Pular para o conteúdo principal

Lacen de Juazeiro do Norte é capacitado para diagnóstico laboratorial de meningite

 

Uso de tecnologia reduz gradativamente a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza

A descentralização do diagnóstico laboratorial é uma das estratégias que fortalecem a saúde pública. A iniciativa tem sido reforçada pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen). Em mais recente avanço, a unidade do laboratório em Juazeiro do Norte foi capacitada para análises laboratoriais de alta complexidade, como o diagnóstico para casos suspeitos de meningite na região.

Com isso, reduz-se gradativamente a necessidade de deslocamento de pacientes para Fortaleza. “Podemos, assim, subsidiar a assistência e as ações da Vigilância em Saúde de forma mais assertiva”, afirma a diretora da rede de laboratórios da Sesa, Liana Perdigão Mello.

>> Regionalização: Lacen de Juazeiro do Norte inicia análise de exames para Covid-19

O diagnóstico molecular das meningites (bacterianas e virais), por meio da técnica de PCR, possibilita maior qualidade nas tomadas de decisão em vigilância no sul cearense. O progresso é visto com entusiasmo pela superintendente da Região de Saúde do Cariri, Tereza Cristina. “É, certamente, um ganho importante para a região porque nos possibilitará uma resposta mais rápida, permitindo um controle maior, evitando o aumento da transmissão”.

Além de apto para o diagnóstico de meningites, a tecnologia adquirida pela Sesa para a Rede Lacen, incluindo o Lacen Cariri, permite a detecção, pela metodologia PCR, de 21 vírus causadores de doenças respiratórias.

Entre 2019 e 2021, 24 amostras foram enviadas pelos municípios da região para análise no equipamento da Capital. “O que mostra a importância de ter esse diagnóstico mais próximo dos casos, visto a rapidez com que a doença pode se desenvolver”, pontua Liana Perdigão.

Vacinação

A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser causada por vírus ou bactérias. Esta última apresenta casos com maior gravidade.

A principal forma de prevenir a meningite é por meio da vacinação. O imunizante é um dos disponíveis na Campanha Nacional de Multivacinação, que segue até 30 de novembro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Boletim de saúde sobre Normando Sóracles

 Boletim manhã 05/12 Normando Soracles segue internado na UTI do hospital São Camilo em Fortaleza onde deu entrada na noite do dia 01/12. Encontra-se sedado, se mantendo clinicamente estável após intubação orotraqueal realizada na manhã do dia 03/12. Apresentou melhora significativa do quadro respiratório e dos exames laboratoriais em comparação ao dia anterior. Mantendo-se sem febre e sem leucocitose. Vem respondendo satisfatoriamente a pronação (técnica que consiste em alternar a posição de deitada) mais conhecida como "posição do nadador". Novos exame serão realizados ao fim desta tarde.   Seguimos cada vez mais confiantes na sua plena recuperação. Tendo a convicção plena que Deus é conosco!