Pular para o conteúdo principal

Corredor Cultural Benfica retorna às atividades presenciais com manhã de ocupação no entorno da Reitoria; confira atrações

 Após dois anos com saudades de dar vida nova às ruas do bairro mais bacana da cidade, o Corredor Cultural Benfica volta às atividades presenciais para encerrar o ano de 2021. No dia 12 de dezembro, domingo, o evento fecha um trecho da Avenida da Universidade para ocupar os jardins da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e equipamentos do entorno, como o Museu de Arte da UFC (MAUC). Aberto ao público e gratuito, o Corredor, nesta edição, contará com programação apenas diurna, com atrações a partir das 9h e seguindo até as 14h.

A produção adianta que será seguido o protocolo sanitário definido pelo Governo do Estado e vigente na data do evento, com controle de acesso em dois pontos da avenida (1 - na altura da Rua Paulino Nogueira; 2 - próximo à Av. 13 de Maio), assegurando que a ocupação dos espaços seja mantida no limite de público estabelecido pela determinação estadual. No local, haverá também distribuição de máscaras para os frequentadores.

Imagem: A Orquestra Popular do Nordeste é uma das principais atrações desta edição (Foto: Lua Alencar)
A Orquestra Popular do Nordeste é uma das principais atrações desta edição (Foto: Lua Alencar)

PALCO PRINCIPAL – Quem abre a série de shows do palco principal, rente ao cruzamento entre as avenidas da Universidade e 13 de Maio, são os contadores de história do grupo Zepelim Arte para a Infância, Izabela Wegia e Wellington Fonseca. No espetáculo "Se esse cajueiro falasse", que começa às 9h, eles unem as vivências dos integrantes à música, ao teatro e à arte de narrar. Com olhar lúdico, os artistas entretêm o público infantil e suas famílias com aventuras compartilhadas "à sombra do cajueiro", que fazem o dia durar como se fosse três.

A atração seguinte é a Orquestra Popular do Nordeste, com participação especial do cantor Marcus Caffé. Os artistas apresentam o concerto "Canto da Jandaia", reunindo trabalhos de compositores como Alberto Nepomuceno, Sátiro Bilhar, Branca Bilhar, Ramos Cotoco, Lauro Maia e Tarcísio Sardinha, dentre outros. Os instrumentistas prometem mergulhar nos arranjos da terra e explorar o universo dos “pifes” (pífanos), rabecas, bandolins e batucadas que permeiam a identidade musical cearense, mesclando-os com os vocais do cantor convidado.

Depois, é a vez do Quinteto de Metais da UFC. Sob a regência do Prof. Leandro Serafim, o projeto musical reúne quatro estudantes da Licenciatura em Música da UFC em Fortaleza. Em meio a trompetes, trompa, trombone e tuba, o grupo tem interpretado com irreverência repertórios diversos, incluindo obras eruditas e populares, nacionais e internacionais. A formação já tocou no Festival Internacional de Orquestras Jovens Eurochestries, em Sobral, e no VI Gramado in Concert - Festival Internacional de Música, em Gramado (RS).

Imagem: Grupo Zepelim Arte para a Infância (Foto: Divulgação)
Grupo Zepelim Arte para a Infância contará histórias no espetáculo "Se esse cajueiro falasse" (Foto: Divulgação)

LAZER NOS JARDINS – Sob a sombra das árvores que fazem do Benfica um dos bairros mais verdes de Fortaleza, as famílias poderão apreciar nos jardins da Reitoria feiras, oficinas, atrações infantis, exposições e apresentações artísticas. Das 9h às 14h, o público terá oportunidade de conferir os produtos das artesãs cadastradas no projeto Enel Compartilha Empreendedorismo e de adquirir produtos orgânicos – como frutas, verduras e ovos – na Feira da Reforma Agrária, do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST).

Também entre 9h e 14h, a criançada se diverte no Espaço Lúdico, com camas elásticas, parquinho, pintura facial e outros brinquedos e jogos. Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), fica estacionado no evento com seu acervo de brinquedos e jogos à disposição das crianças. No mesmo horário, os amantes de animais podem visitar a feirinha de adoção do Abrigo São Lázaro e levar um novo amigo canino ou felino para casa. Durante o Corredor, serão recebidas doações de ração para cães e gatos atendidos pela instituição, que deverão ser entregues aos voluntários da própria ONG.

