Pular para o conteúdo principal

Dia “D” de vacinação antirrábica para cães e gatos movimenta 227 pontos em Fortaleza

 Prefeitura de Fortaleza realizou, neste sábado (06/11), mais uma campanha de vacinação contra a raiva animal. Foram disponibilizados para a aplicação do imunobiológico antirrábico as 10 Unidades de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município, além de Unidades Básicas de Saúde (UBS) em toda a cidade.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Célula de Vigilância Ambiental e Riscos Biológicos é responsável pelo acompanhamento da circulação viral com medidas de vigilância, que têm se mostrado eficazes. Há pelo menos 18 anos não há registros de novos casos da doença em humanos, conforme afirmou o gerente do órgão, Atualpa Soares.

No entanto, como a raiva é uma doença letal para animais e humanos, atualmente o maior risco maior está nos animais silvestres, como morcegos, saguis ou raposas. O vírus ainda circula entre eles, que seguem sendo fonte de interação e transmissão com os animais domésticos. “Por isso que é importante continuar vacinando cachorros e gatos, pois se eles forem contaminados, podem transmitir para outros, para o tutor e para a família”, explicou Atualpa.

A previsão é que o dia “D” vacine em torno de 200 mil animais. O saldo final será recomposto ao longo deste mês por meio de busca ativa em abrigos e lares de pessoas que não podem comparecer por causa de alguma limitação. “Hoje é o dia de aproximar a população da vacina, trazendo-a para dentro das comunidades. Após esse período, a vacina fica disponível apenas nas Unidades de Zoonoses. Assim, garantimos uma amplitude de opções em todo o município. Depois, com as visitas, atingiremos a meta preconizada pelo Ministério da Saúde”, completou Atualpa.

Somente neste sábado, mais de 500 profissionais atuaram na estruturação da vacinação, seja vacinando ou na logística, além dos voluntários, geralmente estudantes de medicina veterinária e pessoas de postos solidários.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340