Pular para o conteúdo principal

Cantor e compositor Ednardo é um dos agraciados pela 4ª Medalha Iracema

 ednardo posa para a foto

Ednardo define que suas coordenadas existenciais estão em Fortaleza. "Minha ligação com Fortaleza é visceral”, declarou Ednardo (Foto: Rodrigo Carvalho)

José Ednardo Soares Costa Sousa, ou simplesmente Ednardo, se define como um amante da cidade de Fortaleza. O cantor e compositor nascido na capital em abril de 1945, hoje com 76 anos, é consagrado como um dos maiores artistas brasileiros e também é um dos nomeados para receber a 4ª Medalha Iracema.

Junto a outros músicos locais, como Fagner e Belchior, despontou na carreira durante os anos 1970. Ednardo teve a maioria de suas composições revistadas pelas tropas da Ditadura Militar, período considerado por ele como uma matéria prima que precisava ser registrada por meio de seu trabalho. Em seus versos, descreve como o cidadão precisava conviver com o contexto político e social até os anos 1980 e o fim desse difícil período para os artistas em geral.

"O artista tem um que de reportagem, de testemunho e de vivência de seu tempo. Coloquei em minha música referências a tudo isso, mas a gente tinha que ter muito cuidado com a censura federal", relatou. Ele é autor de mais de 250 composições, entre os quais muitos sucessos cantados em todo o País, como "Pavão Mysteriozo", "Carneiro", “Terral”, “Ingazeiras” e “Beira-Mar”.

Recentemente, o artista passou período em tratamento de saúde, com intervenção quimioterápica, diante um quadro de câncer. Além disso, esteve internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em 2020 por complicações de uma infecção. Atualmente, pretende concluir o álbum que tem o título provisório "Hum ano" quando se recuperar totalmente.

Ednardo define que suas coordenadas existenciais estão em Fortaleza. Mesmo enquanto morou no eixo Rio-São Paulo, a saudade do lar era cotidiana. Ele seguia, mesmo de longe, compondo músicas sobre o seu local de origem, com destaque para a canção Terral. “Eu tinha sempre uma desculpa para dar um pulinho aqui. Tinha vontade de rever os amigos, a comida, o sabor, o sotaque, as namoradas, enfim, aquela vida mansa. Minha ligação com Fortaleza é visceral.”, declarou o cantor.

Ednardo afirmou receber a Medalha Iracema com muita honra e agradeceu pelo reconhecimento. “Tenho muita gratidão por tanto tempo que dediquei à Fortaleza e recebo a comenda com honra através deste ato simbólico. Por Fortaleza, minha terra, pelo estado do Ceará, enfim, pelo meu ofício da arte”, finalizou.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!