Pular para o conteúdo principal

É amanhã! Instituto Natura lança curta sobre a política pública de Ensino Médio Integral

 

Com estreia prevista para o dia 14 de dezembro, “Histórias de Transformação” tem participação do ex-secretário de Educação da Paraíba, Alessio Trindade, e mostra avanços na diminuição da violência no estado em função do modelo de ensino

Com o propósito de celebrar os resultados do Ensino Médio Integral e destacar a importância da continuidade da expansão desta política pública, o Instituto Natura lança, no dia 14 de dezembro, o curta “Histórias de Transformação”. Narrado por um ex-aluno do modelo em Pernambuco, o vídeo abordará a trajetória do ensino integral e os efeitos de sua expansão por todo o Brasil.


Além de depoimentos de professores e alunos egressos, o vídeo também contará com a participação do ex-secretário de Educação da Paraíba, Alessio Trindade, que implementou o modelo no estado.


“Em 2016, começamos com a implementação do Ensino Médio Integral em oito escolas no estado. Em 2019, já estávamos com 153 instituições neste modelo e assim continuamos até universalizar o acesso em todos os municípios. A ideia de projeto de vida, associada a um modelo de gestão bem definido e uma formação de professores bem praticada, com melhoria contínua, foram os diferenciais que nos levou a acreditar e apostar nas escolas integrais, que, hoje, chamamos de Escolas Integrais Cidadãos da Paraíba”, comenta o Alessio.


Além da Paraíba, ex-alunos e professores do modelo em outros estados mostrarão suas vivências proporcionadas pelo Ensino Médio Integral. É o caso de Sunamita da Anunciação, estudante egressa da Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano, no Recife (PE), primeira escola de Ensino Médio Integral do estado e a segunda escola pública mais antiga do Brasil. Inaugurada em 1825, grandes personalidades brasileiras já passaram pela EREM, como Ariano Suassuna, que escreveu e encenou pela primeira vez o Auto da Compadecida no teatro da escola.


"A oportunidade que eu tive de estudar coisas que, infelizmente, a escola pública tradicional não oferecia, colaborou muito com o meu futuro. Eu consegui passar no vestibular com as 10 primeiras melhores notas da escola e ganhei uma bolsa de estudos em uma universidade na Espanha para cursar Engenharia Química. Eu considero que a forma como eu executo o meu trabalho hoje em dia é totalmente atrelada ao que eu aprendi no Ensino Médio Integral: liderando, sendo líder e agente de mudança, porque foi isso que aprendemos com o modelo", comenta Sunamita.


Em todo o Brasil, já são quase 3.500 escolas de Ensino Médio Integral fomentadas pelo MEC ou por iniciativa estadual, e milhões de estudantes beneficiados. No modelo, estudantes se dedicam a diversas atividades durante um dia inteiro. Além de aprenderem matérias obrigatórias da base curricular, como português e matemática, o ensino integral tem o intuito de incentivar o aluno a ser o protagonista de sua própria história, o encorajando a planejar seu futuro por meio do Projeto de Vida. Como resultado, uma perspectiva otimista a longo prazo para o jovem. Enquanto quatro a cada dez estudantes formados na escola de tempo parcial têm chance de entrar para a faculdade, para os que finalizaram o Ensino Médio Integral a estimativa sobe para seis a cada dez. Além disso, crescem também as chances de ganhar mais. Um aluno formado no Ensino Médio Integral pode ganhar, em média, 18% a mais que um aluno formado na escola de tempo parcial.


O curta poderá ser acessado pelo site oficial e também pelo canal do Youtube do Instituto Natura a partir da terça-feira, 14 de dezembro.

 

Sobre o Instituto Natura

O Instituto Natura é uma entidade social da Natura, criado em 2010 com o propósito de ampliar os investimentos em educação, realizados pela empresa desde 1995. A instituição apoia políticas públicas relacionadas à alfabetização e ensino médio, realizando iniciativas voltadas para a articulação do terceiro setor educacional e para o desenvolvimento das Consultoras de Beleza Natura. O investimento acontece por meio da venda dos produtos da linha Crer Para Ver, comercializada pelas Consultoras de Beleza Natura, sem lucro. Atualmente, o Instituto Natura atua em 22 estados, com iniciativas que envolvem mais de um 1,2 milhão de crianças e jovens por ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Ajudem a jornalista Marina Alves- TV Verdes Mares

 Oi, gente! Boa noite! Os últimos dias de tratamento foram bem difíceis, por isso fiquei mais ausente por aqui. Agora, começo a recuperar um pouco as forças com a ajuda de transfusões de hemácias e plaquetas. No sentido mais literal que existe, doações que estão salvando a minha vida. Por isso, gostaria de pedir a quem quiser/puder, que me ajude e, consequentemente, ajude outras pessoas com o simples gesto de doar. Pra isso, é só chegar no Fujsan e dizer que quer doar hemácias e plaquetas pra Marina Alves Bezerra. Me disseram que precisa só do nome mesmo, mas se perguntarem mais alguma coisa, lá vai: Nasc 11/04/1989 / CPF: 037.610.203-92 / Inertada no setor de oncologia do Hospital da Unimed. Soube que plaquetas só podem ser doadas por homens, com veias calibrosas. Mas hemácias é uma doação de sangue “normal”. Outra coisa. Soube hoje pelo médico que me acompanha, que além do tratamento de quimioterapia já iniciado, vou precisar de um transplante de medula. Como não tenho irmãos, as cha

Endereços dos cines pornôs gays no Centro de Fortaleza

 ENDEREÇO DOS CINES DE FORTALEZA (CE) ☆CINE ARENA RUA MAJOR FACUNDO 1181 ☆CINE AUTORAMA RUA MAJOR FACUNDO 1193 ☆CINE MAJESTICK RUA MAJOR FACUNDO 866 ☆CINE SECRET RUA METON DE ALENCAR 607 ☆CINE SEDUÇÃO  RUA FLORIANO PEIXOTO 1307 ☆CINE IRIS  RUA FLORIANO PEIXOTO 1206 CONTINUAÇÃO ☆CINE ENCONTRO RUA BARÃO DO RIO BRANCO 1697 ☆CINE HOUSE RUA MENTON DE ALENCAR 363 ☆CINE LOVE STAR RUA MAJOR FACUNDO 1322 ☆CINE VIP CLUBE RUA 24 DE MAIO 825 ☆CINE ECLIPSE RUA ASSUNÇÃO 387 ☆CINE ERÓTICO RUA ASSUNÇÃO 344 ☆CINE EROS RUA ASSUNÇÃO 340