Pular para o conteúdo principal

Ceará recebe primeiro Laboratório especializado em Prototipação de tecnologias em Saúde


O núcleo agrega pesquisadores, setor público e industrial para inovações em produtos, sistemas e máquinas hospitalares de baixo custo.


Um convênio assinado entre o Idesco - Instituto Desenvolvimento, Estratégia e Conhecimento com a Escola de Saúde do Ceará Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde, nesta segunda-feira, dia 20, marca a criação da Rede de Inovação Aberta para a Saúde na qual pesquisadores, profissionais de saúde e o setor industrial atuarão conjuntamente no desenvolvimento de equipamentos e soluções tecnológicas para o segmento.


E para fortalecer essa rede será criado o Laboratório de Prototipação em Saúde (LPS), sediado no Instituto Idesco, localizado em Fortaleza. O LPS é o primeiro laboratório especializado em prototipação ágil do Nordeste voltado inteiramente à saúde. Será aberto a parceiros da rede de inovação e disponibilizará equipe especializada em eletrônica, mecatrônica, mecânica, corte laser e impressão 3D, entre outras áreas. Toda a infraestrutura é oferecida para apoiar pesquisadores e pesquisadoras no desenvolvimento de suas criações dentro das normas estabelecidas pela Anvisa e assim facilitar o processo de homologação.


Um dos objetivos é criar e aperfeiçoar protótipos, com menor custo de produção, para que possam ser aplicados na Saúde. Entre as possibilidades de prototipagem estão: equipamentos, invenções, modelos de utilidade, desenhos industriais, marcas, programas de computador, entre outras.


Pelo Acordo de Cooperação Técnica, que terá duração inicial de cinco anos, o Idesco, Instituição de Ciência e Tecnologia, fundada no Ceará há dezenove anos, será responsável pelo Laboratório e por assessorar a ESP/CE, divulgar as inovações e gerenciar o portfólio dos produtos. 


A parceria tem ainda, entre seus objetivos, o fortalecimento do papel da Escola enquanto Instituto de Ciência e Tecnologia (ICT) no incentivo à produção e incorporação de conhecimento e novas tecnologias para o fortalecimento do SUS.


A coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT) da ESP/CE, Alice Pequeno, explica que as atividades previstas para esse ciclo envolvem o desenvolvimento de um programa de formação de uma rede de inovação que contará com a participação de diferentes instituições. 


“Vamos também desenvolver um programa de capacitação em inovação aos gestores com vistas a abordar as temáticas relacionadas à inovação tecnológica em especial para aquilo que é necessário para o fortalecimento das nossas ações e serviços de saúde", ressalta.


Entre os projetos que já integram a carteira do LPS estão, por exemplo, produtos desenvolvidos durante a pandemia para o tratamento de pacientes de Covid-19 como o ventilador pulmonar (Abanar) que deverão ser aprimorados, além de inovações em videolaringoscópios e o desenvolvimento de tecnologias correlatas ao projeto do Elmo (capacete de respiração assistida) permitindo ampliar o uso em pacientes e melhorar resultados nos tratamentos, além de trazerem como solução a redução significativa do custo de produção de tecnologias médicas.


"O LPS se posiciona em uma jornada de evolução de tecnologias em saúde.  Irá promover, inclusive, a difícil tarefa de completar o ciclo de inovação, entre as universidades e indústria" declara Samuel Façanha, professor adjunto da Universidade Estadual do Ceará e Pesquisador Colaborador do LPS (IDESCO).


Serviço

Assinatura de Convênio de Criação do Laboratório de Prototipação em Saúde - LPS/Idesco e Escola de Saúde Pública do Ceará)

Data: 20.12.2021 Horário: 9h30

Local: Av. Antônio Justa, 3161 - Meireles.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340