Pular para o conteúdo principal

Prédio histórico da Faculdade de Direito recebe o nome de Prof. Paulo Bonavides

 O Conselho Universitário (CONSUNI) da Universidade Federal do Ceará aprovou, por unanimidade, em reunião virtual realizada na tarde dessa terça-feira (23), homenagem ao Prof. Paulo Bonavides, atribuindo o nome dele ao prédio histórico (edifício-sede) da Faculdade de Direito (FADIR). Renomado constitucionalista e professor da UFC, ele faleceu em outubro do ano passado, aos 95 anos.

Prof. Paulo Bonavides
O Prof. Paulo Bonavides, falecido no ano passado, é considerado um dos mais importantes juristas da história do Brasil (Foto: Viktor Braga/UFC)

O reitor da UFC, Prof. Cândido Albuquerque, relator do processo, defendeu a proposta em razão da história de vida do homenageado. “É certamente o maior jurista brasileiro e possui um passado sem nenhuma mácula, com toda a história construída na Faculdade de Direito”, afirmou, ressaltando ainda o respeito internacional conquistado pelo docente.

Outra homenagem aprovada pelo conselho foi a de concessão do título de professor emérito a Raimundo Hélio Leite, docente aposentado da UFC e ex-reitor por dois mandatos, entre 1987 e 1991. A relatora do processo, Profª Geovana Cartaxo, pró-reitora de Assuntos Estudantis, lembrou que ele foi o primeiro reitor eleito pela comunidade universitária em eleições proporcionais. “A vida e as contribuições dele foram muito grandiosas para o ensino e para a Universidade”, ressaltou a pró-reitora ao apresentar a história acadêmica do agraciado. A aprovação foi por unanimidade dos conselheiros.

Fachada do prédio histórico da Faculdade de Direito
O prédio histórico da Faculdade de Direito, agora com o nome do Prof. Paulo Bonavides, fica localizado no Centro de Fortaleza (Foto: Ribamar Neto/UFC)

O CONSUNI concedeu ainda, por unanimidade, a Medalha do Mérito Cultural à senhora Zuleide Martins de Menezes. O relator do processo, Prof. Almir Bittencourt, pró-reitor de Planejamento e Administração, destacou as trajetórias pessoal e profissional dela no parecer, como ter participado em 1961 da instalação do Museu de Arte da UFC (MAUC), do qual também foi diretora. “Durante sua gestão foi responsável pela transferência do acervo para as instalações da sede atual, construída entre 1963 e 1965, e pela compra e doação de obras artísticas para ampliação e consolidação do MAUC”, informou Almir Bittencourt ao elencar feitos da vida profissional de Zuleide Martins de Menezes.

Outra pauta aprovada foi a indicação dos professores da UFC Augusto César de Aquino Cabral, Marcus Vinicius Veras Machado e Paulo Rogério Faustino Matos e do professor da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Alexandre Oliveira Lima para integrar o Conselho Curador da Associação Cearense de Estudos e Pesquisas (ACEP).

Tela de reunião virtual com o reitor Prof. Cândido Albuquerque
A reunião do CONSUNI foi realizada nesta terça-feira (23), de modo virtual (Foto: Reprodução)

Os conselheiros autorizaram ainda o afastamento do País do reitor Cândido Albuquerque para participação no XXII Encontro da Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa (REALP) na Universidade de Cabo Verde, bem como mudanças na estrutura organizacional da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG).

No início da reunião, também foi dada posse aos novos conselheiros Márcio Veras Corrêa e Alberto Sampaio Lima, representantes do Campus de Itapajé Jardins de Anita; Lara Capelo Cavalcante (titular) e Sylvia Beatriz Bezerra Furtado (suplente), representantes das coordenações dos cursos ou projetos de extensão; e Lucicléia Barros de Vasconcelos Torres (titular) e Pablo Assumpção Barros Costa (suplente), representantes das coordenações dos cursos de pós-graduação. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340