superfície em braceletes elásticos, não há necessidade de introdução de agulhas nos músculos dos usuários, como ocorre em outras tecnologias já existentes. Outro ganho da tecnologia é o seu baixo custo. 

A matéria completa sobre a pesquisa está disponível na edição desta semana da Agência UFC, a plataforma de divulgação científica da Universidade Federal do Ceará.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340