Pular para o conteúdo principal

Dia do Fonoaudiólogo: profissional destaca cuidados necessários para dia a dia

 




Nesta quinta-feira (9) é Dia do Fonoaudiólogo, data que marca a regulamentação da profissão no país, com o intuito de demonstrar para a sociedade a importância dos profissionais para a saúde e bem-estar da população. Apesar de ser mais conhecido pelo cuidado com a voz, o fonoaudiólogo é responsável pela comunicação humana, como linguagem, fala, voz, audição, funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. 


Segundo Nadia Macedo, fonoaudióloga do Hospital São Camilo Fortaleza, alguns cuidados são essenciais no dia a dia, como: ter hábitos saudáveis, manter uma alimentação equilibrada, respirar corretamente, falar pausadamente, articular bem as palavras, se atentar à audição, evitar competir com ruídos externos durante a fala, e, evitar o uso contínuo de fones de ouvido ou longa exposição em ambiente ruidosos acima de 75 decibéis.


“O fonoaudiólogo é o profissional capacitado para avaliar, habilitar, reabilitar e orientar quanto aos aspectos de linguagem, fala, deglutição, motricidade orofacial, cognição, voz e audição. Quando surgir uma dificuldade ou alteração na amamentação, motricidade orofacial, disfagia, fala, voz, audição, leitura e escrita, é necessário procurar um fonoaudiólogo”, explica.


Nadia compartilha sobre os retornos positivos dos pacientes. “É gratificante e enriquecedor receber esses retornos, isso agrega muito ao nosso empenho e dedicação, pois cada atendimento é individualizado e preparado com cuidado visando o melhor prognóstico para esse paciente”, comenta.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340