Pular para o conteúdo principal

Após recomendação do MPCE, Sesa cria painel para dar transparência à ocupação dos leitos na rede materno-infantil de Fortaleza

 

Em resposta à recomendação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) anunciou a criação, nesta terça-feira (28/12), de um painel com informações diárias sobre a disponibilização de leitos de obstetrícia e neonatologia em Fortaleza. O painel, com informações de 11 hospitais com maternidade na capital, segue pactuação com o MPCE, formalizada em reunião realizada no dia 25 de novembro deste ano.

O procedimento é de iniciativa e da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, com apoio do Centro de Apoio Operacional da Saúde (CAOSAÚDE), que, em novembro, vistoriaram hospitais municipais e estaduais com atendimento em obstetrícia e neonatologia na capital. Após as vistorias e reuniões realizadas com representantes do Estado e do Município, o coordenador do CAOSAÚDE, Eneas Romero de Vasconcelos, e a titular da 137ª PJFor, Ana Cláudia Uchoa, cobraram, formalmente, melhorias para a rede materno-infantil.

Isso porque, nas vistorias a hospitais e aos Centros de Regulação de Leitos do Estado e do Município, o órgão ministerial verificou uma série de problemas, como superlotação, má distribuição de leitos, bem como falhas na atualização e disponibilização de dados, o que dificulta o controle e distribuição de leitos de enfermaria e Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e impede a visualização em tempo real das vagas das unidades de saúde.

Com base nisso, nas reuniões posteriores às visitas, o MP recomendou, entre outras medidas, que fossem inseridos no IntegraSUS os dados sobre a regulação infanto-materno, com informações sobre cada hospital, listando quantas vagas há disponíveis. Para isso, o MP indicou que os hospitais alimentem, em tempo real, o sistema com informações sobre altas hospitalares, para que a regulação desempenhe seu papel corretamente.

De acordo com o promotor de Justiça Eneas Romero, nos procedimentos realizados, “o MP defende mais transparência e equidade no Sistema Único de Saúde (SUS). O novo painel no integraSUS, com dados sobre vaga disponíveis e ocupadas nos leitos de UTI neonatal e infanto-materno, garante maior transparência para a sociedade, para o usuário e para o Estado”.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340