Pular para o conteúdo principal

Câmara aprova distribuição gratuita de absorventes higiênicos para estudantes e mulheres em situação de vulnerabilidade social

 Foto: Evilázio Bezerra

A Câmara Municipal de Fortaleza aprovou o Projeto de Lei Ordinária nº 612/2021, que institui a Política Municipal de Atenção à Higiene Íntima e Saúde Menstrual. A matéria garante a distribuição gratuita de absorventes para estudantes da rede municipal pública de ensino, adolescentes, jovens, e mulheres em situação de extrema pobreza e vulnerabilidade social. O projeto segue para redação final e, posteriormente, será enviado ao Executivo para sanção do prefeito Sarto Nogueira (PDT).

A proposta também visa promover ações para difundir informações adequadas sobre saúde íntima, higiene menstrual e acesso a políticas públicas, ações educativas sobre saúde menstrual por meio de campanhas, palestras, oficinas, cartilhas e demais materiais educativos.

O líder do governo na Câmara, vereador Gardel Rolim (PDT), agradeceu aos parlamentares pela aprovação do projeto e destacou o protagonismo do Legislativo e do prefeito Sarto Nogueira na discussão dessa matéria. “Esse tema foi fruto de um debate nacional, provocado pelo Congresso Nacional, chegou às mãos do presidente Bolsonaro a oportunidade de fazer esse gesto com as pessoas mais vulneráveis, e o prefeito Sarto protagonizando essa atitude aqui na Prefeitura de Fortaleza, manda essa mensagem e a Câmara compreendendo bem a importância disso aprova nessa manhã,” destacou o vereador.

Larissa Gaspar (PT) também enfatizou a importância da aprovação do projeto que vai ao encontro do indicativo de sua autoria que visa assegurar absorventes higiênicos. “Compreendemos a realidade de milhares de mulheres, meninas, homens trans e pessoas não binária que enfrentam o problema da pobreza menstrual. Não se trata apenas de não ter acesso ao absorvente higiênico, se trata ter acesso a um conjunto de políticas públicas estruturantes fundamentais. Espero que essa política seja implantada o mais rápido possível”, disse.

No Brasil, segundo o Instituto POLITIZE, ” uma em cada quatro adolescentes não possui um absorvente durante seu período menstrual”. Estudos ainda apontam que 25% das adolescentes pobres não tem acesso a absorventes, considerando ainda que a mulher possui cerca de 400 a 500 ciclos menstruais durante toda sua vida.

Matérias enviadas às comissões:

Durante a sessão plenária foram enviadas para apreciação das comissões técnicas da Casa 13 matérias, dentre projetos de lei, decretos legislativos, indicativos e requerimentos. Destaque para o Indicativo nº 1548/21, de autoria da vereadora Tia Francisca (PL), que cria o programa Farmácia Veterinária Solidária – FARMASOL.

Na Ordem do Dia:

Durante a Ordem do Dia foram aprovadas 41 matérias, entre projetos de lei, decretos, requerimentos e indicativos. Do total, 4 foram aprovadas em redação final. Destaque para o Indicativo nº 1007/21, do vereador Germano He-Man (PMB), que sugere a instalação de estações de pedalinhos, caiaques e ‘stand up paddle (surf com remo) nas lagoas: Opaia no Vila União; Maria Vieira, nas cajazeiras e Lagoa da Maraponga.

Já o Projeto de Lei Ordinária nº 657/21, de autoria do Executivo, que cria o Programa de Financiamento de cursos de pós graduação (Mestrado e Doutorado) para os profissionais do grupo de magistério da rede municipal de ensino foi lido, mas por conter 5 emendas retornou para apreciação nas Comissões.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340