Ainda nos jardins da Reitoria, das 9h às 14h, ocorre a já tradicional Feira de Antiguidades e Numismática do Corredor Cultural. Em paralelo, quem estiver passando pelo local e tiver interesse na área da saúde poderá receber treinamento em Primeiros Socorros do Núcleo de Desenvolvimento Acadêmico em Urgência e Emergência Pré-Hospitalar da UFC (NUEMPH-UFC).

Imagem: A feira de adoção de animais domésticos promete ser uma das atrações mais visitadas no domingo (Foto: Rômulo Santos)
A feira de adoção de animais domésticos promete ser uma das atrações mais visitadas no domingo (Foto: Rômulo Santos)

Outras programações sediadas nos jardins serão um espetáculo de teatro de bonecos da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), as oficinas de educação ambiental e sanitária da Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA) e a exposição itinerante do Ecomuseu Natural do Mangue da Sabiaguaba.

No estacionamento do MAUC (Av. da Universidade, 2854 - Benfica), será instalado também um espaço multicultural, onde a música ficará por conta da discotecagem com a DJ Bruna Queiroz & Maestro Mecânico e do Samuel Rocha Quinteto. Este último já se apresentou em eventos locais como Festival Mel, Chorinho e Cachaça, Festival Choro Jazz e Projeto Palco Aberto da Casa de Vovó Dedé, além de ter realizado turnês pela França, Bélgica e Holanda. Expoente do violão de sete cordas, ele apresenta no Corredor com seus parceiros instrumentistas o show "Bordando o sete".

O local recebe ainda, das 9h às 14h, a feira gastronômica do Corredor, com opções variadas de alimentação preparadas por diversos empreendedores do Benfica e de outros bairros da cidade, e uma feira de discos de vinil. Das 10h às 12h, o MAUC também estará aberto à visitação, disponibilizando visita guiada.

Imagem: pai e filho brincam no Brincarmóvel
Sucesso de público, o projeto Brincarmóvel – Brinquedoteca Itinerante, vinculado ao Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), também marcará presença no Espaço Lúdico do evento (Foto: Rômulo Santos)

ESPORTE E SERVIÇOS – Às 7h, o público esportista já pode começar a circular pela Ciclofaixa de Lazer da Prefeitura de Fortaleza, cujo trajeto passará pelo trecho interditado. O poder municipal também estará presente por meio do projeto Minibicicletar; de distribuição de mudas de plantas nativas pela Secretaria Municipal de Urbanismo e Meio Ambiente (SEUMA); da tenda do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), com aferição de pressão, testes de glicemia e checagem de sinais vitais; e da unidade móvel da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (ETUFOR), com serviços como emissão de Bilhete Único, carteira de estudante, cartão do idoso e cartão gratuidade para pessoas com deficiência.

O Corredor Cultural Benfica é uma realização da Sociedade Cearense de Produção Cultural e Artística, com organização da Maestria Comunicação e Eventos; patrocínio da Companhia de Água e Esgoto do Estado do Ceará (CAGECE) e do Governo do Estado do Ceará; com agradecimento à Enel; parceria do Grupo O Povo de Comunicação; apoio institucional da Universidade Federal do Ceará, da Secretaria da Cultura do Governo do Estado do Ceará, e do Governo Federal, através da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério do Turismo.

SERVIÇO
Corredor Cultural Benfica 2021
Data: 
12 de dezembro (domingo)
Horário: 
9h às 14h
Local: 
Reitoria da UFC (Av. da Universidade, 2853 – Benfica) e estacionamento do MAUC (Av. da Universidade, 2854 – Benfica)
Mais informações: 
@corredorculturalbenfica

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340

Idomed Canindé realiza capacitação de profissionais da saúde sobre acolhimento e humanização do atendimento no SUS

  Os profissionais da saúde da atenção básica no município de Canindé, além dos profissionais que atuam na Central de Marcação do município e na Central de Abastecimento Farmacêutico, participaram de capacitação sobre acolhimento e humanização do atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), na última semana. O evento aconteceu no auditório do  Instituto de Educação Médica Idomed Canindé em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Canindé e com o Ciclo Permanente de Educação Continuada da Faculdade Estácio de Canindé. Segundo o professor Dr. Orleâncio Gomes Ripardo de Azevedo, coordenador do programa de extensão do Idomed de Canindé, a capacitação é um importante passo para o fortalecimento dos trabalhos da rede pública de saúde. “Esse tipo de ação de aprimoramento que estamos proporcionando aos profissionais da saúde irá beneficiar todos, principalmente a população que utiliza os serviços de saúde pública”, explica. A diretora da unidade de Canindé, Iael Marinheiro, explica que