Pular para o conteúdo principal

Pacoti recebe programação do Circula Ceará

 


 

 

Segunda etapa do projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, realizado em parceria com a Funarte, que beneficia 141 artistas e grupos cearenses, vai promover ações culturais na região do Maciço de Baturité




A cultura e a arte dos artistas e grupos cearenses continuam a percorrer o Ceará. Desta vez, a  região do Maciço de Baturité é a próxima parada do projeto Circula Ceará, realizado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceria com a  Fundação Nacional das Artes (Funarte) . Entre os dias  23 e  28 de novembro, a cidade de Pacoti será transformada no palco do Circula Ceará. Durante os dias de evento, os espaços públicos e equipamentos culturais da cidade serrana serão ocupados com diversos espetáculos em diversas linguagens e também com atividades de formação. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.    Para saber mais informações e acompanhar a programação basta acessar o Instagram @circulace e @secultceara e o site www.secult.ce.gov.br.


Lançamento em Canindé


A cidade de Canindé  foi o ponto inicial do Circula Ceará. Entre os dias 09 e 13 de novembro, a cidade conhecida por ser a capital da fé,  respirou cultura com uma programação intensa e bastante rica que reuniu diversas linguagens artísticas e seus respectivos expoentes em diversos espaços e equipamentos culturais, tais como, a Praça da Igreja, o Centro Cultural Frei Venâncio e  a Praça dos Mestres. 


Além das apresentações artísticas, o Circula Ceará teve entre seus momentos,  a assinatura do  Termo de Adesão do Cineteatro de Canindé ao Sistema Estadual de Teatro (SET) no âmbito da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), com as presenças da secretária executiva da Cultura do Estado do Ceará, Luisa Cela; da prefeita de Canindé, Rosário Ximenes, do diretor do Theatro José de Alencar e coordenador do SET, de Pedro Domingues. Também houve o Encontro de Bandas de Música,uma parceria com a Rede de Bandas de Música da Microrregião do Canindé,  com as participações das bandas de música dos municípios de  Itatira, Canindé e Apuiarés. A programação foi  finalizada com o show da banda Darkside.   


Pesquisa do Cientista Chefe da Cultura


O Programa Cientista Chefe da Cultura, lançado pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), também marca presença nas ações do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, realizado por meio Secult, em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte). Durante a circulação de artistas e grupos de cultura entre os municípios, que correspondem às 14 macrorregiões do Ceará, haverá a aplicação de pesquisas entre as pessoas que participam da programação do evento, fortalecendo assim a política cultural em nosso estado. Dessa forma, o programa se utiliza da produção de conhecimento como ferramenta para a tomada de decisões que busquem o aperfeiçoamento das políticas públicas de cultura do Ceará, proporcionando a inclusão social por meio da cultura. 


Os participantes da edição do Circula Ceará em Canindé já podem responder à pesquisa pelo link: https://bit.ly/cientistachefe_ce




Circula Ceará


Estimular a circulação de artistas e grupos, promover a formação e o acesso à arte e à cultura. Estes são os objetivos do Circula Ceará, projeto do Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), realizado em parceria com a Fundação Nacional das Artes (Funarte), que acontecerá em 15 municípios, entre novembro de 2021 e maio de 2022, com 141 artistas e grupos cearenses, selecionados por meio de chamada. As cidades selecionadas correspondem a 14 macrorregiões do Ceará, que irão receber espetáculos artísticos, exposições fotográficas e intervenções urbanas. Entre os apoiadores do projeto estão, as prefeituras dos municípios selecionados, a Associação dos Municípios do Ceará (Aprece) e o Conselho Estadual dos Dirigentes de Cultura (Dicultura).Em Pacoti, conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Pacoti e da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab) e Universidade Estadual do Ceará (Uece).  A produção é da Assum Preto Produções. 

 

O Circula Ceará promove uma programação cultural que passará pelos equipamentos culturais dos municípios, levando também ações a espaços abertos, para toda a população. Entre os objetivos do projeto também está a promoção da descentralização das políticas de fomento às artes da Secretaria da Cultura. Serão 7 meses de circulação com apresentações de 20 grupos de teatro, 25 grupos de música, 20 grupos de dança, 18 grupos de circo, 18 grupos de cultura popular e tradicional, além de 5 exposições fotográficas, 5 projetos de intervenção urbana, 15 oficinas de acessibilidade cultural e 15 rodas de conversa com autores cearenses.

 

 

Ações institucionais 

 

Paralelamente à circulação de grupos e artistas, a Secult Ceará promove uma série de ações institucionais que fortalecem a política cultural no Estado. Pelos municípios selecionados serão realizados os Encontros dos Sistemas Setoriais Estaduais (de Museus, Teatros, Bandas de Música e Bibliotecas); oficinas específicas para fortalecer o Sistema Estadual de Cultura do Ceará, com atividades específicas de coordenadorias da Secult; os Encontros regionais dos Dirigentes Municipais de Cultura; e as pesquisas nos municípios em parceria com o Projeto Cientista Chefe da Cultura. 

 

Cada cidade irá receber

 

2 grupos de teatro 

2 grupos de música 

2 grupos de dança 

1 grupo de circo 

1 grupo de cultura popular e tradicional 

1 exposição fotográfica 

1 projeto de intervenção urbana 

1 oficina de acessibilidade cultural 

1 mediação de leitura 

 

 

 

Circula Ceará: Calendário 2021*

 

09/11 a 13/11 - Canindé

23/11 a 27/11 - Pacoti

07/12 a 11/12 - Sobral 

14/12 a 18 /12 - Horizonte

 

*O calendário de 2022 será divulgado posteriormente

 

 


Serviço   

Circula Ceará

De 23 a 27 de novembro - Pacoti (CE)

Abertura
Data:  23 de novembro (Terça-feira)

Horário: 18h

Local:  Câmara Municipal - Pacoti (CE)   

Informações: Instagram @secultceara e @circulace

www.secult.ce.gov.br

 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340