Pular para o conteúdo principal

Fotógrafa Sheila Oliveira lança o livro “Saberes e Fazeres - Um olhar para a educação Indígena e Quilombola no Ceará"

  O livro é um registro iconográfico inédito e conta com a coordenação editorial de Patrícia Veloso, textos de Cláudia Leitão e Rona Hanning No próximo dia 14/03 (quinta-feira), às 18h, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), acontece o lançamento do livro “Saberes e Fazeres – Um olhar para educação Indígena e Quilombola no Ceará”, da reconhecida fotógrafa Sheila Oliveira, sob a coordenação editorial de Patrícia Veloso e projeto gráfico de Majoí Ainá Vogel e Carlos Enrique Tapella. O projeto é uma documentação das práticas pedagógicas e relações sociais e culturais vivenciadas em 14 escolas em comunidades Indígenas e Quilombolas no Ceará, reunindo as experiências educacionais com propostas e diretrizes diferenciadas, que assumem um importante papel na valorização e preservação de memórias, saberes e na reafirmação das identidades étnicas. A iniciativa é viabilizada com o patrocínio da Enel Distribuição Ceará, apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secu

Ceará recebe primeiro Laboratório especializado em Prototipação de tecnologias em Saúde


O núcleo agrega pesquisadores, setor público e industrial para inovações em produtos, sistemas e máquinas hospitalares de baixo custo.


Um convênio assinado entre o Idesco - Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento com a Escola de Saúde do Ceará Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde, nesta segunda-feira, dia 20, marca a criação da Rede de Inovação Aberta para a Saúde na qual pesquisadores, profissionais de saúde e o setor industrial atuarão conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas para o segmento.


E para fortalecer essa rede será criado o Laboratório de Prototipação em Saúde (LPS), sediado no Instituto Idesco, localizado em Fortaleza. O LPS é o primeiro laboratório especializado em prototipação ágil do Nordeste voltado inteiramente à saúde. Será aberto a parceiros da rede de inovação e disponibilizará equipe especializada em eletrônica, mecatrônica, mecânica, corte laser e impressão 3D, entre outras áreas. Toda a infraestrutura é oferecida para apoiar pesquisadores e pesquisadoras no desenvolvimento de suas criações dentro das normas estabelecidas pela Anvisa e assim facilitar o processo de homologação.


Um dos objetivos é criar e aperfeiçoar protótipos, com menor custo de produção, para que possam ser aplicados na Saúde. Entre as possibilidades de prototipagem estão: equipamentos, invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, programas de computador, entre outras.


Pelo Acordo de Cooperação Técnica, que terá duração inicial de cinco anos, o Idesco, Instituição de Ciência e Tecnologia, fundada no Ceará há dezenove anos, será responsável pelo Laboratório e por assessorar a ESP/CE, divulgar as inovações e gerenciar o portfólio dos produtos. 


A parceria tem ainda, entre seus objetivos, o fortalecimento do papel da Escola enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) no incentivo à produção e incorporação de conhecimento e novas tecnologias para o fortalecimento do SUS.


A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE, Alice Pequeno, explica que as atividades previstas para esse ciclo envolvem o desenvolvimento de um programa de formação de uma rede de inovação que contará com a participação de diferentes instituições. 


“Vamos também desenvolver um programa de capacitação em inovação aos gestores com vistas a abordar as temáticas relacionadas à inovação tecnológica em especial para aquilo que é necessário para o fortalecimento das nossas ações e serviços de saúde", ressalta.


Entre os projetos que já integram a carteira do LPS estão, por exemplo, produtos desenvolvidos durante a pandemia para o tratamento de pacientes de Covid-19 como o ventilador pulmonar (Abanar) que deverão ser aprimorados, além de inovações em videolaringoscópios e o desenvolvimento de tecnologias correlatas ao projeto do Elmo (capacete de respiração assistida) permitindo ampliar o uso em pacientes e melhorar resultados nos tratamentos, além de trazerem como solução a redução significativa do custo de produção de tecnologias médicas.


"O LPS se posiciona em uma jornada de evolução de tecnologias em saúde.  Irá promover, inclusive, a difícil tarefa de completar o ciclo de inovação, entre as universidades e indústria" declara Samuel Façanha, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e Pesquisador Colaborador do LPS (IDESCO).


Serviço

Assinatura de Convênio de Criação do Laboratório de Prototipação em Saúde - LPS/Idesco e Escola de Saúde Pública do Ceará)

Data: 20.12.2021 Horário: 9h30

Local: Av. Antônio Justa, 3161 - Meireles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

CONVOCAÇÃO:

  A SOSERVI - Sociedade de Serviços Gerais Ltda, CNPJ 09.863.853/0010-12, Convoca o funcionário JONAS GADELHA FERNANDES , para comparecer à sede da empresa para resolver assunto de seu interesse. Prazo de 72hs. Endereço: Rua: Dr. Jose Lourenço  – 2530 – Joaquim  Távora

Nota de pesar

  A PRT-7 manifesta o mais profundo pesar pela morte dos servidores aposentados José Maciel da Silva e José Siqueira de Amorim. José Maciel da Silva faleceu em 22 de janeiro. Sua última lotação foi no Setor de Arquivo desta Procuradoria Regional do Trabalho. O servidor José Siqueira Amorim faleceu em 28 de fevereiro e encerrou a carreira na Secretaria da Coordenadoria de 2º Grau. Ao tempo em que se solidariza com os familiares e amigos, a PRT-7 reconhece a valorosa contribuição de ambos enquanto atuaram nesta instituição.