Pular para o conteúdo principal

Quedas da própria altura somam cerca de 11 mil atendimentos de emergência este ano


De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Ceará (Sbot-CE), Leonardo Drumond, as quedas de própria altura ocorrem geralmente no ambiente doméstico, em especial, na cozinha e no banheiro.


As quedas da própria altura, em  que a pessoa cai do próprio nível do corpo, são mais comuns do que se imagina e estão entre os maiores registros de entrada nas emergências hospitalares do Ceará. Segundo dados do Instituto Doutor José Frota (IJF), em Fortaleza, entre janeiro e outubro deste ano foram atendidas 10.961 vítimas de lesões e fraturas causadas por quedas da própria altura, quase 2 mil quedas por mês. 


O presidente da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia - Regional Ceará (Sbot-CE), Leonardo Drumond, afirma que esses tipos de quedas ocorrem geralmente no ambiente doméstico, em especial, na cozinha e no banheiro. As quedas acontecem por condições fisiológicas da vítima como desmaio ou desequilíbrio ou de fatores externos como um tropeço ou escorregos. 


Vítimas


Entre as principais vítimas estão crianças e idosos, sendo os com mais de 60 anos os mais vulneráveis e os que mais demandam cuidados das equipes especializadas, pois na maioria dos casos geram complicações no quadro clínico, tendo em vista o diagnóstico de outras comorbidades, como diabetes, hipertensão e osteoporose. “A queda provoca fraturas, que acarretam inflamações e dificultam a recuperação”, diz o Dr. Drumond.


Precaução 


O ortopedista destaca que é possível evitar as quedas. “Os idosos, os cuidadores e os responsáveis devem seguir algumas recomendações como não deixar objetos e tapetes escorregadios espalhados pela casa, além de manter uma boa iluminação principalmente no quarto que o idoso dorme e banheiros. Outra orientação é instalar barras de suporte no box do banheiro, escadas e rampas para o idoso segurar sempre que precisar”, destaca.


No entanto, em caso de queda que não puder ser evitada, o presidente da Sbot-CE orienta que a primeira atitude é pedir ajuda.”Não se deve mover a vítima. O ideal é manter a calma e chamar o serviço de emergência 192”, orienta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340